Tchéquia no verão, experiências refrescantes junto à água

Embora as temperaturas na República Tcheca durante o verão não sejam sufocantes, vale praticar algumas atividades para se refrescar junto à água e apreciar as paisagens do País de uma perspectiva inusitada. Nesta lista você encontrará opções para divertir-se em rios, reservatórios, lagos e canais. Selecione qual deles mais atrai você e bom divertimento.

Por: Pepa Garcia

Publicado: Julho 05, 2022

Você já planejou suas férias de verão na República Tcheca? É possível que tenha se perguntado se fará muito calor neste país da Europa central... Não se preocupe. Geralmente, durante a temporada de verão os termômetros marcam não mais do que 25 graus e, em certos lugares, 30 graus. Se você gosta de um mergulho, encontrará muitas ofertas em parques aquáticos, piscinas, lagos, rios, spas... além de bom número de experiências muito divertidas que têm a água por protagonista. A seguir, relacionamos algumas opções.

Passeio romântico de barco no rio Moldava, ao largo de Praga

Passeios e cruzeiros por rios tchecos

Pelo rio Moldava

Descobrir a monumentalidade de Praga a deslizar pelo rio Moldava, com suas pontes, as torres e os palácios que poderá observar facilmente é ainda mais emocionante se você navegar em barcos de época, em lanchas ou em gôndolas. Uma proposta divertida durante o verão é fazer a travessia em barco a vapor desde Praga até Slapy (cerca de 30 km).  

Você também pode se encorajar a fazer um itinerário náutico pelo Moldava entre České Budějovice e a cidade alemã de Hamburgo. O passeio se dá em pequenas embarcações, com roteiro que passa pela cidade de Hluboká nad Vltavou, com o seu romântico palácio; junto às barragens de Orlík e Slapy; por Praga e Mělnik. A partir desta cidade, o Moldava deságua no Elba e segue para o norte, até a Alemanha.

Os rios Elba e Ploučnice se encontram em Děčín.

Pelo rio Morava

Se você organizou seu roteiro fora de Praga, ainda assim poderá vivenciar belas experiências aquáticas, como navegar pelo rio Morava desde Olomouc (de maio a outubro) enquanto desfruta de romântico jantar ou ouve o barqueiro contar histórias sobre a cidade e os costumes locais.

Pelo rio Kamenice

Se você quer uma experiência em plena natureza, terá que ir ao Parque Nacional da Suíça Boêmia, onde a vegetação se mostra transbordante em cada recanto. Lá é possível navegar pelo rio Kamenice, entre desfiladeiros cobertos de grandes samambaias, rochas atapetadas de musgo e casinhas aconchegadas em lugares improváveis. O passeio oferece tantos cartões postais românticos que você não conseguirá parar de fotografar.

O rio Polečnice, que passa por Český Krumlov, é afluente do Moldava.

Através de um meandro do Moldava

Algumas atividades perto da água vão um pouco mais longe e convidam retroceder há vários séculos. Um deles é o passeio romântico em jangada de madeira, ao longo de um meandro do Moldava, na altura de Český Krumlov. Ao ritmo do balseiro, ou mesmo do grupo musical que acompanha a embarcação, você descobrirá o perfil dessa cidade do Sul da Boêmia que parece saída de um conto de fadas. É uma experiência que proporciona, inclusive, formar ideia de como, na região, eram transportados em épocas passadas a madeira e outros produtos, como o sal.

Passeio pelo Canal de Bat'a é excelente pedida.

Canais que contam histórias

Admirar as atrações naturais e culturais do país a partir dos canais, seja navegando ou seguindo o itinerário por terra, é outra maneira original de descobrir perspectivas inusitadas da República Tcheca.

Canal de Bat'a

Entre as propostas mais atraentes para o verão está o Canal de Bat'a, na Morávia do Leste. Essa engenhosidade foi idealizada pelo prodigioso empresário calçadista Tomáš Baťa. Além de transformar a cidade de Zlín e os processos industriais, Bat'a planejava usar esse canal para trazer materiais para suas fábricas (ele não chegou a ver o canal concluído). Atualmente, seu uso é totalmente turístico e famílias com crianças, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida muito apreciam navegar por aquele canal, no trecho entre Kroměříž e Hodonín. O itinerário completo, com 13 comportas e inúmeras pontes, ultrapassa os 50 quilômetros. As opções para velejar são variadas - em barco turístico, pilotando lancha etc. Aqui vai proposta tentadora - combinar a travessia com pedaladas pela ciclovia paralela ao rio.

