Cinco bibliotecas imperdíveis na República Tcheca

Na República Tcheca, bibliotecas em mosteiros, castelos e palácios guardam tesouros únicos que repousam em encantadores cenários.

Por: Giorgia Marcucci

Publicado: Abril 26, 2021

Biblioteca Nacional da República Tcheca, no Klementinum

Pérola barroca admirada no mundo inteiro, intacta desde início do século 17. Ao par de rico acervo de obras raras, atrativos como belíssimos afrescos e coleção de globos astronômicos.

Dica: vistas deslumbrantes a partir da Torre Astronômica no Klementinum, segundo maior monumento arquitetônico da capital (depois do Castelo de Praga).

Biblioteca no Mosteiro Strahov, em Praga

Reúne uma das mais valiosas coleções de livros da Europa Central, com mais de 200 mil obras. É formada pelo Salão Teológico Barroco; e o Salão Filosófico, com abóbada classicista.

Dica: no complexo do mosteiro há galeria com cerca de 1.500 quadros, datados desde a Idade Média.

 

Biblioteca no Mosteiro de Teplá, região de Karlovy Vary

Neobarroca, é a maior biblioteca monástica da Boêmia, em dimensões. O mais antigo pergaminho em exibição é o  Poenitentionale, escrito na primeira metade do século 9.

Dica: fundado em 1193, o mosteiro e seu complexo são belíssimos. Interiores e o grande parque podem ser visitados.

 

Biblioteca Lobkowicz, Castelo de Nelahozeves

Uma das mais importantes e preservadas bibliotecas particulares da Europa Central, no caso, da Família Lobkowicz. Os tesouros incluem xilogravuras de Albrecht Dürer, do século 15.

Dica: há importantes acervos dessa família tcheca principesca também no Palácio Lobkowicz, no complexo do Castelo de Praga; e no Castelo Roudinice. Programas para visitantes em todos eles.

 

Biblioteca do Castelo de Hluboka

Com 12 mil exemplares históricos, forma o conjunto que inclui quartos da princesa Eleonora Liechtenstein de Schwarzenberg, que consiste em um dos roteiros disponíveis para visitantes.

Dica: alguns quartos do castelo são decorados com pinturas de mestres europeus, datadas dos séculos 16 a 18.

As cinco principais atrações de Praga, na República Tcheca

Se você nunca foi a Praga, capital da República Tcheca, veja aqui as cinco principais atrações da cidade, cada uma com uma dica especial. Mas saiba que há muitas, muitas outras atrações, e você provavelmente vai precisar de pelo menos três dias para ver bem a cidade.

Arquitectura Cultura Dica de local Experiencia de viagem Itinerários Patrimonio
Cinco cafés históricos em Praga, na República Tcheca

Quando a República Tcheca fazia parte do Império Austríaco, desenvolveu o gosto pelos cafés como ponto de encontro de intelectuais. Descubra cinco dos mais famosos cafés de Praga.

Arquitectura Experiencia de viagem Sabores
Na República Tcheca, colunas que refletem o barroco

Que tal um olhar sobre as Colunas da Trindade, as Marianas e as da Peste? Você as encontrará por toda a República Tcheca, com destaque para a Coluna da Santíssima Trindade em Olomouc, Patrimônio Mundial pela Unesco.

Cultura Arquitectura Castillos y Palacios Patrimonio Experiencia de viagem