Flores de pedra. Parece poesia, mas é souvenir.

Karlovy Vary já inspirou vários artistas. Beethoven escreveu lá uma de suas sinfonias. Goethe frequentava o Café Elefant, até hoje um ponto de encontro na cidade. Para não falar dos filmes gravados na cidade...

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Abril 10, 2020

Então, não é surpresa que Karlovy Vary ofereça algo tão poético como flores... de pedra!

Esse souvenir único só é possível porque as águas de Karlovy Vary, e também das outras cidades do triângulo dos balneários tchecos, possuem muitos minerais. Esses minerais, conforme se acumulam, foram uma placa sobre a superfície por onde passam. É um problema para os canos da cidade, que necessitam manutenção constante. Mas, se você deixar a água escorrer lentamente sobre uma rosa, em algumas semanas você tem... uma flor petrificada.

Mas, se posso ceifar um pouco da poesia, as rosas petrificadas de Karlovy Vary... bem, não são rosas de verdade. O que é petrificado é uma rosa feita de papel. Não faria sentido perder a beleza de uma flor para transformá-la em pedra.

Pensando bem, até isso é poético!

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Terezín, não esquecer para não Repetir

Terezín, que fica a menos de uma hora ao norte de Praga, é o único campo de concentração da era nazista no território tcheco. É importante conhecer as partes mais truculentas da história para evitar a recorrência, pois esquecer poderia ser um grande erro. Ao visitá-lo, nos surpreende alguns aspectos da fortaleza, assim como da população que lá esteve reclusa.

Experiencia de viagem
Litomyšl: a Boêmia mais boêmia

Toda uma atitude perante a vida: o clima despreocupado e a paixão pela arte distinguem esta cidade boêmia, em todos os sentidos da palavra.

Cultura Experiencia de viagem Patrimônios
Guia básico - o que ver em Pilsen

O homem não vive só de cerveja. Você tem que conhecer esses dez lugares inesquecíveis em Pilsen, a cidade mais espumante da República Tcheca.

Arquitetura Dica de local Experiencia de viagem Sabores
Pacotes