David Černý: Uma rota irreverente por Praga

Polémico, controverso e ousado, o escultor tcheco David Černý  instalou boa parte de sua obra nos espaços públicos de Praga, de modo que costuma surpreender os visitantes com sua irreverência e sentido crítico. Suas famosas esculturas são uma excelente desculpa para percorrer  as ruas da capital tcheca, e ir além do comum.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Julho 14, 2021

1- Cabeça de Kafka

Esquina de Vladislavova e Charvátova, metrô Národní třída, Praga 1.

A Cabeça de Franz Kafka é, provavelmente, a mais famosa de David Černý. Quarenta e duas placas giratórias de metal movem-se lentamente para distorcer, transmutar e, em moto perpétuo, fazer o rosto voltar ao normal. Ao olhar os movimentos, a sensação é a de que eles quase materializam os arquétipos das  alienações presentes nas obras de Kafka, como O Castelo, Metamorfose, e O Processo.

A escultura tem versões em outras cidades do mundo, como Charlotte, na Carolina do Norte, EUA, e até mares afora. Durante um ano,  Černý trabalhou em estaleiro francês para criar a “versão marítima” da cabeça de Kafka, hoje a navegar como adorno em um dos maiores transatlânticos do mundo – o Harmony of the Seas, da Royal Caribbean.

2- Os bebêss da Torre de Televisão

Mahlerovy sady 1, Praga 3 e Staroměstské 24, Praga 1.

Os bebês robóticos que escalam a Torre Žižkov, outra obra emblemática de David Černý, têm códigos de barra ao invés de rosto. Os dez bebês que engatinham na torre talvez sintam falta dos outros três que foram separados do grupo e levados a engatinhar no verde doParque Kampa, próximo ao Museu de Arte Moderna.

3- Streams

Cihelná 102/2b, Malá Strana, Praga 1.

Pensa como você reagiria diante das estátuas de dois homens nus – os Streams (em tcheco, Močení; em tradução livre para o português, Xixizeiros) ,que fazem xixi em uma plataforma e são   controlados por dispositivo eletrônico que gira  os quadris e eleva os pênis, para que o jato d’água desenhe mensagens. Todos podem interagir, enviando mensagens por SMS. O número para envio está junto às esculturas. Você poderá interagir com os “Xixizeiros” quando for a Praga e visitar o Museu Kafka – eles estão  no pátio do museu.

4- Hanging

Rua Husova, junto a praça Betlémské - Praga 1.

Olhe para cima e não assuste. O que você vê não é tentativa de suicídio. É  a estátua de David Černý a sugerir Sigmund Freud dependurado por uma das mãos em viga na horizontal, saliente do topo de edifício. O significado? É quase um ser ou não ser – viver ou morrer, ir ou ficar, aceitar ou recusar – “(...) as necessidades do homem de decidir conscientemente se deve viver ou desistir”.

5- O embrião

Praça Anensky 209/5, Praga 1.

Na pitoresca e histórica Praça Anensky, você conhecerá aquele que é o mais famoso pequeno teatro em Praga  -  o Na Zábradlí. Vá à noitinha, pare diante da fachada e observe a “curva” da parede no segundo andar.  Você verá O Embrião, uma das mais intrigantes criações de David Černý. Qual é a interpretação? É o “livre pensar”.

6- Torso do tanque invasor

Praça Kinských, Smíchov, Praga 5.

Nem só de esculturas vive David Černý. Por exemplo, em abril de 2004, na Praça Venceslau, no coração de Praga, ele foi um dos prisioneiros simbólicos de grupo (ex-dissidentes, artistas, ativistas) que deu voz à República Tcheca em protesto contra violações dos direitos humanos em Cuba. Ele foi preso (logo solto) de verdade quando expôs no centro de Praga um tanque soviético pintado na cor-de-rosa (transferido para o pátio da Igreja Vermelha, em Brno). Desta vez estereotipado, mas não cor-de-rosa, outro tanque o substituiu - o Torso do Tanque do Invasor.

7- Cook

Palácio Jirny, Praga 10.

A obra “Cook” está junto ao belo palácio Jirny, que hoje existe graças aos generosos investimentos da Lettenmayer & Partners. Especializada no mercado de imóveis, essa empresa investiu na restauração do palácio, que utiliza como sede.

Desde o século 17, o Chateau Jirny vem sofrendo abalos, mas foi restaurado em todo o seu esplendor. Seus interiores são abertos apenas em ocasiões especiais, mas em Jirny há vários prédios históricos para visitar.

8- In Utero

U Golfu, Praga 10.

Uma enorme mulher grávida de aço inoxidável, parecendo pixelada, te convida a colocar a cabeça entre suas pernas, e defrutar de música e luzes em seu interior.

9- Secretária

U Tovaren 3, Praga 10.

A mulher sentada em uma cadeira de grandes pés giratórios, chamada Secretária, é a primeira de uma escultura de uma serie que David Černý dedicará a mulheres no ambiente de trabalho.

10- Speederman

Estação de metrô Nové Butovice, Seydlerova 2835/4, Praga 5.

A partir da Revolução Industrial, expressões de todas as artes retrataram o homem-máquina, de várias formas. A concepção de David Černý sobre o tema avançou o olhar para a tecnologia. Criou estátua com quatro metros de altura - um super-herói congelado em movimentos rápidos, conforme sugere a conformação da peça.

11- Cyberdog

Seydlerova 2835/4, metrô Nové Butovice, Praga 13.

