Cinco bibliotecas imperdíveis na República Tcheca
Na República Tcheca, bibliotecas em mosteiros, castelos e palácios guardam tesouros únicos que repousam em encantadores cenários.
Por: Giorgia Marcucci
Publicado: Abril 26, 2021
Biblioteca Nacional da República Tcheca, no Klementinum
Pérola barroca admirada no mundo inteiro, intacta desde início do século 17. Ao par de rico acervo de obras raras, atrativos como belíssimos afrescos e coleção de globos astronômicos.
Dica: vistas deslumbrantes a partir da Torre Astronômica no Klementinum, segundo maior monumento arquitetônico da capital (depois do Castelo de Praga).
Biblioteca no Mosteiro Strahov, em Praga
Reúne uma das mais valiosas coleções de livros da Europa Central, com mais de 200 mil obras. É formada pelo Salão Teológico Barroco; e o Salão Filosófico, com abóbada classicista.
Dica: no complexo do mosteiro há galeria com cerca de 1.500 quadros, datados desde a Idade Média.
Biblioteca no Mosteiro de Teplá, região de Karlovy Vary
Neobarroca, é a maior biblioteca monástica da Boêmia, em dimensões. O mais antigo pergaminho em exibição é o Poenitentionale, escrito na primeira metade do século 9.
Dica: fundado em 1193, o mosteiro e seu complexo são belíssimos. Interiores e o grande parque podem ser visitados.
Biblioteca Lobkowicz, Castelo de Nelahozeves
Uma das mais importantes e preservadas bibliotecas particulares da Europa Central, no caso, da Família Lobkowicz. Os tesouros incluem xilogravuras de Albrecht Dürer, do século 15.
Dica: há importantes acervos dessa família tcheca principesca também no Palácio Lobkowicz, no complexo do Castelo de Praga; e no Castelo Roudinice. Programas para visitantes em todos eles.
Biblioteca do Castelo de Hluboka
Com 12 mil exemplares históricos, forma o conjunto que inclui quartos da princesa Eleonora Liechtenstein de Schwarzenberg, que consiste em um dos roteiros disponíveis para visitantes.
Dica: alguns quartos do castelo são decorados com pinturas de mestres europeus, datadas dos séculos 16 a 18.