Histórias Tchecas III – Nasce uma Cerveja

Já houve um tempo em que cervejas não eram loiras. Mas tudo mundo em 1846...

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Abril 11, 2020

Cervejas existem há séculos. Muitos séculos. Ao que consta, egípcios já faziam uma bebida fermentada que seria a bisavó da cerveja.  Porém, a cerveja loira – também chamada de pale lager ou de ‘pilsen’ – é uma invenção mais recente. A história de como tudo aconteceu está contada no terceiro quadrinho de Histórias Tchecas, do artista e professor Thomas Destro, que você pode ler nesse link.

O mais legal é que a fábrica onde tudo aconteceu ainda existe – e na verdade, ainda produz. E produz a cerveja mais bebida na República Tcheca, que por si só não é pouca coisa, já que o país e campeão mundial de consumo cervejeiro (159 litros por habitante a cada ano). E a fábrica pode ser visitada, num tour que é muito popular e acaba onde tudo começou – nas adegas da cervejaria, com uma caneca de ‘loira gelada’ extraída diretamente do barril.

Veja as outras histórias tchecas de Thomas Destro, nestes links:

Canais relacionados

Café literário
Finalista do concurso de contos: Guerra dos sexos em Mikulov

Para participação no Concurso Literário “Pense Algo Bonito, Sonhe com Tchéquia”, Leonardo Siviotti de Alcantara submeteu um divertido conto ambientado em Mikulov, na Morávia do Sul, no qual um casal trava uma pequena guerra pessoal durante a encenação da Batalha de Austerlitz. Veja e aprecie esse ótimo texto.

Café literário
Histórias Tchecas III – Nasce uma Cerveja

Já houve um tempo em que cervejas não eram loiras. Mas tudo mundo em 1846...

Café literário
Cinco passeios para fazer com as crianças em Praga

Inúmeras atrações para crianças são oferecidas na República Tcheca, em especial na capital Praga. A seguir, oferecemos pequena mas muito apreciada seleção de atrações da cidade.

Café literário Experiencia de viagem Sabores Sabores
Pacotes