Histórias Tchecas III – Nasce uma Cerveja

Já houve um tempo em que cervejas não eram loiras. Mas tudo mundo em 1846...

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Abril 11, 2020

Cervejas existem há séculos. Muitos séculos. Ao que consta, egípcios já faziam uma bebida fermentada que seria a bisavó da cerveja.  Porém, a cerveja loira – também chamada de pale lager ou de ‘pilsen’ – é uma invenção mais recente. A história de como tudo aconteceu está contada no terceiro quadrinho de Histórias Tchecas, do artista e professor Thomas Destro, que você pode ler nesse link.

O mais legal é que a fábrica onde tudo aconteceu ainda existe – e na verdade, ainda produz. E produz a cerveja mais bebida na República Tcheca, que por si só não é pouca coisa, já que o país e campeão mundial de consumo cervejeiro (159 litros por habitante a cada ano). E a fábrica pode ser visitada, num tour que é muito popular e acaba onde tudo começou – nas adegas da cervejaria, com uma caneca de ‘loira gelada’ extraída diretamente do barril.

Veja as outras histórias tchecas de Thomas Destro, nestes links:

Canais relacionados

Café literário
Histórias Tchecas III – Nasce uma Cerveja

Já houve um tempo em que cervejas não eram loiras. Mas tudo mundo em 1846...

Café literário
Proti Proud: para os que vão contra a corrente

Em Praga 8, o bairro de Karlín propõe a maior parte das novidades que surgem na milenária capital tcheca. Lá, onde são múltiplas as ofertas de bares alternativos,cafés com toques contemporâneos e design diferenciado,atrai atenção o bistrô Proti Proudu. O nome é traduzido por contra a maré, e a liderança é do casal de jornalistas Karolina e David Konečný.

Dica de local Café literário
Adam Gajdoš: Pilsen necessitava um pouco de cafeína

A mais famosa cidade da cerveja tem também excelente café. É servido em uma pequena cafeteria comandada por Zdeněk e Adam Gajdoš – pai e filho. O Pappa Coffe tem ares hipsters, e é localizado junto à entrada do Museu da Cerveja. Enquanto saboreamos um expresso tonic, Adam nos revela  quais são os lugares imperdíveis em Pilsen, na opinião de um morador.

Dica de local Café literário