Teplice, a cidade de imperadores e reis, em 10 passos

A mais antiga cidade balneária da Europa Central, localizada a meio caminho entre Dresden, Alemanha, e Praga, Tchéquia, é famosa por seus spas, fontes termais, os personagens que por lá passaram e suas histórias. Descubra Teplice em 10 passos.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Setembro 12, 2019

  1. Castelo, Museu Regional e jardins

As fundações do Castelo de Teplice datam do século 12, quando a rainha da Boêmia, Judith da Turíngia, fez construir ali um convento. Com o passar dos anos, foram se sucedendo os seus proprietários nobres, e aconteceram ampliações e reformas com diferentes estilos arquitetônicos. Esta edificação foi  testemunha e protagonista da história – nela ocorreram importantes reuniões políticas e reservadas, com convidados especiais como os músicos Fryderyk Chopin e Franz Liszt. Hoje, o castelo é a sede do Museu Regional de Teplice, aonde está preservada uma interessante coleção que remete a eventos históricos e culturais, além de importantes obras de arte. A visita não deve esquecer os belos jardins que rodeiam a propriedade.

  1. Praça do Castelo e Coluna de Pedra

A Praça do Castelo é o coração da cidade de Teplice. Ali, desde 1718, se ergue a Coluna de  Pedra da Santíssima Trindade, a maior entre as esculturas gigantescas criadas por Matyáš Bernard Braun.

  1. Igreja de São João Batista

É hora de ver a cidade a partir do alto. Para tanto, também em frente à Praça do Castelo, a escolha é a torre da Igreja de São João Batista, patrono de Teplice. A subida é amenizada pela atenção à exposição sobre a história e os desastres que afetaram a cidade ao longo dos anos, como o devastador incêndio ocorrido em 1793, o qual originou ampla reconstrução.

  1. Igreja da Exaltação da Santa Cruz e relíquias de San Clari

Após deixar a torre, é hora de dar alguns paços na Praça do Castelo e alcançar a igreja que o nobre da Boêmia, Volf de Vřesovice, presenteou à cidade, e que foi concluída em 1568. Nela estão guardadas as relíquias do mártir cristão San Clari, que no século 4 foi torturado até a morte por não revelar o esconderijo de um jovem casal que ele batizara e celebrara o casamento. A jovem era de família rica, enquanto o rapaz era escravo. Assim, San Clari é considerado o patrono dos balneários e do Sacramento do matrimônio.

  1. Spas

Diz a lenda que um porco manco foi o descobridor das águas curativas de Teplice, por ter surpreendido o seu dono com notória melhora após o contato com elas.  Por esta razão, muitas das fontes locais referem-se ao animal que mudou o destino da cidade. Assim, ao longo da história, imperadores, reis e grandes artistas rumaram para a cidade resort, por conta das suas fontes termais. Entre os spas da cidade somam o Imperial, que tem o nome de seu mais ilustre frequentador, o imperador Francisco José da Áustria; e o Thermalium Beethoven (Lazenska ulička), nominado em homenagem ao músico que passou longos períodos na cidade,  em busca de restaurar a sua saúde.

  1. Teatro Krušnohorské

O edifício original do teatro, construído em 1874, foi perdido durante um incêndio, em 1919. No entanto, logo foi ordenada a reconstrução, que incorporou belos elementos do estilo art déco.

  1. Estátua de Mozart

Teplice foi visitado por muitas celebridades, como Ludwig van Beethoven e Johann Wolfgang von Goethe. No entanto, é Wolfgang Amadeus Mozart, que nunca passou pela cidade, a ter ali a estátua mais importante.

  1. Antiga igreja de São Bartolomeu

A antiga igreja protestante de São Bartolomeu tornou-se um importante centro social e cultural. Seus interiores foram adaptados para funcionar uma galeria e uma cafeteria. É um lugar bem interessante para uma visita.

  1. Trem turístico de Humboldt

Uma ótima maneira de obter uma visão completa da cidade, dos spas e castelos é fazer o passeio no trem que sai da Praça do Castelo, passa pelo Parque Šanov e alcança a colina Doubravka. O trem tem o nome do viajante e cientista Alexander von Humboldt, que amava as paisagens da Boêmia do Norte.

  1. Castelo Doubravka

Localizado no topo da colina Doubravka, este castelo teve uma história tempestuosa, que o deixou em ruínas. No entanto, foi restaurado e é um ponto muito interessante, onde, além do castelo, se pode desfrutar de belas vistas.

A NOVIDADE: Neste 2019, A Agência Premiant City Tour incluiu Teplice nas suas ofertas de excursões de um dia a partir de Praga.

Cinco locais de arquitetura modernista na República Tcheca

A arquitetura modernista e seus estilos, como construtivismo, cubismo, funcionalismo, minimalismo, classicismo têm belos exemplos na República Tcheca.

Arquitectura Arquitetura Cultura Cultura Dica de local Experiencia de viagem Patrimônios
As cinco principais atrações de Praga, na República Tcheca

Se você nunca foi a Praga, capital da República Tcheca, veja aqui as cinco principais atrações da cidade, cada uma com uma dica especial. Mas saiba que há muitas, muitas outras atrações, e você provavelmente vai precisar de pelo menos três dias para ver bem a cidade.

Arquitetura Arte Castelos e Palácios Cultura Dica de local Experiencia de viagem Luxo Patrimônios
10 sugestões para tornar inesquecível sua viagem a Praga, na República Tcheca

Se você é daqueles que escrevem lista de compras, planejam por horas o trabalho e gostam de organizar a mala com antecedência, apreciará incluir nossas sugestões na sua lista de “coisas para fazer em Praga”. Em três ou quatro dias na capital tcheca haverá tempo para todos os sugeridos (e sem estresse).

Arquitetura Arte Café literário Castelos e Palácios Dica de local Patrimônios Sabores
Pacotes