Cyberdog pode ser chamado de “escultura frequentável”. O edifício tem dois pisos, conceituado pelo escultor com cabeça e corpo de cachorro robótico e projetado por Císař. Chamado de Bar Robótico, o espaço tem ótima carta de vinhos, servidos por robô, e espaço para projeções relacionadas ao mundo da tecnologia.

12- Trifot

Seydlerova 2835/4, metrô Nové Butovice, Praga 13.

No mesmo subúrbio de Nove Butovice, perto do Cyberdog, Cerný criou o monstro orwerlliano Trifot. Quando Trifot o/a observa com seus grandes olhos, você se vê nas tela sobre o piso por instantes (as imagens não são armazenadas).

13- Nariz Marrom

Galeria Futura - Holečkova 49, Praga 5.

Sobre seu processo de criação, David Černý comenta que “às vezes é questão de inspiração imediata, às vezes, um conceito muito bem pensado e, outras vezes, vem estimulado por raiva forte e chateação”. É de se imaginar qual desses sentimentos acometeu o artista quando ele criou as duas esculturas Nariz Marom. Na verdade, as esculturas não têm nariz algum. Nuas e de costas, debruçadas, têm quadradinho recortado entre as duas bandas dos bumbuns.

Por uma escada, você pode “escalar” as altas pernas das esculturas e espiar pelo quadradinho para assistir ao vídeo que mostra dois homens (políticos de todas as partes do mundo, é o que dizem) se alimentando com mingau e cantando We Are the Champions.

14 – Horsepower

Metrô Jinonicka, Praga 5.

Além dos dois Pegasus (nome dado às esculturas) que você vê na imagem, há outro próximo.

O grupo escultórico foi criado por David Černý como referencia à antiga fábrica de motores para aviões e carros, antes localizada bem ali.Pegasus era o nome que identificava alguns dos motores. Tem explicação. O nome do industrial tcheco dono da indústria era Walter e o sobrenome, Pegas. Na área da antiga fábrica está em implantação um novo bairro, e é napraça de acesso, chamada Waltrovka, aonde desfilam os  Pegasus idealizados por Černý.

15- O rei Venceslau e o cavalo morto

Galeria Lucerna, entre Štěpánská 61 e Vodičkova 36, Praga 1.

Na Galeria Lucerna, em Praga 1, uma das atrações é o Kino Lucerna, um dos cinemas mais antigos da capital tcheca. Em frente ao Kino está bizarra obra de Černý.Enorme, a escultura mostraum cavalo morto, de pernas paracima, e São Venceslau montado na barriga dele.

A Galeria Lucerna é verdadeiro paraíso para quem aprecia arte contemporânea. Além de exposições frequentes, ali são usuais os lançamentos de livros e shows culturais. Há também o Music Bar, um dos recantos musicais mais badalados na capital tcheca.

16- Beetle

BB Centrum, Želetavská 1525/1, Praga 4.

A mais recente criação de David Cerny é um Porsche 911 contorcionista. Em tamanho real,  trespassada por enorme alfinete, a obra é formada por 11 segmentos e é movimentada por meio de um sistema hidráulico. Com os movimentos, alteram as cores metálicas, que remetem às do besouro. A obra chama-se Beetle  (Besouro) – apelido do fusca da VW. “Ferdinand Porsche, nascido em Vratislavice nad Nisou, é o pai do fusca, e o Porsche 911 é obviamente baseado no Beetle. Portanto, é um laço de carro tcheco-alemão”.

17- Naufrágio (em construção)

Estação de metrô Nové Butovice, Praga 13.

A escultura, por muitos chamada Naufrágio do Titanic, é definida por “a representação do  caminhar da intelectualidade no século 20”. Černý  criou o conceito e o seu parceiro, o arquiteto Tomáš Císař, projetou. Por enquanto, não é possível ver o navio completo, em escala 1x1. A Incorporadora  Trigema  promete a conclusão (prédio e escultura) para até 2024.

Bônus, fora de Praga - Ladão

Museu de Arte Moderna, Denisova 824, Olomouc.

Por estes tempos, o ladrão que você vê alçando a balaustrada do Museu de Arte de Olomouc está vestido com macacão antivírus. Trata-se de homenagem para as pessoas da cidade que se unem para auxiliar seus vizinhos. Foi inaugurada em maio de 2017 e a cada hora se movimenta, a esgueirar-se rumo ao seu intento.

 

Fotos gentilmente cedidas por Jana Novotná do blog czechbyjane.com.

Cinco excelentes motivos para ir a Praga, na República Tcheca

Ainda tem gente que estranha quando recomendo que vá a Praga. Se você é um desses, que não imagina porque a capital da República Tcheca deve ser visitada, veja cinco bons motivos. E faça as malas.

Arte Cultura Dica de local Experiencia de viagem Patrimonio Sonhe
Filmes que levam você de Nárnia até Viena, sem sair da Tchéquia

Por toda a República Tcheca, cidades e vilas foram e são cenários para filmes famosos, como As Crônicas de Nárnia – o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa; e o Ilusionista, que coloca Viena em diferentes recantos de Tchéquia. Várias localidades tchecas criaram roteiros que levam a conhecer os belos cenários que conhecemos através dos filmes.

Arte Cultura Sonhe
Cinco filmes de terror gravados na República Tcheca

A República Tcheca é cheia de belezas. Mas graças a arquitetura milenar bem preservada, também possui cenários arrepiantes. Ideal para filmes de terror, como estes que listamos.

Arte Arte