Encantos do Triângulo termal da Boêmia Ocidental, patrimônio mundial pela UNESCO

Karlovy Vary, Mariánské Lázně, Františkovy Lázně, cidades do Triângulo Termal Patrimônio da Humanidade, têm entorno repleto dos esplendores que fazem da República Tcheca país surpreendente e único.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Outubro 04, 2021

As cidades de Karlovy Vary, Mariánské Lázně e Františkovy Lázně formam a região do Triângulo Termal da Boêmia Ocidental, desde julho (24, 2021) incluídas na lista do Patrimônio Mundial Cultural da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco). Honraria merecida. Em termos de diversidade de nascentes de águas minerais, é reconhecido que inexiste no mundo região comparável.

Geralmente, os visitantes da região do Triângulo Termal tcheco têm por destino os spas com ampla superestrutura para lazer e esportes, aí incluídas instalações para atividades equestres (polo, salto, volteio) e campos de golfe – estes, em grande número, espalham-se por várias localidades em Karlovy Vary, Mariánské Lázně e em Františkovy Lázně.

Além dos sofisticados serviços prestados pelos spas, contudo, a região é repleta de destinos atraentes, desde caminhadas turísticas, visitas aos núcleos históricos das três cidades, atrações culturais, castelos, redutos naturais de extraordinária beleza que podem ser alcançados, inclusive, por bicicleta – a região é atravessada por 2.064 km de rotas ciclísticas, sinalizadas e em ótimas condições para tráfego.

Colunatas e fontes termais

As grandes atrações da região, as colunatas e fontes termais, pontilham de beleza as três cidades do Triângulo Termal da Boêmia Ocidental. Em Karlovy Vary, destacam-se as colunatas Mlýnská, Tržní, Sadová, Zámecká e Vřídelní – esta, a primeira a ser construída na cidade e a maior delas. Além da beleza arquitetônica que encanta à primeira vista, Vřídeln oferece interessante excursão ao subsolo.

Um dos símbolos de Mariánské Lázně, a colunata Principal, ou colunata Máximo Gorky, neobarroca, é raro exemplo dos edifícios que, no passado, ornavam os spas termais - os tchecos e os de outros países. Gradualmente, esse tipo de colunata desapareceu ou foi modernizado. No teto do edifício da colunata Máximo Gorky há singular conjunto de afrescos do ciclo “O Homem e o Universo” e nas paredes, relevos em bronze.

Menor das três cidades do Triângulo Termal, Františkovy Lázně é lindíssima, cercada por belos parques. Na Nova Colunata Gas Spa, edifício neoclássico, a fonte Marie libera gás (dióxido de carbono) de origem vulcânica, que flui da galeria do poço à sala destinada aos tratamentos. A colunata Primavera do Sal engloba três pavilhões neoclassicistas interligados, enquanto a colunata Primavera de Natalie reúne três maravilhosos pavilhões.

Natureza, cenário para programas inesquecíveis

Uma das atrações regionais é a Floresta Slakov - Área de Paisagem Protegida Slavkovský les. Extensos complexos florestais e turfeiras se estendem por vasta área, interligada por rede de trilhas que levam a lugares atraentes, como o Castelo Loket, Bečov, Castelo Kynžvart e o Mosteiro Premonstratense, em Teplá. A dois quilômetros de Františkovy Lázně está o vulcão extinto Komorní Hůrka. As explorações iniciais desse vulcão foram feitas por Johann Wolfgang von Goethe – o grande escritor era também afeiçoado naturalista -, ainda em 1806.

A maior peculiaridade da Reserva Natural Nacional de Soos são as mofettes, pequenas elevações que lembram vulcões - têm formato de funil e lançam jatos de CO2. Na reserva, que abrange 221 hectares e fica a menos de seis quilômetros de Františkovy Lázně, há grande incidência de turfeiras, ecossistema com elevada importância ecológica por conta da participação no Ciclo de Carbono. Você poderá conhecê-las ao fazer belo passeio pelo parque, que inclui o geoparque e a estação para animais com deficiências. Não há barreiras ao longo do passeio, que oferece 14 paradas com painéis informativos multilíngues.

Já ouviu falar no intrigante Órgão de Pedra construído pela natureza na República Tcheca? É uma enorme rocha basáltica (12 metros de altura) repleta de prismas no formato de leque, que lembram tubos de órgão. Você o encontrará na Reserva Geológica Colina Komáří, mais precisamente, na área das Turfeiras de Kladská que ocorrem nos locais do Assentamento Kladská, no coração da Floresta Slavkov.

Cidade de Cheb

Apenas 39 km separam Cheb e Karlovy Vary (por trem, a viagem tem duração de 44 minutos). Datada do século 9, a cidade tem monumentos históricos relacionados a eventos que afetaram a história europeia. No Museu de Cheb  há a sala onde, em 1634, foi assassinado Albrecht de Wallenstein (generalíssimo do império no tempo da Guerra dos Trinta Anos). Na praça Rei George de Poděbrady está o famoso Špalíček - grupo de onze casas mercantes da Idade Média. Cheb abriga um dos mais belos monumentos românicos na Europa Central - o Castelo de Cheb, com a Torre Negra e rara capela românico-gótica de dois andares.

Vila de Chlum Svaté Máří

Conhecido lugar de peregrinação desde o século 14 e frequentado por peregrinos até nossos dias, Chlum Svaté Máří tem um dos mais importantes conjuntos barrocos da República Tcheca – o complexo formado pelo antigo mosteiro e a Igreja de Santa Maria Madalena.

Quem aprecia história e se interessa por costumes celtas, pode anotar que, anualmente, no primeiro sábado da primavera europeia, acontece na mais alta colina da vila (como em várias outras na República Tcheca) o encontro de participantes no programa Celtic Telegraph. Basicamente, trata-se de encontro ao redor de fogueira para cerimônia que tem por finalidade “conectar-se com a imensidão universal” através de espécie de internet pré-histórica sem fio e transcender o espaço tempo como, garantem, era praticado pelos celtas.

Alguns castelos na Região Termal Patrimônio da Humanidade

Castelo Seeberg – Ostroh, em Cheb

Originalmente castelo românico do século 13, mais tarde foi reconstruído em estilo gótico e renascentista. O portão elevado, parte da parede perimetral e a alvenaria do castelo foram preservados desde os primeiros tempos. No palácio que é parte do complexo há exposição permanente de mobiliário e exemplos do estilo de vida dos habitantes de Cheb nos séculos 19 e 20.

Canais relacionados

Bem estar Patrimônios
Encantos do Triângulo termal da Boêmia Ocidental, patrimônio mundial pela UNESCO

Karlovy Vary, Mariánské Lázně, Františkovy Lázně, cidades do Triângulo Termal Patrimônio da Humanidade, têm entorno repleto dos esplendores que fazem da República Tcheca país surpreendente e único.

Bem estar Patrimônios