Telč, um ‘lugarzinho’ na República Tcheca.

O impagável Luis Fernando Veríssimo dizia que o melhor jeito de contar vantagem de uma viagem é falar de um ‘lugarzinho’ que só você conhece... Bom, Telč é um destes lugarzinhos que com certeza vai fazer inveja em muita gente.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Novembro 26, 2020

É uma cidade minúscula. Mas adorável. Nascida como uma fortificação na idade média, cercada por três lagos, destinada a proteger a rota comercial entre Boêmia, Morávia e Áustria, Telč foi ganhando importância. No início da Renascença, o nobre Zacarias de Hradec, dono do castelo local, resolveu remodelar a propriedade, acrescentando grafitos nas paredes externas e estuco e ornamentos nos cômodos internos. 

E aí parou. Do século 14 até o 21, a cidade é praticamente a mesma. O que faz dela um ‘lugarzinho’ encantador, bem ao estilo do que pregava o escritor Luis Fernando Veríssimo no conto ‘Lugarzinhos’ – um local que quase ninguém conhece e que quem tem a sorte de visitar pode contar vantagem em uma roda de conversa.

Além do castelo do Zacarias, que pode ser visitado, a cidade tem também uma igreja, fruto da contrarreforma no século 16, de cuja torre a vista é bárbara; e uma praça principal, (bom, é a única praça), composta por dezenas de casas com fachadas renascentistas preservadas, além de uma fonte barroca do século 18. Todo esse cenário (a palavra é adequada, já que vários filmes foram gravados ali), fez com que a cidade fosse incluída na lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO.

Conhecer Telč é um programa lindo e rápido – a cidade é de fato pequenina, um ‘lugarzinho’ mesmo. Muita gente combina com outros locais, como Česky Krumlov ou Trebič, ou inclui a cidade no caminho entre Viena e Praga, ou entre Česke Budejovice e Brno, para citar só alguns.

Seja como for, não perca a chance de conhecer Telč. Um lugarzinho que vai fazer seu cunhado morrer de inveja.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Cinco lugares românticos em Praga, na República Tcheca

Se a novela da sua vida levar você e seu amor a Praga, anote esses cinco cantinhos muito românticos para as cenas do próximo capítulo.

Experiencia de viagem Itinerários Sonhe
Tábor e os Hussitas

É muito provável não haver na República Tcheca uma cidade mais misteriosa e perturbadora do que Tábor. O seu perfil, com vários monumentos e multicor, exibe edifícios renascentistas, com rica decoração.  Surpresas presentes também nos subterrâneos, que escondem um labirinto de túneis e adegas interconectados.

Experiencia de viagem
Brno, uma descoberta a cada movimento

Brno é uma das cidades tchecas que mais repercutem na mídia. Muito é escrito sobre suas atrações turísticas, de palácios aos subterrâneos. Mas, Brno tem outro lado atrativo – o da tecnologia. No mais, as inúmeras facilidades para locomoção animam vivenciar cada diferente aspecto da cidades e arredores.

Experiencia de viagem
Pacotes