Telč, um ‘lugarzinho’ na República Tcheca

O impagável Luis Fernando Veríssimo dizia que o melhor jeito de contar vantagem de uma viagem é falar de um ‘lugarzinho’ que só você conhece... Bom, Telč é um destes lugarzinhos que com certeza vai fazer inveja em muita gente.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Novembro 26, 2020

É uma cidade minúscula. Mas adorável. Nascida como uma fortificação na idade média, cercada por três lagos, destinada a proteger a rota comercial entre Boêmia, Morávia e Áustria, Telč foi ganhando importância. No início da Renascença, o nobre Zacarias de Hradec, dono do castelo local, resolveu remodelar a propriedade, acrescentando grafitos nas paredes externas e estuco e ornamentos nos cômodos internos. 

E aí parou. Do século 14 até o 21, a cidade é praticamente a mesma. O que faz dela um ‘lugarzinho’ encantador, bem ao estilo do que pregava o escritor Luis Fernando Veríssimo no conto ‘Lugarzinhos’ – um local que quase ninguém conhece e que quem tem a sorte de visitar pode contar vantagem em uma roda de conversa.

Além do castelo do Zacarias, que pode ser visitado, a cidade tem também uma igreja, fruto da contrarreforma no século 16, de cuja torre a vista é bárbara; e uma praça principal, (bom, é a única praça), composta por dezenas de casas com fachadas renascentistas preservadas, além de uma fonte barroca do século 18. Todo esse cenário (a palavra é adequada, já que vários filmes foram gravados ali), fez com que a cidade fosse incluída na lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO.

Conhecer Telč é um programa lindo e rápido – a cidade é de fato pequenina, um ‘lugarzinho’ mesmo. Muita gente combina com outros locais, como Česky Krumlov ou Trebič, ou inclui a cidade no caminho entre Viena e Praga, ou entre Česke Budejovice e Brno, para citar só alguns.

Seja como for, não perca a chance de conhecer Telč. Um lugarzinho que vai fazer seu cunhado morrer de inveja.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Buscando Alfons Mucha pela República Tcheca

Nas famosas capitais mundiais você verá exposições das obras que tornaram famoso o pintor, ilustrador e designer gráfico tcheco Alfons Mucha, um dos principais expoentes do movimento Art Nouveau.

Arte Experiencia de viagem
Terezín, não esquecer para não Repetir

Terezín, que fica a menos de uma hora ao norte de Praga, é o único campo de concentração da era nazista no território tcheco. É importante conhecer as partes mais truculentas da história para evitar a recorrência, pois esquecer poderia ser um grande erro. Ao visitá-lo, nos surpreende alguns aspectos da fortaleza, assim como da população que lá esteve reclusa.

Experiencia de viagem
O verão em Tchéquia espera por você, repleto de novidades

Finalmente, chegou (20 de junho) o verão 2020 na República Tcheca. Embora oficialmente a estação termine a 22 de setembro, várias atrações criadas especialmente para o verão se estenderão até outubro, e outras serão perenes. Veja só.

Experiencia de viagem
Pacotes