Histórias Tchecas II – As Badaladas de Brno

Por que a Catedral de Brno toca as badaladas de meio-dia às 11 da manhã? Descubra a resposta em quadrinhos.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Abril 11, 2020

Quem já foi a Brno pode ter reparado um fato curioso: lá, a Catedral de São Pedro e São Paulo bate as 12 badaladas do meio-dia... às 11 horas da manhã. Longe de ser uma confusão de horário de verão, é na verdade um fato histórico (ou talvez uma lenda histórica...) E o artista Thomas Destro, em sua série de Histórias Tchecas, ilustrou essa lenda em quadrinhos, que você pode acompanhar neste link.

E quem já foi a Brno – e ficou lá algum tempo – vai entender que a história é muito a cara da cidade. Brno é um lugar descolado, descontraído, no qual as pessoas sabem tirar o melhor da vida, mesmo quando a vida está adversa, usando uma criatividade, uma malemolência que, guardadas as proporções, lembra a nós, latinos. Afinal, em que outro lugar poderia existir um bar chamado “O Bar que não Existe”? (Nota: o bar existe sim.)

Acesse o link e leia o quadrinho. Se gostar, veja as outras histórias tchecas de Thomas Destro, nestes links:

Canais relacionados

Café literário
Proti Proud: para os que vão contra a corrente

Em Praga 8, o bairro de Karlín propõe a maior parte das novidades que surgem na milenária capital tcheca. Lá, onde são múltiplas as ofertas de bares alternativos,cafés com toques contemporâneos e design diferenciado,atrai atenção o bistrô Proti Proudu. O nome é traduzido por contra a maré, e a liderança é do casal de jornalistas Karolina e David Konečný.

Dica de local Café literário
Em Praga, passeios pela vida de Franz Kafka

“Praga não vai deixar ir (embora). Nem você nem eu. Esta pequena mãe tem garras. Para fazer isso, é preciso se adaptar, ou teríamos que atear fogo em dois lados, em Vyšehrad e Hradčany, então, talvez pudéssemos escapar”. Franz Kafka.

Café literário
Milan Kundera e a sua insustentável saudade de Praga

Em próprias palavras, quando Milan Kundera partiu para a França, em 1975, levou consigo o cheiro, o sabor, a língua, a cultura e as paisagens de Praga, cidade que  é pano de fundo para várias de suas obras, sempre acompanhadas por sucesso.

Café literário
Pacotes