Castelo de Cesky Krumlov

Se você chegou até esse texto, já teve ter intenção de conhecer o belo castelo de Cesky Krumlov. O complexo faz parte da área da cidade reconhecida como Patrimônio da Humanidade da UNESCO e é passeio imperdível na República Tcheca.

Por: Sylvia Barretto

Publicado: Setembro 26, 2019

Como visitar o Castelo de Cesky Krumlov?

A cidade de Cesky Krumlov recebe cerca de 2 milhões de turistas por ano. Os viajantes, claro, não deixam de visitar o seu grande ícone, o castelo.

O complexo do castelo de Cesky Krumlov só perde em tamanho e número de visitantes para o Castelo de Praga, claro. Ao todo, ele ocupa cinco quadras e você precisará de um dia todo para conhecê-lo bem.

A história do Castelo de Cesky Krumlov

De longe já dá para notar que o Castelo de Cesky Krumlov é bastante diferente de outros que vemos pela Europa. A explicação está em sua história.

Geralmente, os castelos europeus foram construídos em um determinado século e tiveram um único tipo majoritário de influência arquitetônica. Se mudava de dono, o próximo, mesmo que fizesse ampliações, costumava seguir o mesmo estilo.

Pois bem, no Castelo de Cesky Krumlov, cada dono fez o que achou melhor. A construção começou no século 13 com parentes da família nobre Rosenberg, a qual herdou o castelo no século 14.

Nesses dois primeiros séculos, o castelo tomou forma e teve alguns prédios construídos. Ele ficou com a família até o século 17, quando passou a pertencer aos Schwarzenberg.

Os Rosenbergs, ao longo dos séculos, deixaram partes do castelo no estilo gótico e, depois, no estilo renascentista. Já os donos seguintes, os Schwarzenberg, construíram acomodações e redecoraram outras ao estilo barroco.

Vendo o Castelo de Cesky Krumlov de longe, mesmo as partes que têm conexão com as outras, parecem de propriedades diferentes porque as construções são bastante distintas entre si.

Todos esses diferentes estilos fizeram do castelo único e...grande! Além dos palácios e torres, ele ainda tem um teatro barroco e belos jardins. Portanto, visitá-lo é tarefa demorada. Vou te ajudar a planejar bem esse passeio.

As maneiras de visitar o Castelo de Cesky Krumlov

Caso você esteja em uma passagem muito rápida pela cidade, o que não recomendo, ou com o orçamento apertado, dá para visitar uma parte do Castelo de Cesky Krumlov de forma gratuita.

Assim como no Castelo de Praga, apenas entrar nas áreas externas no complexo do Castelo de Cesky Krumlov é livre. Ou seja, não precisa pagar nada.

Se o turista quiser ver as construções de perto, ir aos mirantes e aos jardins, não precisa desembolsar nenhuma coroa tcheca. Não é ótimo?

Mas, para visitar as áreas internas do castelo e o melhor mirante da cidade, é pago e tem alguns tipos de ingressos diferentes. Nesse caso, se quiser fazer tudo, reserve um dia inteiro para mergulhar no Castelo de Cesky Krumlov.

Há dois tipos de tours guiados e pagos que permitem ver o interior do castelo. Há opções com guia falando inglês.

O tour 1 tem o preço cheio de 300 coroas para adutlos. Ele é focado nos locais com interior original do castelo no período do Renascimento até o Barroco, entre os séculos 16 e 18.

Ele inclui passagens por locais como a Capela de St George, o Eggenberg Hall, a carruagem dourada (feita em ouro) e o Masquerade Hall. É bem interessante ver esses espaços.

Eu fiz esse tour em inglês. Não é possível tirar fotos e achei a visita a castelo mais estranha da minha vida. Explico: a cada cômodo que íamos, a guia abria uma porta e fechava a anterior. Ela andava com um molho de chaves enorme. E, geralmente, em outros castelos, todos vão livremente de um espaço a outro, apenas acompanhando os guias.

