Cinco locações de filmes em Praga, na República Tcheca

A capital da República Tcheca é o sonho de qualquer cinegrafista – diversos locais históricos e lindos, prontos para filmar. Descubra cinco lugares de Praga que você provavelmente já viu no cinema.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Março 20, 2021

Ponte Carlos

A principal ponte de Praga já serviu de cenários a diversas produções. Toda a sequência inicial de Missão Impossível (o primeiro de todos, com Tom Cruise e John Voight) acontece na ponte e na adjacente ilha de Kampa. A ponte também foi o alvo dos terroristas, frustrados por Vin Diesel, na cena final de Triplo X. E, mais recentemente, a ponte foi o cenário para o primeiro beijo de Peter Parker e Mary Jane em Homem Aranha – Longe de Casa.

Castelo de Praga

A principal atração da República Tcheca também faz suas pontas em filmes. Em O Ilusionista, o portão principal é o palco da cena final (e surpreendente) do filme. Já em Missão Impossível 3, os salões internos e o pátio número 2 fazem as vezes de Kremlin, de onde Tom Cruise tenta subtrair um arquivo.

 

Monastério de Strahov

O monastério localizado no bairro do Castelo de Praga aparece em filmes como 007 Cassino Royale, e também no aclamadíssimo Amadeus, filme de 1984 que ganhou o Oscar por contar a vida de Mozart através do relato de seu rival. Este filme tem várias outras locações em Praga, entre elas o Teatro de Repertório, que foi onde Mozart (o original, não o ator), dirigiu a estreia da ópera Don Giovanni.

 

Palácio de Troja

Na versão de 1988 do filme Les Miserables, com Liam Neeson e Uma Thruman, o palácio de Troja, próximo ao zoológico de Praga, é cenário da sequência épica em que Jean Valjean admite sua verdadeira identidade.

Praça da Cidade Velha

Esta icônica locação de Praga aparece em (pelo menos) dois filmes: o já mencionado Missão Impossível, na memorável cena do restaurante-aquário, e no apaixonante A Insustentável Leveza do Ser, baseado no livro homônimo de Milos Forman que, por sinal, é tcheco.

As cinco igrejas mais bonitas de Praga, capital da República Tcheca

A cidade de Praga, capital da República Tcheca, possui inúmeras igrejas, de todos os estilos. Aqui, trazemos cinco das mais bonitas, com uma curiosidade sobre cada uma delas.

Arquitectura Arte Experiencia de viagem
Cinco excelentes motivos para ir a Praga, na República Tcheca

Ainda tem gente que estranha quando recomendo que vá a Praga. Se você é um desses, que não imagina porque a capital da República Tcheca deve ser visitada, veja cinco bons motivos. E faça as malas.

Arte Cultura Dica de local Experiencia de viagem Patrimonio Sonhe
Filmes que levam você de Nárnia até Viena, sem sair da Tchéquia

Por toda a República Tcheca, cidades e vilas foram e são cenários para filmes famosos, como As Crônicas de Nárnia – o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa; e o Ilusionista, que coloca Viena em diferentes recantos de Tchéquia. Várias localidades tchecas criaram roteiros que levam a conhecer os belos cenários que conhecemos através dos filmes.

Arte Cultura Sonhe