Telč, um ‘lugarzinho’ na República Tcheca.

O impagável Luis Fernando Veríssimo dizia que o melhor jeito de contar vantagem de uma viagem é falar de um ‘lugarzinho’ que só você conhece... Bom, Telč é um destes lugarzinhos que com certeza vai fazer inveja em muita gente.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Novembro 26, 2020

É uma cidade minúscula. Mas adorável. Nascida como uma fortificação na idade média, cercada por três lagos, destinada a proteger a rota comercial entre Boêmia, Morávia e Áustria, Telč foi ganhando importância. No início da Renascença, o nobre Zacarias de Hradec, dono do castelo local, resolveu remodelar a propriedade, acrescentando grafitos nas paredes externas e estuco e ornamentos nos cômodos internos. 

E aí parou. Do século 14 até o 21, a cidade é praticamente a mesma. O que faz dela um ‘lugarzinho’ encantador, bem ao estilo do que pregava o escritor Luis Fernando Veríssimo no conto ‘Lugarzinhos’ – um local que quase ninguém conhece e que quem tem a sorte de visitar pode contar vantagem em uma roda de conversa.

Além do castelo do Zacarias, que pode ser visitado, a cidade tem também uma igreja, fruto da contrarreforma no século 16, de cuja torre a vista é bárbara; e uma praça principal, (bom, é a única praça), composta por dezenas de casas com fachadas renascentistas preservadas, além de uma fonte barroca do século 18. Todo esse cenário (a palavra é adequada, já que vários filmes foram gravados ali), fez com que a cidade fosse incluída na lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO.

Conhecer Telč é um programa lindo e rápido – a cidade é de fato pequenina, um ‘lugarzinho’ mesmo. Muita gente combina com outros locais, como Česky Krumlov ou Trebič, ou inclui a cidade no caminho entre Viena e Praga, ou entre Česke Budejovice e Brno, para citar só alguns.

Seja como for, não perca a chance de conhecer Telč. Um lugarzinho que vai fazer seu cunhado morrer de inveja.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Se você acha que o turismo industrial é maçante, pense em fábrica Tcheca de cerveja

Qual é a primeira lembrança que vem à mente quando alguém fala com você sobre turismo industrial? Talvez uma fábrica em ruínas ou empresa aonde você tenha que usar casaco e botinhas de plástico... Se sim, esqueça e junte-se a nós na jornada por estações de trem, minas e fábricas na República Tcheca, as quais foram convertidas em locais de passeio e lazer.

Experiencia de viagem
Os adoráveis mercadinhos de Natal

Várias cidades da República Tcheca têm mercadinhos de Natal. Descubra por que eles são tão adoráveis.

Experiencia de viagem
Premiados, os vinhos tchecos ganham fama

Trazer para casa medalhas conquistadas em concursos internacionais já é hábito para os produtores de vinhos tchecos. Entre os prêmios recentes estão 16 medalhas de ouro e uma de platina, enquanto ultrapassa a 350 o número de medalhas de bronze. Na Morávia do Sul estão 95% dos grandes vinhedos tchecos, enquanto na Boêmia prevalecem as pequenas castas familiares.

Experiencia de viagem