Hradec nad Moravicí: inspiração para fadas

O complexo palaciano Hradec nad Moravicí foi reconhecido como o cenário mais apropriado para um conto de fadas em toda a República Tcheca e é tão fotogênico que nunca para de colher corações nos stories do Instagram. Ao visitar a região da Morávia e Silésia, no nordeste do país, marque um encontro com a magia e a arte no castelo da família Lichnovský de Voštice.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Abril 18, 2022

Seis gerações de príncipes e condes da família Lichnovský se encarregaram de fazer do Palácio Hradec nad Moravicí um lugar encantador, não só pela sua arquitetura e belos jardins, mas pela atmosfera cultural e artística que permeava a vida social deles. Celebridades como Ludwig van Beethoven e Franz Liszt foram alguns dos seus hóspedes. Embora não seja possível verificar se houve fadas a intervir nas histórias que se passaram dentro das muralhas, a verdade é que o palácio ainda conserva aura mágica e inspiradora.

Quatro mil anos

Registros históricos indicam que a Colina Hradec foi habitada desde há cerca de quatro mil anos e sempre foi ponto estratégico de vigilância, muito bem protegido. O forte eslavo do século 8 que ali existia foi substituído, trezentos anos após, pelo castelo do príncipe dos premislitas. Após um incêndio, em meados do século 13 o famoso rei Přemysl Otakar II construiu novo castelo gótico, cercado por engenhoso sistema de defesa. Durante o século 14, Hradec foi o centro administrativo de Opava e logo passou pelas mãos de vários senhores. Kašpar Pruskovský herdou a propriedade em 1585 e converteu o antigo castelo medieval em mansão renascentista, cercada por maravilhoso jardim. Em 1778, a propriedade Hradec passou para as mãos da família principesca prussiana dos Lichnovskýs de Voštice, a qual, em princípios do século 19, fez adaptações no castelo de Hradec nad Moravicí, conferindo-lhe a atual aparência.

Branco e vermelho

O complexo palaciano, localizado a apenas oito quilômetros da cidade de Opava, possui três estruturas distintas - o Castelo Branco, o Castelo Vermelho e a Torre Branca. O edifício mais antigo é o Castelo Branco, que abrigava os quartos privados dos proprietários e dos hóspedes, como assim as salas de representação. O Castelo Vermelho, em estilo neogótico, faz as vezes de portão de entrada e muralha que encerra um grande pátio e abraça o jardim do palácio. Esse edifício foi construído para funcionar como um estábulo, no entanto, é a estrutura mais fotogênica de todo o complexo. Por fim, há a Torre Branca, que era um grande reservatório de água.

Visitas guiadas

Ao término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a propriedade passou à posse do Estado e, desde então, está aberta ao público. Em abril de 2001, o castelo foi declarado Monumento Cultural Nacional e é um destino muito popular entre os viajantes que visitam a região da Morávia e Silésia.

Os visitantes podem escolher entre duas visitas guiadas aos interiores do Castelo Branco. Uma das visitas leva a percorrer as diferentes áreas do primeiro andar - a sala de leitura, a biblioteca, a sala de jantar principal, o corredor neogótico, os salões de baile, o apartamento do príncipe e os recintos sociais – espaços para fumantes, bilhar, música, sala rococó para mulheres. O segundo percurso se dá ao longo do piso térreo, onde habitualmente ocorrem exposições de arte. O roteiro permite visitar a Grande Suíte de Hóspedes, a capela, a sacristia e a sala heráldica.

Mais informações: https://www.zamek-hradec.cz/cs

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Cinco cidades tchecas que você provavelmente nunca ouviu falar – mas devia conhecer

Há cidades que são pouco conhecidas. Mas isso não significa que sejam menos interessantes que suas primas famosas. Só porque você nunca ouviu falar, não significa que não deve ver! Veja cinco dessas pequenas joias da República Tcheca

Cultura Experiencia de viagem
Na República Tcheca, colunas que refletem o barroco

Que tal um olhar sobre as Colunas da Trindade, as Marianas e as da Peste? Você as encontrará por toda a República Tcheca, com destaque para a Coluna da Santíssima Trindade em Olomouc, Patrimônio Mundial pela Unesco.

Cultura Arquitectura Castillos y Palacios Patrimonio Experiencia de viagem
As cinco principais atrações de Praga, na República Tcheca

Se você nunca foi a Praga, capital da República Tcheca, veja aqui as cinco principais atrações da cidade, cada uma com uma dica especial. Mas saiba que há muitas, muitas outras atrações, e você provavelmente vai precisar de pelo menos três dias para ver bem a cidade.

Arquitetura Arte Castelos e Palácios Cultura Dica de local Experiencia de viagem Luxo Patrimônios
Pacotes