14 visitas para uma divertida viagem a Praga com a família

Praga é uma cidade ‘family-friendly’. Por suas dimensões, pela facilidade de locomoção e pela ampla oferta de atrações para baixinhos e grandinhos. Uma viagem à capital tcheca é certeza de aprendizagem e diversão.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Agosto 12, 2020

A cidade que normalmente nos dá as boas-vindas à República Tcheca é Praga. Por isso, vamos repassar a oferta da cidade para as famílias – antes de seguirmos para outras paragens.

Nossa recomendação é considerar esta viagem como um momento para compartilhar tempo, divertir-se e aprender a cultura do país. Ou seja, vamos esquecer um pouco a rotina e o relógio – exceto o Relógio Astronômico, esse vai encantar as crianças – e concentremo-nos em passear e desfrutar sem medo de deixar de ver alguma coisa. Colecionemos experiências em lugar de monumentos.

  1. Castelo de Praga.

Com este nome se reconhece o maior conjunto de palácios do mundo, já que não abriga apenas uma fortaleza, mas também a catedral gótica de São Vito, a basílica de São Jorge, o Palácio Real e várias galerias. O melhor, pelas dimensões, é fazer uma visita guiada, mas nada impede de perambular por conta própria.  

As crianças vão gostar de observar a troca da guarda e a visita aos estábulos. Outro lugar que não se deve perder é a Viela Dourada, uma rua onde se alinham uma série de casas com alegres fachadas coloridas que, em outros tempos, abrigavam artesãos e alquimistas da corte. No número 22 viveu Kafka, mas talvez esta informação não emocione muito os pequenos.

  1. Museu do Brinquedo.

Dentro dos limites do Castelo de Praga está este espetacular museu que abriga brinquedos dos últimos quatro séculos, provenientes da coleção particular de Ivan Steiger, que é a maior do mundo. A exposição inclui desde brinquedos da Grécia antiga até mais recentes, passando por brinquedos de madeiras, ursinhos de pelúcia e as mais antigas Barbies do planeta. Os fãs de Star Wars também encontrarão uma boa variedade de objetos. É um programa certeiro para crianças, mas também para pais e avós, que certamente terão doses de nostalgia infantil. A reabertura do museu está prevista para setembro de 2020.

Outra atração adequada para crianças é o Museu de Miniaturas –com obras tão curiosas como una Torre Eiffel de 3,2 mm–,o Museu das Marionetes, o Museu do Lego, e o Museu Técnico –sobretudo se viaja com adolescentes.

  1. Torre Petřín.

Desde o castelo se pode continuar a jornada subindo com o funicular que leva ao alto do monte de  Petřín, onde está uma construção inspirada na Torre Eiffel de Paris, construída para a  Exposição Universal de Praga em 1891. Além de subir na torre e de passear por uma bonita alameda de rosas, outra visita imperdível é o Labirinto de Espelhos, que está instalado dentro de uma construção que se parece com um castelo. Risos garantidos com os espelhos côncavos e convexos, que refletem imagens muito baixas, muito magras, muito gordas... Todo o entorno, com suas incríveis vistas, é perfeito para descansar ou improvisar um piquenique nas áreas gramadas.

  1. Zoológico de Praga.

Toda criança, especialmente as menores, gosta de ver animais. Então, por que não levá-las ao zoológico de Praga? Este local, onde a fauna é protagonista, tem sua origem em 1881 e está classificado como um dos melhores da Europa. Conta com mais de 700 espécies, entre elas tapires da Malásia e leões asiáticos. Além dos diversos hábitats e espetáculos, as crianças podem passear de pônei, brincar em aldeias miniatura ou provar tortinhas com xarope de caramelo na cantina.

  1. Teatro Nacional de Praga.

Crianças começam a amar aquilo que conhecem. Por isso, não perca a oportunidade de levá-los a uma apresentação de teatro, ópera ou balé em um lugar privilegiado como o Teatro Nacional de Praga. A monumentalidade do edifício e seus suntuosos interiores já serão para eles uma grande experiência. E às vezes há espetáculos que combinam efeitos multimídia, o que certamente lhes agradará. Quando for organizar sua viagem, leve em consideração que há descontos para crianças nas apresentações matutinas e vespertinas.

  1. Museu da Agricultura.

É difícil escolher entre as dezenas de museus que se localizam na capital tcheca. No entanto há um, pouco turístico, que traz uma possibilidade de dois-por-um: exposição de máquinas que chamam a atenção e vistas panorâmicas assombrosas.  Depois de ver os tratores e exposições especiais para crianças do Museu da Agricultura, pode-se subir ao terraço, onde está um bonito jardim com colmeias, e de onde se pode ter uma vista de 360 graus da capital, com seus característicos telhados, torres e pontais.

Perto deste museu, no mesmo bairro de Letná, está um agradável parque onde os mais ativos da família poderão correr. E, se quiser fazer um agrado, ali se encontra o Hanavsky Pavillion, um bonito pavilhão construído para a Expo de 1891, que abriga um renomado restaurante.

