As cinco principais atrações de Praga, na República Tcheca

Se você nunca foi a Praga, capital da República Tcheca, veja aqui as cinco principais atrações da cidade, cada uma com uma dica especial. Mas saiba que há muitas, muitas outras atrações, e você provavelmente vai precisar de pelo menos três dias para ver bem a cidade.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Março 08, 2021

Castelo de Praga

Considerado pelo livro Guiness de Recordes como o maior do mundo, o Castelo de Praga é um conjunto de edifícios, pátios e jardins que, por si só, já vale a viagem. É possível visitar os pátios gratuitamente, ou pagar para visitar os principais edifícios – a Catedral de São Vito, o Palácio Real, a Basílica de São Jorge e a Viela Dourada.

Dica: as áreas externas ficam abertas até meia-noite. Um bom horário para evitar as multidões e ter uma linda vista da cidade iluminada.

Ponte Carlos

A principal entre as 17 pontes de Praga, a ponte Carlos também foi a primeira. Construída por Carlos IV no século 14, recebeu 30 esculturas na época do Barroco. Seus extremos possuem torres góticas que podem ser visitadas. A ponte é apenas para pedestres e reúne inúmeros artistas entre músicos, pintores e performáticos em geral.

Dica: toque na placa de metal da estátua de São João Nepomuceno. Diz a lenda que quem toca, volta a Praga.

Relógio Astronômico

Construído no século 15, o Relógio Astronômico de Praga continua em funcionamento. Além da hora, mostra a fase da lua, o horário do nascente e do poente, a posição do sol e da lua no zodíaco e a estação do ano. A cada hora cheia, o relógio faz um pequeno show, quando algumas figuras se movem, e os doze apóstolos desfilam nas duas janelas superiores.

Dica: é possível subir na torre do Relógio – com elevador – e ter uma vista impressionante da Cidade Velha e do Castelo de Praga, ao fundo.

Casa Municipal

Em uma perfeita demonstração da arquitetura variada de Praga, a Casa Municipal foi construída em estilo Art Nouveaux e está harmonicamente localizada ao lado de uma torre medieval do século 13. A Casa possui uma sala de espetáculos, vários salões que podem ser usados em eventos, um elegante café, um restaurante internacional e uma cervejaria tradicionalíssima no subsolo.

Dica: A Sala de Smetana é um ótimo local para assistir uma apresentação de música clássica.

Praça Venceslau

Apesar do nome, é mais um grande boulevard, que vai do limite da Cidade Velha até o Museu Nacional. Possui inúmeras lojas, hotéis, restaurantes e outras atrações, e é o lugar onde as coisas acontecem em Praga. Foi palco da Primavera de Praga e da Revolução de Veludo, dois momentos ímpares da história da República Tcheca e do mundo.

Dica: A estátua de São Venceslau, em frente ao Museu Nacional, é um famoso ponto de encontro para locais e turistas, e está bem na saída da estação de metrô Muzeum.

Cinco motivos para visitar Olomouc

A capital espiritual da Morávia tem uma ligação profunda com igrejas. Mas também tem várias surpresas mundanas. Veja cinco motivos para ir a Olomouc e descubra que vale a visita.

Arquitetura Castelos e Palácios Cultura Dica de local Patrimônios
A rota de Adolf Loos na Tchéquia, luxo sem ornamentos

O genial arquiteto autodidata, originário de Brno, viveu em Viena durante a maior parte da vida. Os vários trabalhos por ele realizados em Tchéquia são conservados, e abertos a quem deseja conhecer as revolucionárias ideias de Loos.

Arquitetura Cultura Experiencia de viagem
Os lindos segredos da Passagem Lucerna, em Praga

Em Praga, a Cidade Nova é repleta de passagens que conectam edifícios e levam de uma rua a outra, em percurso repleto de lojinhas, cafés, ofertas culturais. O conjunto da Galeria Lucerna é considerado um dos mais interessantes. Descubra por quê.

Arquitetura Arte Cultura Experiencia de viagem
Pacotes