Cinco motivos para visitar Karlovy Vary

Para ser o segundo lugar mais visitado da República Tcheca, há que oferecer atrações. E Karlovy Vary tem várias. Conheça cinco razões para dar uma passadinha nesse adorável balneário.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Fevereiro 17, 2022

É até difícil reduzir a apenas cinco atrações. Mas aqui vai uma lista que mistura história, tradições e alguma modernidade.

Opulência imperial

Karlovy Vary é, antes de tudo, chique. Uma herança dos tempos do império Habsburgo, quando a cidade, ainda com o nome alemão Carlsbad, recebia toda sorte de celebridades – políticos poderosos, artistas renomados, filósofos consagrados. Para atender à clientela, a cidade se estruturou e se decorou com o que havia de melhor na época. E mantém essa aura classic-chic até hoje. Andar pelas ruas de Karlovy Vary dá uma boa sensação do que todos os famosos do passado devem ter vivido.

Cristal de reis

O cristal da Boêmia, famoso em todo o mundo, é produzido na República Tcheca. Mas o melhor cristal da Boêmia é produzido em Karlovy Vary, na tradicional fábrica Moser. Fornecedora de diversas casas reais, também atende milionários avulsos. Quer um lustre lindíssimo para seu novo iate? Em Karlovy Vary você encontra.

No quentinho das águas

Karlovy Vary é uma cidade termal, e possui doze fontes públicas. Você pode beber a água – comprovadamente benéfica para a saúde – ou pode mergulhar nela, em um dos muitos spas da cidade. A maioria está dentro dos luxuosos hotéis como o Imperial, Pupp ou Sanssouci, mas há spas avulsos também. E o melhor: as águas de Karlovy Vary tem muito pouco enxofre, então não têm o característico odor de ovo estragado.

Luzes, câmera...

O cinema tem uma ligação íntima com Karlovy Vary. Primeiro porque a cidade é tão fotogênica que frequentemente é usada como cenário de filmes (007 Cassino Royale, As Férias de Minha Vida). Mas ela também abriga um prestigioso festival de cinema, com direito a tapete vermelho, avant-premiere e calçada da fama. Acontece no verão europeu, no mês de julho.

A casa da Becherovka

Quem vai para a República Tcheca precisa experimentar o tradicional licor tcheco de ervas, chamado Becherovka. Com sua tradicional garrafa verde, é um símbolo do país. E é outro produto nascido e afamado em Karlovy Vary. A cidade tem, inclusive, um museu da Becherovka, localizado no prédio da fábrica original, onde se pode descobrir – e provar – esse icônico licor.

Mikulov, mais do que cidade, é grande lenda no Sul da Morávia

A duas horas e meia de Praga, a cinquenta quilômetros de Brno e quase na fronteira com a Áustria, Mikulov é uma das cidades com mais personalidade na República Tcheca. Tradição cultural, arquitetura renascentista, paisagens medievais, história, magia e muito vinho fazem parte do seu charme encantador. A seguir, sete visitas essenciais a Mikulov.

Arquitetura Castelos e Palácios
Cinco locais de arquitetura modernista na República Tcheca

A arquitetura modernista e seus estilos, como construtivismo, cubismo, funcionalismo, minimalismo, classicismo têm belos exemplos na República Tcheca.

Arquitectura Arquitetura Cultura Cultura Dica de local Experiencia de viagem Patrimônios
Cinco lugares assombrosos (e assombrados) no Destino Tchéquia

Turismo de mistério, por que não? Se você gosta de viajar para descobrir lugares misteriosos e sinistros, saiba que a República Tcheca espera com as portas do calabouço abertas. Há vários locais com histórias para arrepiar os cabelos e experienciar algo... além da imaginação.

Arquitetura Arte Castelos e Palácios Cultura Natureza
Pacotes