Litomyšl: a boêmia mais boêmia

Toda uma atitude perante a vida: o clima despreocupado e a paixão pela arte distinguem esta cidade boêmia, em todos os sentidos da palavra.

Por: Arturo Torres Landa

Publicado: Setembro 25, 2019

A Boêmia não é apenas um lugar, mas também um estilo de vida. Ao menos, é o que um grupo de artistas franceses do século 19, de forma espontânea, verbalizou sobre a maneira livre e despreocupada dos ciganos da Boêmia, na República Tcheca. 

Litomyšl irradia muito desse ar artístico, boêmio. Esta cidade da Boêmia Oriental se apresenta ao viajante tranquila e silenciosa. É o berço de um dos mais importantes compositores da música clássica - Bedřich Smetana, autor de famosas valsas.

Depois que meu ouvido se acostumou ao silêncio daquela manhã, repercutiram do nada as vozes de um coral infantil que ensaiava na escola primária local. Ao caminhar por Litomyšl, você vivenciará as muitas maneiras pelas quais a arte se manifesta. Na praça Smetanovo você verá pessoas tomando café sob as arcadas,  enquanto lê ou escreve; à sombra da torre gótica da prefeitura, as crianças caminham portando os seus violoncelos, prontas para a aula de música. Até arte gráfica e literatura coexistem com o caminhante em Litomyšl. Exemplo: os muros da rua Tereza Novákové são esculpidos com as gravuras de ‘O Romance Sangrento’, escrito por Josef Váchal, pintor e autor da vanguarda tchecoslovaca dos anos vinte. 

Desde a mesma rua de Novákové, você verá o branco castelo renascentista de Litomyšl, joia arquitetônica cercada por jardins e modernas esculturas em bronze. Mais do que uma joia, logo descubro que este edifício é um relicário. Suas paredes esculpidas, suas arcadas renascentistas, seus salões ricamente decorados e a branca e brilhante capela alojada nos seus brilhantes interiores dão conta que, atrás das suas paredes, este castelo abriga além do que é aparentado pela sua delicada fachada. ‘Tesouros atrás dos muros’, penso. Logo, eu descobriria um deles.

No nível superior do recinto, encontro a guia e curadora da coleção do castelo. Ela abre uma grande porta de madeira, localizada no meio do corredor, e me convida a entrar. 

Entrei no impressionante teatro barroco, uma área profusamente decorada, construída inteiramente em madeira - dos assentos aos palcos. Até a cortina é feita em madeira, e pintada à mão. Apesar do ambiente vazio, imaginei a apresentação de uma opereta e os sons dos aplausos dos convidados, que neste pequeno teatro alcançavam intimidade com a música e a arte.

Mas, do nada, a guia impaciente quebra o encanto, lembrando que a visita está por terminar, que é hora de baixar a cortina. "Vamos..." ela ordena. "Não queremos deixar ninguém trancado” e  “a partir de hoje, este lugar é habitado por fantasmas que falam também o espanhol...", diz ela, com um sorriso maroto. 

Enquanto fecha a porta do teatro para devolvê-lo ao seu denso silêncio, ela tira um enorme molho de chaves de uma bolsa que leva dependurada à cintura: grande, pesado, antigo, digno de um castelo. 

Eu, da minha parte, não paro de olhar para as chaves. 

Neste país de magia e feitiçaria, de cerveja e de pão, você nunca sabe quando uma lenda pode se tornar realidade.

 

Onde dormir

Hotel Aplaus

Šantovo náměstí 181, Litomyšl

T:(+420) 461 614 900

Onde comer

Restaurante Bohém

No Hotel Aplaus

T: (+420) 461614901

Canais relacionados

Experiencia de viagem
O grande espetáculo do barroco na morávia,através dos seus palácios

Uma das grandes atrações da região da Morávia é poder apreciar, em todo o seu esplendor, o espetáculo oferecido pela arquitetura barroca, tanto nas grandes cidades, como nos mais inesperados recantos da sua geografia.

Experiencia de viagem
8 maratonas para agendar neste 2020

Adora correr, e de quebra conhecer o planeta? Correr uma das maratonas da Tchéquia vai agregar a esta equação ruas com muita história, cidades com cenários únicos, Patrimônios da Humanidade da Unesco e muita, muita beleza.

Experiencia de viagem
Fique em casa, e viaje à Tchéquia através de belos filmes

O cinema nos faz sonhar, e nos transporta mentalmente no espaço e no tempo. Além de provocar emoções intensas, nos dá a oportunidade de praticar o “turismo cinematográfico” sem sair da sala de estar. Junte-se a nós para descobrir histórias e paisagens tchecas através de ótimos filmes.

Experiencia de viagem