  1. Passeio em barco pelo rio Moldava.

Além de ser uma pequena aventura, navegar pelo Moldava é perfeito para descansar do tranco da viagem. Aqui duas opções – ainda que existam mais: 1) Subir em barcos de madeira do Prague Venice Boat Tour que conservam esse ar histórico que tanto nos agrada. Os tíquetes incluem visita ao Museu da Ponte Carlos, sorvete e cerveja grátis.

2) Outra opção é a Companhia de navegação a vapor de Praga, a mais antiga da cidade, que tem linhas regulares e  leva os passageiros em antigos vaporetos até o zoo, por exemplo.

  1. Papilonia, a Casa das Borboletas.

Poucos prazeres tão simples podem ser tão gratificantes quando observar um ambiente repleto com as borboletas mais bonitas do planeta. E elas voam felizes no hábitat criado em Papilonia, com uma temperatura constante de 26°C e 80% de humidade. A cenografia se inspirou no templo de Angkor Vat, no Cambodja.  Centenas de borboletas voando entre a vegetação e as esculturas formam uma imagem onírica que só se encontra ali.

  1. Parque Stromovka.

A capital tcheca conta com mais de 200 espaços verdes, alguns com impressionantes jardins barrocos, outros mais selvagens…e com Stromovka, que seria o Central Park de Praga. Um lugar prefeito para passear, deitar-se na grama, patinar ou dar de comer aos patos. Se vai estar vários dias em Praga, reserve um tempo para fazer um piquenique e visitar o Planetário (que tem uma das maiores cúpulas do mundo).

  1. Aquapalace.

Se você viaja no verão, há um lugar que não pode deixar de visitar – o Parque Aquático Aquapalace. Não porque seja muito diferente de outros, mas só porque de vez em quando é bom uma descarga de adrenalina ou dar um mergulho quando faz calor. Ele fecha as 10 da noite, então pode ser um bom plano para uma tarde de descanso depois de uma manhã de museus. O complexo também conta com uma área de bem estar e espaços esportivos.

  1. Museu de Karel Zeman.

Este museu vai encantar as crianças mais ‘cinematográficas’ já que apresenta de forma lúdica e interativa o universo de Karel Zeman. Este diretor de cinema, autor de ‘O fabuloso mundo de Julio Verne’ e ‘O fabuloso Barão Munchausen’, esteve no topo da cinematografia tcheca do século XX. O mais divertido da visita é a possibilidade de usar antigas câmeras fotográficas e de cinema para emular os efeitos especiais que usou em seus filmes. A entrada ao museu inclui um passeio pelo rio Moldava.

  1. O Mundo das Medusas.

No original espaço chamado Svět Medúz, situado no último andar do centro comercial de Arkády Pankrác, está a maior exposição de medusas de Europa. Mais de 10.000 medusas, incluída a mais venenosa do mundo, a Carukia barnesi, estão distribuídas em 38 aquários com formatos esféricos. A iluminação, projeções em 3D e efeitos audiovisuais evocam o mundo submarino onde estas singulares criaturas são protagonistas.

  1. Vistas da Torre da Prefeitura.

Uma vista panorâmica que ninguém da família esquecerá é a que se tem do alto da Torre da Prefeitura,  na Praça da Cidade Velha. Desde esse ponto se pode ver as torres, pontais e telhados da capital. Além disso, se pode aproveitar a visita e ver os belos salões da Prefeitura e presenciar o espetáculo do Relógio Astronômico, que já comentamos anteriormente.

  1. Aquário de Praga.

Além do zoológico, outra opção para ver animais, desta vez marinhos, é o Aquário de Praga. A instituição começou com pequenos tanques onde viviam pequenas espécies, mas hoje já conta com 100.000 litros que abrigam até mesmo tubarões. Os pequenos podem assistir o momento de alimentação dos animais.

Na página web do Turismo de Praga encontrará mais atividades para fazer em família.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Um relógio, vinte segundos, mil turistas

A beleza do Relógio Astronômico de Praga é imensa. Seu espetáculo nas horas cheias é um show à parte. Mas requer pontualidade.

Experiencia de viagem
Aonde iniciar-se no mundo do vinho tcheco

Para os amantes da enogastronomia, um dos grandes prazeres de uma viagem a Tchéquia é, sem dúvida, a oportunidade de descobrir sua enorme variedade de vinhos. Para este objetivo, o ideal é visitar o sul da Morávia, aonde são produzidos mais de 96% dos vinhos tchecos.

Experiencia de viagem
Olomouc, um dos encantos do cársico da Morávia

Em Olomouc e região, no Cársico da Morávia, sobram originalidades. A começar por cavernas que guardam pinturas rupestres, uma delas, a mais antiga do gênero, em Tchéquia . “Fazenda” de borboletas e presépio mecânico high tech estão na lista de atrações de Olomouc.

Experiencia de viagem