České Budějovice a a Boêmia Do Sul

Mais conhecida por sua ligação com a cerveja, České Budějovice tem uma interessante Cidade Antiga, na qual se destaca a espetacular Praça Maior.

Por: José Miguel Redondo

Publicado: Novembro 12, 2019

A grande praça quadrada da Boêmia do Sul

Quando, em meados do século 13, a família Rosenberg aglutinava todo o poder da Boêmia do Sul, o rei Přemysl Otakar II encarregou Hirzo, homem da sua confiança, para fundar na região uma nova e importante cidade, a fim de enfraquecer o domínio e a influência daqueles que construíram imponente castelo em Český Krumlov.

A figura do monarca é lembrada até hoje em České Budějovice – o nome dele foi dado a uma grande praça, considerada entre as maiores e mais ‘perfeitas’ da Europa. Mas, a verdade é que a cidade fez a si própria, mediante o movimento comercial e industrial por parte da burguesia da época, emergente e enérgica. Esta burguesia soube aproveitar as suas forças para modelar espaço feito conforme os seus desejos. Assim, o Barroco e o Renascimento se infiltraram em prédios suficientemente distantes da aristocracia, para o lugar onde seria a parada importante na rota do sal, entre Praga e Linz (Áustria), e onde o progresso do continente depositara as suas melhores fichas. Este foi um dos lugares onde nasceram as ferrovias, na versão tracionada por cavalos.

České Budějovice é algo como o quadrado do círculo. Eu me explico: se olhamos do alto, percebemos que a Cidade Antiga é praticamente redonda, seguindo a estrutura de uma fortificação defensiva medieval, e com o aproveitamento de situação privilegiada – a confluência dos rios Moldava e Malše. Portanto, falamos de um local que não é aleatório, mas estratégico naquele período de instabilidade na Boêmia, durante o qual a força de famílias como os Rosenberg colidiu com o poder real. Český Krumlov está a apenas 30 quilômetros de České Budějovice - fundada em 1265 e hoje capital da Boêmia do Sul. A quadratura nos oferece o lugar mais central, importante e pitoresco da cidade, que outro não é senão a Praça Přemysl Otakar II.

A praça quadrada de Přemysl Otakar II

Com lados de 133 metros, que resultam em um hectare, nasceu uma das mais belas praças da República Tcheca. A profusão de arcos, e cada qual deles, dá acesso a uma série de edifícios completamente diferentes entre si, imersos em cores, nos estilos Barroco e Renascentista. Talvez, o edifício de maior destaque seja a Prefeitura, com algumas curiosas calhas que reproduzem dragões, e as estátuas que representam a Justiça, Coragem, Sensatez e Cautela, assentadas no topo desta que é uma das construções mais elegantes da cidade.

No coração de  České Budějovice, as atividades das diferentes guildas (associações medievais que reuniam pessoas de mesmos ofícios) nos legaram deliciosas e delicadas composições, presentes em cada uma das casas. Nas ruas calçadas em pedras, anualmente é realizado um extraordinário Mercado de Natal que coloca a Boêmia do Sul dentre os destinos essenciais a vivenciar naquela agradável época do ano.

O centro da praça é dominado por uma estátua barroca do herói Sansão, representando a força da cidade - essencial para entender a região.

A Torre Negra

Para quem busca boas vistas, é a Torre Negra que as oferece. Seus 72 metros de altura - ao longo dos quais, diz a lenda, aparece a personificação da morte -, é o paradigma panorâmico-urbanístico da capital da Boêmia do Sul, uma vez que teve a dupla função de torre religiosa e fortaleza. Subir ao topo é um grande apelo. Compensa desde a entrada, quando nos fixamos nas portas de madeira profusamente decoradas, as quais representam verdadeiro prodígio do artesanato medieval.

Junto à torre está a Catedral de São Nicolau, construída sob os cânones do barroco tcheco - visita igualmente imperdível.

Ao sair da praça e caminhar por uma das principais ruas circundantes - como Česká ou Hroznová -, passamos por encantadoras vitrinas, lojas de curiosas antiguidades e, é claro, pelas cervejarias onde é servida a cerveja Budweiser - a Budvar real e original, que não deve ser confundido com a marca americana. Você pode visitar a fábrica e entender mais sobre o ouro líquido tcheco mais conhecido e procurado por quem aprecia boa cerveja.

Em suma, České Budějovice é uma visita absolutamente aconselhável, acessível por transporte público ou privado.

 

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Em Prachatice, ciclismo de luxo até para os acomodados

O Sul da Boêmia é um festival de lagos e regiões úmidas, que avançam por ricas florestas e vilas repletas de encanto. Nestas, as casas ostentam fachadas de autêntico estilo barroco popular. Não obstante suas belezas, esta porção da Tchéquia passa despercebida, por ter como vizinhos dois destinos internacionais dentre os mais famosos do país – as célebres cidades termais de Karlovy Vary e a mágica Český Krumlov. Contudo, o Sul da Boêmia é um dos lugares favoritos dos tchecos, para desfrutar das férias. Então, vamos saber o que eles sabem.

Experiencia de viagem
Carnavais na Tchéquia, uma tradição que conquistou a UNESCO.

O Carnaval não é uma celebração exclusiva do Brasil, Uruguai, Veneza ou Tenerife. Ele alcança a República Tcheca, por exemplo, em Hlinsko, aonde essa festa foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Como você imagina que os tchecos festejam o carnaval? Vão disfarçados, vão desfilar, vão ter pratos especiais para esta data? Podemos dizer que de tudo um pouco, e que os tchecos não perdem a oportunidade de se divertir.

Experiencia de viagem
Hradec nad Moravicí: inspiração para fadas

O complexo palaciano Hradec nad Moravicí foi reconhecido como o cenário mais apropriado para um conto de fadas em toda a República Tcheca e é tão fotogênico que nunca para de colher corações nos stories do Instagram. Ao visitar a região da Morávia e Silésia, no nordeste do país, marque um encontro com a magia e a arte no castelo da família Lichnovský de Voštice.

Experiencia de viagem
Pacotes