Cinco belos jardins de castelos e palácios na República Tcheca

Os impressionantes castelos e palácios da República Tcheca têm jardins que com eles comungam em exuberância. Visitar esses jardins encanta os sentidos e promove viagens a tempos longínquos.

Por: Giorgia Marcucci

Publicado: Abril 22, 2021

Jardim do Castelo de Český Krumlov

O Grande Jardim do Castelo de Český Krumlov, criado em estilo barroco no século 17, ocupa a maior parte (120 mil m²) da área do complexo que reúne 46 edifícios e palácios. Um dos destaques é o Palácio de Verão Bellarie, edificação de jardim mais valiosa da Boêmia. Há rica vegetação, canteiros multicores, terraços floridos, fonte em cascata e decoração escultórica.

Dica: no subsolo do Palácio Bellarie há cozinha barroca original com curioso maquinário que inclui a chamada mesa mágica, um elevador de alimentos datado de 1746.

Jardins do palácio de Lednice

O Palácio de Lednice e seus jardins fazem parte da Paisagem Cultural Lednice-Valtice, chancelada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Junto ao Palácio de Lednice está o jardim barroco francês geométrico.  Espalhando-se ao redor de três grandes lagos estão jardins ingleses, com presença de elementos arquitetônicos, como o Minarete, o Templo de Apolo, e o Templo das Três Graças.

Dica: é possível fazer passeio fluvial pelos lagos que cortam a diversificada paisagem dos jardins e do parque.

Jardim Real no Castelo de Praga

Foi criado em 1534 por Fernando I de Habsburgo, que decidiu transformar seus vinhedos medievais em jardim renascentista. O Salão de Baile e o Palácio Real de Verão destacam-se em meio a raridades botânicas, plantas exóticas e elementos barrocos.

Dica: No Complexo do Castelo há outros seis belos jardins, aos quais se somam seis jardins em terraços, na encosta sul.

Jardins no Castelo de Litomyšl

Jardins enfeitam os exteriores de três das quatro alas do Castelo Litomyšl, um dos mais belos da República Tcheca. Na parte sudeste, o Jardim Francês é adornado por esculturas classicistas e barrocas. Há ali o gazebo Salet, considerado um tanto misterioso – nas paredes, pinturas reproduzem cenas egípcias.

No Jardim Inglês se destaca a estátua em arenito de um leão, o lago e o palco construído para atender ao Festival em Litomyšl.

Dica: no castelo é possível visitar o lugar de nascimento de Bedřich Smetana - a antiga cervejaria que pertenceu à sua rica família; e conhecer o piano que o depois famoso compositor tocava quando era criança.

Jardins do Castelo Hluboká

Vários jardins ornamentais e parque inglês rodeiam o belíssimo Hluboká,  um dos mais visitados castelos da República Tcheca. Logo em frente ao castelo está o chamado Jardim Inferior, com bordados vegetais e rosas, ponto de partida para os demais e para o parque de 90 hectares que integra a paisagem.

Dica: no contexto do parque há um porto fluvial com oferta de passeio de barco até a vizinha cidade de České Budějovice.

Guia básico - o que ver em Olomouc

O inegável encanto barroco da cidade de Olomouc é retratado por dez lugares que, por certo, você deve visitar.

Arquitetura Arte Aventura Castelos e Palácios Cultura Dica de local Patrimônios
Cinco lugares assombrosos (e assombrados) no Destino Tchéquia

Turismo de mistério, por que não? Se você gosta de viajar para descobrir lugares misteriosos e sinistros, saiba que a República Tcheca espera com as portas do calabouço abertas. Há vários locais com histórias para arrepiar os cabelos e experienciar algo... além da imaginação.

Arquitetura Arte Castelos e Palácios Cultura Natureza
Castelo, palácio, fortaleza ou chateau

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Mas seja que coisa for, a Tchéquia tem.

Castelos e Palácios
Pacotes