Teatro negro de Praga,magia em família

O Teatro Negro de Praga é hipnótico, tanto para adultos quanto para crianças. Tahiel, o caçula dos três membros do blog argentino Magia en el Camino, compartilha a sua experiência mágica.

Por: Aldana e Dino

Publicado: Março 23, 2020

Enquanto nós três saboreávamos delicioso trdelnik (massa de farinha doce enrolada em espeto, assada na brasa e pode ser recheada com creme, chocolate e frutas), e observávamos a igreja de Tyn, surpreendidos pela sua beleza, meus pais começaram a falar sobre o Teatro Negro de Praga.

- Temos que assistir uma peça no Teatro Negro. Não é possível que estejamos na cidade onde esse tipo de arte foi desenvolvido, e não a apreciemos, disse minha mãe.

- Vamos programar, mas eu não sei como vamos fazer com Tahiel, respondeu meu pai.

Tahiel vinha a ser eu, o filho - então com dois anos de idade – desse casal de viajantes. Naquele momento, eu não sabia que existia um teatro ao qual chamavam de ‘negro’. O que significaria esse nome? Qual teatro é ’negro’ – aquele onde nada é visto?

Como se tivesse adivinhado meu pensamento, minha mãe me disse que esse tipo de teatro é baseado na incapacidade do olho humano em distinguir preto sobre preto. Assim, aparecem em cena apenas objetos em cores distintas do preto, os atores usam trajes pretos e atuam em fundo preto. No caso de trajes em cores distintas, jogos de luzes, sombras e as acrobacias imprimem ao Teatro Negro características diferentes àquelas dos demais.

Com auxílio da iluminação, em cena aparecem (desde que não tenham a cor preto) objetos a se mover ‘no espaço’. Além disso, se objetos e atores não ostentarem esta ausência de cor, os jogos de luzes, sombras e acrobacias dão a este característica diferente a de outros tipos de teatro.

Enquanto minha mãe explicava, eu pensava que tudo estava muito bem, mas não entenderia uma palavra em tcheco. Felizmente, ela imediatamente acrescentou que a maioria dos trabalhos é silenciosa e que, portanto, o principal são a música e as mímicas encenadas.

Enquanto eu os ouvia, fiquei um pouco preocupado. Meus pais não sabiam como eu iria me comportar. Não porque eu poderia causar muitos problemas, mas eu poderia me entediar e incomodar os outros espectadores. Para evitar problemas, eles foram ao teatro mais cedo, pegaram os ingressos e disseram ao funcionário que íamos ficar na última fileira para estar mais perto da porta e, se necessário, sair o mais rápido possível.

Antes, passeamos pela praça principal de Praga, e pela décima vez cruzamos a Ponte de Carlos. Quando chegou a hora, fomos em direção ao teatro. Na pequena sala, com fraca iluminação, nos acomodamos atrás de todos, mesmo assim, estávamos próximo ao palco. Tive a sensação que, até mesmo, todos ouviram o estalo do beijo que dei em minha mãe.

Em alguns minutos, as luzes se apagaram, e eu fiquei totalmente cativado pela música, as roupas fluorescentes, danças e os objetos voadores. Não apenas não me mexi nem falei, mas aplaudi e exclamei nos mesmos momentos que os demais o fizeram.

Adorei. Gostei muito e meus pais ficaram felizes. Eu acho que não apenas eles, mas também o garoto que acomodaram na sala do teatro. À saída, compraram um doce e alguns brinquedinhos, com os quais brinquei, feliz, no hotel.

No quarto, meus pais disseram que o Teatro Negro consistia em maravilhosa experiência para desfrutar junto com a família, e o fechamento ideal para um dia divertido de passeio pela cidade.

Convido você a ler mais sobre minhas viagens na coluna: Te cuento del camino lo que vi

Informações práticas

O Teatro Negro mencionado no conteúdo, Black Light Theatre Srnec, encena como programa perene a obra Anthology, sempre atualizada com novas encenações. Endereço: Palác Savarin, Na P íkopě 10, Praga 1 - Nové Město (Cidade Nova). A duração do espetáculo é de 90 minutos, com intervalo. No link indicado, datas, horários das apresentações e preços de ingressos.

Srnec (sobrenome de Jiř í, inventor, fundador e diretor artístico) é o primeiro Teatro Negro do mundo. Fundado em 1961, funciona em pequena sala, porém, o trabalho é de grandes e excelentes dimensões. O entourage é fascinante. Os efeitos provocados sobre adereços e objetos parecem movê-los no espaço, com vida própria. Simplesmente imperdível.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Pardubice, destino muito atrativo e pouco conhecido

Por trem ou carro, em uma hora desde Praga, sentido leste, você chegará a Pardubice (a menos de três horas de Alicante, na Espanha, em voo direto de companhia low cost). É muito interessante conhecer esta cidade, devido a tudo que oferece, e utilizá-la como ponto de partida para visitar toda a República Tcheca, pois ela possui ampla rede de entroncamentos ferroviários, que distribui viajantes pelo país.

Experiencia de viagem
Em Kroměříž, no jardim das delícias da Morávia

Há muitos extraordinários complexos palacianos na República Tcheca. Nové Hrady, na Boêmia; as residências da Família Liechstenstein, ao sul da Morávia; em Valtice e Lednice; e o conjunto que abriga o Castelo de Praga. Dentre eles, se apenas um pudesse ser escolhido, a minha opção seria pelo conjunto palaciano de Kroměříž.

 

Experiencia de viagem
Castelo de Cesky Krumlov

Se você chegou até esse texto, já teve ter intenção de conhecer o belo castelo de Cesky Krumlov. O complexo faz parte da área da cidade reconhecida como Patrimônio da Humanidade da UNESCO e é passeio imperdível na República Tcheca.

Experiencia de viagem