Telč, um ‘lugarzinho’ na República Tcheca
O impagável Luis Fernando Veríssimo dizia que o melhor jeito de contar vantagem de uma viagem é falar de um ‘lugarzinho’ que só você conhece... Bom, Telč é um destes lugarzinhos que com certeza vai fazer inveja em muita gente.
Por: Luiz Fernando Destro
Publicado: Novembro 26, 2020
É uma cidade minúscula. Mas adorável. Nascida como uma fortificação na idade média, cercada por três lagos, destinada a proteger a rota comercial entre Boêmia, Morávia e Áustria, Telč foi ganhando importância. No início da Renascença, o nobre Zacarias de Hradec, dono do castelo local, resolveu remodelar a propriedade, acrescentando grafitos nas paredes externas e estuco e ornamentos nos cômodos internos.
E aí parou. Do século 14 até o 21, a cidade é praticamente a mesma. O que faz dela um ‘lugarzinho’ encantador, bem ao estilo do que pregava o escritor Luis Fernando Veríssimo no conto ‘Lugarzinhos’ – um local que quase ninguém conhece e que quem tem a sorte de visitar pode contar vantagem em uma roda de conversa.
Além do castelo do Zacarias, que pode ser visitado, a cidade tem também uma igreja, fruto da contrarreforma no século 16, de cuja torre a vista é bárbara; e uma praça principal, (bom, é a única praça), composta por dezenas de casas com fachadas renascentistas preservadas, além de uma fonte barroca do século 18. Todo esse cenário (a palavra é adequada, já que vários filmes foram gravados ali), fez com que a cidade fosse incluída na lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO.
Conhecer Telč é um programa lindo e rápido – a cidade é de fato pequenina, um ‘lugarzinho’ mesmo. Muita gente combina com outros locais, como Česky Krumlov ou Trebič, ou inclui a cidade no caminho entre Viena e Praga, ou entre Česke Budejovice e Brno, para citar só alguns.
Seja como for, não perca a chance de conhecer Telč. Um lugarzinho que vai fazer seu cunhado morrer de inveja.