Telč, um ‘lugarzinho’ na República Tcheca

O impagável Luis Fernando Veríssimo dizia que o melhor jeito de contar vantagem de uma viagem é falar de um ‘lugarzinho’ que só você conhece... Bom, Telč é um destes lugarzinhos que com certeza vai fazer inveja em muita gente.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Novembro 26, 2020

É uma cidade minúscula. Mas adorável. Nascida como uma fortificação na idade média, cercada por três lagos, destinada a proteger a rota comercial entre Boêmia, Morávia e Áustria, Telč foi ganhando importância. No início da Renascença, o nobre Zacarias de Hradec, dono do castelo local, resolveu remodelar a propriedade, acrescentando grafitos nas paredes externas e estuco e ornamentos nos cômodos internos. 

E aí parou. Do século 14 até o 21, a cidade é praticamente a mesma. O que faz dela um ‘lugarzinho’ encantador, bem ao estilo do que pregava o escritor Luis Fernando Veríssimo no conto ‘Lugarzinhos’ – um local que quase ninguém conhece e que quem tem a sorte de visitar pode contar vantagem em uma roda de conversa.

Além do castelo do Zacarias, que pode ser visitado, a cidade tem também uma igreja, fruto da contrarreforma no século 16, de cuja torre a vista é bárbara; e uma praça principal, (bom, é a única praça), composta por dezenas de casas com fachadas renascentistas preservadas, além de uma fonte barroca do século 18. Todo esse cenário (a palavra é adequada, já que vários filmes foram gravados ali), fez com que a cidade fosse incluída na lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO.

Conhecer Telč é um programa lindo e rápido – a cidade é de fato pequenina, um ‘lugarzinho’ mesmo. Muita gente combina com outros locais, como Česky Krumlov ou Trebič, ou inclui a cidade no caminho entre Viena e Praga, ou entre Česke Budejovice e Brno, para citar só alguns.

Seja como for, não perca a chance de conhecer Telč. Um lugarzinho que vai fazer seu cunhado morrer de inveja.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Paisagens e natureza de tchéquia

A República Tcheca tem uma grande reserva natural, realmente muito bonita.

Experiencia de viagem
Ignis Brunensis, o festival que pontilha os céus de Brno com pirotecnia artística e shows de drones

A cada ano, Brno reinventa suas atrações festeiras, muitas delas estendidas por vários dias e com atrações paralelas ao evento principal. Exemplo é o Festival Ignis Brunensis, que é anual e tem por cenários principais a Represa de Brno e o Castelo Špilberk.

Experiencia de viagem
Por que Praga chama Praga?

Essa é uma pergunta recorrente. E para a qual não existe uma resposta conclusiva. Uma coisa é certa: não tem nenhuma relação com pragas no sentido de pestes, doenças ou qualquer coisa assim. 

Experiencia de viagem
Pacotes