Jitka Jirátová: loucamente apaixonada por Praga

Desde os 18 anos, Jitka se dedica a mostrar sua cidade aos visitantes e, embora tenha tentado outras profissões mais relacionadas aos números e negócios, sempre volta ao seu primeiro amor: ser guia em espanhol para turistas, na mágica cidade de Praga.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Setembro 23, 2019

O que é imperdível em Praga durante uma visita?

Depende sempre de quanto tempo você tem na cidade... Mas você nunca deverá deixar de ver a Praça da Cidade Antiga, com o famoso Relógio Astronômico e a Igreja Týn, além da Ponte de Carlos e o Castelo de Praga, com a Catedral de São Vito. Eu chamo estes de a trindade de lugares que devem ser visitados ‘sim ou sim’ durante o dia e, é claro, à noite também - Praga muda muito com a iluminação. E agora ainda mais, porque no centro turístico voltamos à iluminação original a gás, o que dá à cidade um toque super romântico.

Se a visita durar mais de dois dias, eu acrescento o Museu Judaico em Praga, com o famoso Antigo Cemitério Judaico e as quatro sinagogas, a lendária colina Vyšehrad, e uma das áreas fora do centro, para ver como vivem os praguenses, por exemplo, nas regiões de Žižkov , Vinohrady ou Karlín .

Qual é a anedota mais engraçada da sua cidade?

Muito engraçada é a anedota sobre uma turista americana que foi ver a rua mais estreita de Praga (55 centímetros de largura) e, ao entrar nela, não podia sair porque estava um pouco ‘gordinha’. No final, todo o grupo de turistas teve de ajudar a empurrá-la para fora do beco.

Comente sobre três lugares da moda entre os habitantes locais.

Na minha opinião, os últimos sucessos de Praga são: a chocolataria  Choco Café, na Rua Liliová, aonde se pode tomar uma excelente xícara de chocolate com nozes, amêndoas ou outros tipos de frutas. Também, a charcutaria Naše Maso deli, na Rua Dlouhá, aonde é vendido um dos melhores presuntos de Praga, e excelentes salsichas. Eu recomendo experimentar o presunto ali, já que é um bistrô no qual você pode consumir (em pé) o que acabou de comprar. 

E finalmente, fora do centro, em Praga 5 Smíchov, a cafeteria Kavárna co hledá místo, instalada em antiga carpintaria. É um ponto de encontro para jovens e pessoas de meia idade.

Para qual restaurante você convidaria um amigo estrangeiro?

Para comer comida caseira tradicional tcheca, ao final da manhã nós iríamos à taberna Krčma, perto da Praça da Cidade Antiga, frequentada por moradores locais. À tarde, até a nova lancheteria de especialidades tchecas Špejle Czech e, à noite, iríamos para jantar na Villa Richter, ao lado do Castelo de Praga, com belas vistas de toda a cidade.

Em Praga, quais os pratos imperdíveis?

Primeiro, a sopa de batata servida no pão, que temperamos com boas ervas, alho e acrescentamos cogumelos. Depois, qualquer um dos três pratos a seguir: guláš, ensopado de carne servido com knedlíky (uma guarnição típica tcheca – massa cozida, feita à base de farinha, ovos, fermento); Svíčková, carne acompanhada por molho agridoce de vegetais e knedlíky ou vepřo-knedlo-zelo (almôndegas de carne de porco); e carne de porco assada, servida com chucrute e knedlíky. 

Um prato mais sofisticado, por exemplo, é pato assado; ou truta assada recheada. 

Muito gracioso é o prato chamado španělský ptáček, ou seja, pássaro espanhol, que é um rolo de carne recheado com salame, pepino azedo, ovo cozido e bacon, servido com molho e arroz ou knedlíky. 

Para os vegetarianos, o prato número um é o queijo Edam empanado e frito, servido com batatas cozidas e molho tártaro.

Para a sobremesa, recomendo bolas cozidas recheadas com frutas, que em tcheco são  chamadas ovocné knedlíky. Geralmente, são servidas quente, polvilhadas com sementes de papoula moídas, ou queijo fresco e pó de açúcar.

Qual é a sua saída favorita na noite de Praga?

Para bebidas, o Bar Anonymous. Para dançar, Lucerna Music Bar. E para ouvir jazz, o bar U Malého Glena .

Conte-nos sobre algum lugar que deve ser visitado, fora do circuito turístico.

A colina Vítkov me parece muito interessante, com o monumento funcionalista que leva igual nome. Foi construído entre 1929 e 1933, para comemorar a coragem, na Primeira Guerra Mundial, dos legionários da então Tchecoslováquia. Mais tarde, o monumento foi mausoléu do líder comunista Klement Gottwald. Na minha opinião, hoje este monumento abriga uma das melhores exposições da história do meu país, de 1918 até o presente. No piso superior há uma cafeteria com vistas espetaculares dos bairros adjacentes de Žižkov e Karlin – o que por si já é uma compensação pela visita.

Qual recordação da sua cidade você ofereceria a um amigo estrangeiro?

Eu daria a um amigo estrangeiro uma lixa de unha de cristal  (patente mundial tcheca), decorada por uma reconhecida pintora.  Por quê? É um presente prático, pesa pouco, dura infinitamente (a menos que caia, porque então quebrará), e é típica do meu país, pois a República Tcheca é famosa no mundo inteiro por produzir excelentes peças em cristal.  É possível adquiri-las, por exemplo, na Galeria Designum, na Rua Nerudova 27.

Contato

Jitka Jirátová 
Agência de guias autorizados em espanhol “Private Guide of Prague”
Móvel: +420604111939
e-mail: jitka.jiratova@gmail.com

www.guiaprivadadepraga.com

 

 

Canais relacionados

Dica de local
Na República Tcheca, Ústí nad Labem é cidade com atrações recordistas e seis castelos

No coração da Área de Paisagem Protegida da Cordilheira Central da Boêmia, Ústí nad Labem é absolutamente singular. A menos de 90 km de Praga, guarda encantos que surpreenderão você.

Aventura Dica de local
Brno, de café em café

Inúmeras atrações esperam por você na cidade tcheca de Brno, dentre elas, a gastronomia e a culinária - neste quesito, o amor da cidade pelo café e os deliciosos cupcakes que o acompanham são convite irrecusável para visitar as cafeterias brněnská.

Dica de local Experiencia de viagem Sabores
Oito lugares ideais para curtir com sua mãe na República Tcheca

Há quanto tempo você não viaja com sua mãe? Talvez tenha chegado a hora de dar a ela o que ela mais deseja: um tempo com o filho/a. Se está à procura de ideias para surpreendê-la, sugerimos locais perfeitos na República Checa, na medida certa para você desfrutar em companhia da melhor mãe do mundo.

Cultura Dica de local Natureza
Pacotes