Viagem Vitual à cidade Tcheca sede da Škoda

Fique em casa por conta do isolamento social, porém, não se distancie do mundo. Nossa dica de hoje é a visita virtual a Mladá Boleslav, a cerca de 70 km de Praga. Segunda maior cidade da Boêmia Central, Mladá Boleslav, sede da Škoda, é ótimo destino, inclusive para famílias com crianças.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Março 03, 2020

Durante a quarentena imposta pela covid-19, o lazer, fundamentalmente virtual, pode alegrar nossa vida, além de enriquecê-la. Aprofundar conhecimentos sobre temas que apreciamos é uma opção, ainda mais prazerosa quando descortina lugares que desejamos visitar, quando tudo passar. Segunda maior cidade da Boêmia Central (depois de Praga), Mladá Boleslav abriga a sede e a planta industrial da Škoda, interessante museu interativo, ciclovias  e  inúmeras outras atividades e atrações.

O Castelo de Mladá Boleslav, localizado no Centro Histórico da cidade, é a sede principal do Museu Mladoboleslavska. A construção do castelo foi iniciada na segunda metade do século 10, porém, as fundações originárias do atual perfil arquitetônico datam da virada do século 15.  A exposição permanente é seccionada, com a primeira parte dedicada à história da região. Os temas abordam costumes folclóricos, vida social, produção agrícola, e outros. A visita virtual mostra a cidade e região, em vídeo produzido pelo centro local de informações (Infocentrum Mladá Boleslav).

A história do desenvolvimento da cidade é estreitamente ligada à indústria automobilística. Fundada como castelo pelo rei Boleslav II na segunda metade do século 10, nos séculos 17 e 18 Mladá Boleslav era importante centro judeu.

A partir do século 19, iniciou a caminhada para tornar-se promissor polo regional, com a fundação de escolas, equipamentos culturais, preservação histórica e o parque industrial da Laurin & Klement – a atual  Škoda, uma das mais antigas fábricas de automóveis do mundo, subsidiária do Grupo Volkswagen.

É fascinante a visita à sede da Škoda em Mladá Boleslav. Há tours com diferentes apelos, e visitar o Museu Škoda é imperdível. Nele, há ala dedicada às crianças - passado o período de isolamento social, será possível visitar a ala e fazer o tour, que é interativo e transcorre em companhia do mascote da Škoda.

Famílias em viagem com crianças encontram outro imperdível passeio em Mladá Boleslav - o Palácio Municipal Templ. Para os pequenos, o palácio criou espaço arqueológico ao ar livre, parte integrante do museu e sua programação. Ali, série de interessantes atividades aguardam a garotada.

As crianças poderão experimentar a prática da arqueologia; tentar a sorte na busca em caixa de areia repleta de “tesouros”; reconstruir parte de centro eslavo do século 10, com peças que incluem forno e tear funcional; conhecer máquina medieval de cerco. Ainda, há no espaço a Rocha dos Deuses, obra interativa de caráter cultural. Trata-se de caminho com vários obstáculos a superar, até levar a bola ao topo da escultura.

Para todas as idades, a exposição permanente do Palácio Municipal  Templ revela pesquisas e descobertas de arqueólogos, incluídas as mais recentes. Há galeria para exposição de artistas e amadores, locais e do mundo inteiro – fotógrafos,  ceramistas, pintores, escultores; multimidia que utiliza telas sensíveis ao toque e uma especial, de plasma, para projeção no piso.

Mladá Boleslav atende também aos que apreciam atividades ao ar livre - por exemplo, os ciclistas. Na cidade há boa rede de pistas – uma delas chega até o complexo da Skoda. Norte a Sul, Leste a Oeste, a República Tcheca é entremeada por extensa rede de ciclovias administradas pelo Clube Tcheco de Turistas  (Klub Českých Turistů, acrônimo KČT). São muito bem sinalizadas, com boa estrutura para descanso, e percursos que atravessam belíssimas paisagens e levam a conhecer castelos, vilas históricas, monumentos.

Para a agenda da sua (breve) viagem futura a Tchéquia, anote como chegar a Mladá Boleslav, por  trem ou ônibus, em viagem com duração de  pouco além de uma hora.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Viagem Vitual à cidade Tcheca sede da Škoda

Fique em casa por conta do isolamento social, porém, não se distancie do mundo. Nossa dica de hoje é a visita virtual a Mladá Boleslav, a cerca de 70 km de Praga. Segunda maior cidade da Boêmia Central, Mladá Boleslav, sede da Škoda, é ótimo destino, inclusive para famílias com crianças.

Experiencia de viagem
Pilsen, dourada, refrescante e genial

Quando Pilsen é mencionada, o que primeiro vem à mente é uma espumosa cerveja gelada. Tem mais. Ao visitá-la, você encontrará próspera cidade industrial, com muito estilo e encantador centro histórico. E quando você entra na personalidade dela, descobre alguns formidáveis recantos.

 

Experiencia de viagem
O castelo de Praga pelas mãos de Jože Plečnik

No início do século 20, o famoso arquiteto esloveno Jože Plečnik trabalhou no Castelo de Praga. Foi responsável pelo projeto de reforma dos jardins na área sul do castelo; o Jardim das Muralhas; e de alguns interiores, incluída a residência do presidente.

Experiencia de viagem