Cinco locações de filmes em Praga, na República Tcheca
A capital da República Tcheca é o sonho de qualquer cinegrafista – diversos locais históricos e lindos, prontos para filmar. Descubra cinco lugares de Praga que você provavelmente já viu no cinema.
Por: Luiz Fernando Destro
Publicado: Março 20, 2021
Ponte Carlos
A principal ponte de Praga já serviu de cenários a diversas produções. Toda a sequência inicial de Missão Impossível (o primeiro de todos, com Tom Cruise e John Voight) acontece na ponte e na adjacente ilha de Kampa. A ponte também foi o alvo dos terroristas, frustrados por Vin Diesel, na cena final de Triplo X. E, mais recentemente, a ponte foi o cenário para o primeiro beijo de Peter Parker e Mary Jane em Homem Aranha – Longe de Casa.
Castelo de Praga
A principal atração da República Tcheca também faz suas pontas em filmes. Em O Ilusionista, o portão principal é o palco da cena final (e surpreendente) do filme. Já em Missão Impossível 3, os salões internos e o pátio número 2 fazem as vezes de Kremlin, de onde Tom Cruise tenta subtrair um arquivo.
Monastério de Strahov
O monastério localizado no bairro do Castelo de Praga aparece em filmes como 007 Cassino Royale, e também no aclamadíssimo Amadeus, filme de 1984 que ganhou o Oscar por contar a vida de Mozart através do relato de seu rival. Este filme tem várias outras locações em Praga, entre elas o Teatro de Repertório, que foi onde Mozart (o original, não o ator), dirigiu a estreia da ópera Don Giovanni.
Palácio de Troja
Na versão de 1988 do filme Les Miserables, com Liam Neeson e Uma Thruman, o palácio de Troja, próximo ao zoológico de Praga, é cenário da sequência épica em que Jean Valjean admite sua verdadeira identidade.
Praça da Cidade Velha
Esta icônica locação de Praga aparece em (pelo menos) dois filmes: o já mencionado Missão Impossível, na memorável cena do restaurante-aquário, e no apaixonante A Insustentável Leveza do Ser, baseado no livro homônimo de Milos Forman que, por sinal, é tcheco.