Canal náutico Schwarzenberg

Para explorar este canal histórico, dirija-se às Montanhas Šumava, na Boêmia do Sul. O nome do canal deve-se ao conde João Nepomuceno I, da Família Schwarzenberg, que ordenou a construção ao final do século 18. Considerado Monumento Nacional da República Tcheca, o Canal náutico Schwarzenberg une os afluentes do rio Moldava com o Danúbio. Dos seus 90 quilômetros, 400 metros passam dentro de um túnel. O canal não é navegável, porém, é margeado por ciclovia turística com 14 quilômetros de extensão, que permite desfrutar do frescor da paisagem, de grandes florestas, observar pontes e comportas e imaginar a missão original desse canal – servir como meio de transporte de madeira para Viena, na Áustria.

Reservatório de Lipno oferece várias atividades esportivas.

Atividades em reservatórios

Reservatório de Lipno

Para experimentar a experiência de capitanear um navio basta ir ao Reservatório de Lipno, a cerca de 30 quilômetros de Český Krumlov. O maior reservatório da República Tcheca (44 quilômetros de comprimento e 10 quilômetros de largura) permite que você se torne um “capitão de navio”, programa possível entre julho e outubro de cada ano. Você pode praticar outras atividades, como paddle surf e passeio em pedalinhos. Há atrações fora da água, como ciclismo por belas rotas, pistas para patinação, mirantes de parar o coração e relaxantes spas. No Lipno.info você encontrará todas as opções.

A partir do Reservatório de Orlik, barcos levam até Zvíkov.

Reservatório de Orlik

Desde o Reservatório de Orlík, que tem o maior volume de água no País, partem barcos que vão para Zvíkov (a partir de 1º de julho de cada ano). Aqui, você poderá desembarcar para admirar o Castelo de Zvíkov, que foi a sede dos primeiros reis tchecos. No reservatório você poderá pescar e mergulhar. É comum aos mergulhadores submergirem para apreciar a antiga Igreja de Těchnice, que foi coberta pelas águas.

Reservatório de Brno

Se você visitar a República Tcheca em julho (2022), poderá assistir a uma maravilhosa queima de fogos no Reservatório de Brno. A 25ª edição do Festival Ignis Brunensis, que foi iniciada em 11 de junho, iluminará as noites da capital da Morávia do Sul até o dia 23 de julho.  

Canoagem nas corredeiras do rio Moldava.

Canoagem em águas bravas

Além das experiências tranquilas em barcos turísticos ou percorrendo canais históricos, também é possível se divertir na água. Os tchecos adoram canoagem e até fazem passeios de vários dias em corredeiras as mais extremas. Claro que para praticar este esporte é fundamental conhecer o grau de descida e um pouco sobre o próprio rio. Na República Tcheca, é utilizado o sistema alpino, que distingue duas categorias de rios - calmo (ZW) e selvagem (VW), que se dividem em seis outros tipos.

O rio mais procurado para canoagem é o Moldava (Vltava). Parte desse rio atravessa o Parque Nacional Šumava, o que implica, obrigatoriamente, solicitar permissão para descer o rio (informações em tcheco, mas com boa tradução instância). Não é necessário trazer nenhum material, pois tudo pode ser alugado na Ingetour ou na Rafting Krumlov. Aqueles que são mais dedicados a esse esporte podem considerar uma escapadela temática de rafting, como a descida do Sázava, afluente do Moldava que possui corredeiras emocionantes. Ao longo do rio há grande número de parques para campismo e empresas de aluguel de equipamentos, para que a aventura comece e termine aonde o viajante decidir.

Você pode gostar...

Funcionalismo, Bat'a e singularidades de Zlín

Brno, uma descoberta a cada movimento

Cinco motivos para visitar Český Krumlov

Manual básico para cervejeiros novatos (com Rota Cervejeira em Praga)

Nas viagens turísticas espaciais, a República Tcheca faz de você o astronauta da vez

Com uso de alta tecnologia, o Planetário de Praga coloca você em ‘excursões espaciais’ que incluem dar volta à Terra junto com Yuri Gagarin, vestir traje espacial e viajar no ônibus Atlantis e, levado pelo módulo Eagle, pisar na Lua ao lado de Neil  Amstrong e, como ele fez na ocasião, celebrar Dvorák.

Arte Cultura
Filmes que levam você de Nárnia até Viena, sem sair da Tchéquia

Por toda a República Tcheca, cidades e vilas foram e são cenários para filmes famosos, como As Crônicas de Nárnia – o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa; e o Ilusionista, que coloca Viena em diferentes recantos de Tchéquia. Várias localidades tchecas criaram roteiros que levam a conhecer os belos cenários que conhecemos através dos filmes.

Arte Cultura Sonhe
Kvantario, a galáxia virtual que espera por você em Benešov, a 32 km de Praga

Para os fãs de ficção científica e os entusiastas de tecnologias digitais há verdadeiro paraíso em Benešov, cidadezinha bem próxima à capital tcheca. Esse paraíso é Kvantario, galáxia virtual de entretenimento para jovens, adultos e famílias com crianças.

Arte Cultura Experiencia de viagem
Pacotes