O tour 2 custa 230 coroas tchecas por adulto e mostra outras dependências do castelo.

Ele é focado na história da família Schwarzenberg.

Esse tour começa na galeria de fotos da família e termina no corredor da “Cloack” Bridge. Assim como o tour 1, ele tem 55 minutos de duração.

Outra dependência do castelo que só pode ser visitada com ingresso é o Teatro Barroco. Ele é um dos poucos da Europa nesse estilo e é o melhor preservado do continente.

O Teatro Barroco do Castelo de Cesky Krumlov tem o prédio complemente original, assim como a orquestra, o palco e todas as máquinas. Claro, passou por restaurações ao longo dos séculos, mas nada foi modificado.

O tour pelo teatro dura 45 minutos e tem preço cheio para adultos de 330 coroas tchecas. Alguns períodos do ano ele fecha para visitas, como na época do Chamber Music Festival.

Em contrapartida, ele fica aberto em alguns momentos para apresentações. Se puder, assista, é uma oportunidade única.

Também é possível fazer uma visita aos estábulos do castelo pagando 60 coroas. Mas, se a sua praia é ter a melhor vista da cidade, compre o ingresso de 150 coroas que permite acesso ao Museu do Castelo e à torre.

No museu estão expostos itens que faziam parte do cotidiano das famílias que o habitaram. O ponto alto da visita, para mim, é subir a torre arredondada de seis andares e ter uma bela paisagem com o rio Moldava aos seus pés.

Eu tive bastante sorte na minha visita e consegui ver, de cima, a ursa que mora no castelo. Isso mesmo, uma ursa. Ela vive em um espaço aberto debaixo de uma ponte do castelo.

Ursos são criados no Castelo de Cesky Krumlov há séculos. Tudo começou quando um dos donos, da família Rosenberg, disse ter uma ligação com a famosa família italiana Orsini. E, orso em italiano é urso.

Na verdade, a ligação é mentirosa e o nobre parece até ter pagado para ter provas do parentesco. Mas, desde então, os ursos ficaram como uma espécie de símbolo da família e começaram a ser criados no castelo. Aliás, no tour 1 dá para ver alguns tapetes de urso.

O Castelo de Cesky Krumlov, realmente, é diferente de tudo que eu já vi do tipo na Europa. Aliás, a cidade inteira é imperdível.

Se quiserem ver mais atrações na cidade, podem acessar o seguinte vídeo: https://youtu.be/jCraaaPVkWU

Serviço

Site com informações e compra de ingressos do Castelo de Cesky Krumlov: https://www.zamek-ceskykrumlov.cz/en

Texto de Sylvia Barreto

Sylvia Barreto é jornalista e criadora do site Viajar é Simples. Escreve sobre turismo há dez anos. Sempre amou viajar e, através de textos e vídeos, incentiva os brasileiros a conhecer o Brasil e o mundo.

Site: www.viajaresimples.com.br

Canal no Youtube: www.youtube.com/viajaresimples

Instagram: www.instagram.com/viajaresimples

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Seis excelentes razões para viajar pela Boêmia do Sul

Castelos, vilas encantadoras, lagoas criadas por grandes engenheiros, deliciosa gastronomia, muita cerveja e aventuras ao ar livre são algumas das propostas irresistíveis do sul de Tchéquia.

Experiencia de viagem
Uma trilha para o Castelo de Karlštejn

Também para apreciadores de caminhadas, a Tchéquia tem apelos irresistíveis. Uma rede de 43 mil km de trilhas entrelaça  natureza, história, paisagens únicas. Uma destas trilhas é opção para uma bela caminhada que leva desde a cidade de Baroun ao famoso Castelo de Karlštejn.

Experiencia de viagem
Hotel Intercontinental praga, luxo brutal

Construído no estilo arquitetônico brutalista, o edifício do Hotel InterContinental Praga fica às margens do rio Moldava, e mima seus hóspedes com perfeita oferta de delicados luxos.

Experiencia de viagem