Histórias Tchecas II – As Badaladas de Brno

Por que a Catedral de Brno toca as badaladas de meio-dia às 11 da manhã? Descubra a resposta em quadrinhos.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Abril 11, 2020

Quem já foi a Brno pode ter reparado um fato curioso: lá, a Catedral de São Pedro e São Paulo bate as 12 badaladas do meio-dia... às 11 horas da manhã. Longe de ser uma confusão de horário de verão, é na verdade um fato histórico (ou talvez uma lenda histórica...) E o artista Thomas Destro, em sua série de Histórias Tchecas, ilustrou essa lenda em quadrinhos, que você pode acompanhar neste link.

E quem já foi a Brno – e ficou lá algum tempo – vai entender que a história é muito a cara da cidade. Brno é um lugar descolado, descontraído, no qual as pessoas sabem tirar o melhor da vida, mesmo quando a vida está adversa, usando uma criatividade, uma malemolência que, guardadas as proporções, lembra a nós, latinos. Afinal, em que outro lugar poderia existir um bar chamado “O Bar que não Existe”? (Nota: o bar existe sim.)

Acesse o link e leia o quadrinho. Se gostar, veja as outras histórias tchecas de Thomas Destro, nestes links:

Canais relacionados

Café literário
Adam Gajdoš: Pilsen necessitava um pouco de cafeína

A mais famosa cidade da cerveja tem também excelente café. É servido em uma pequena cafeteria comandada por Zdeněk e Adam Gajdoš – pai e filho. O Pappa Coffe tem ares hipsters, e é localizado junto à entrada do Museu da Cerveja. Enquanto saboreamos um expresso tonic, Adam nos revela  quais são os lugares imperdíveis em Pilsen, na opinião de um morador.

Dica de local Café literário
Em Praga, passeios pela vida de Franz Kafka

“Praga não vai deixar ir (embora). Nem você nem eu. Esta pequena mãe tem garras. Para fazer isso, é preciso se adaptar, ou teríamos que atear fogo em dois lados, em Vyšehrad e Hradčany, então, talvez pudéssemos escapar”. Franz Kafka.

Café literário
Concurso Literário “Pense em Algo Bonito, Sonhe com a República Tcheca”

Gosta de escrever? Crie um conto tendo a República Tcheca como cenário, e você pode ganhar R$ 1.000.

Café literário