Tchéquia ao ar livre
Que falta nós sentimos dos espaços abertos, do Sol, da Natureza! Tanto que muitos manifestam o desejo de, quando possível sair em férias, escolher destino que ofereça muitas oportunidades para passar momentos ao ar livre. A República Tcheca pode ser excelente escolha...
Por: Jess Garbarino
Publicado: Dezembro 14, 2020
Que tal férias ao ar livre, curtindo paisagens deslumbrantes?
A República Tcheca tem alguns recantos bem conhecidos por tchecos, mas pouco visitados pelos turistas. Aproveite a próxima oportunidade para descobrir o Parque Nacional Šumava, Český ráj (Paraíso da Boêmia), České Švýcarsko (Suíça da Boêmia), o Parque Nacional de Krkonoše (Montanhas Gigantes), Moravský kras (Cársico da Morávia) e Lipno.
Parque Nacional Šumava
Protegido como Reserva da Biosfera pela UNESCO, o Parque Nacional Šumava oferece paisagens plenas de poesia em seus lagos glaciais, florestas centenárias, rios de águas cristalinas e o belo vale do rio Vydra. Para conhecer essa área protegida é aconselhável fazer excursões aos seus dois lagos mais famosos: Diablo (Čertovo) e Negro (Černé), aos seus miradouros e recantos encantadores como o bosque Boubín , que tem abetos, faias e bordos de mais de 300 anos.
Krkonoše, as montanhas gigantes
A duas horas de carro a nordeste de Praga está o Parque Nacional Krkonoše , recanto privilegiado que abriga as montanhas tchecas mais altas e as florestas mais exuberantes. No inverno, quando repleta de neve, é ideal para esquiar, enquanto no verão a temperatura é bem amena, criando condições perfeitas para caminhadas e vários outros esportes.
České Švýcarsko, a Suíça Boêmia
Território coberto de florestas, com rios que se estendem entre desfiladeiros e rochedos de enormes dimensões, o Parque Nacional da Suíça Boêmia (České Švýcarsko) é considerado um dos mais belos do país e de toda a Europa Central. As paisagens podem ser descobertas durante caminhadas, ciclismo ou escalada. Após um dia inteiro de atividades ao ar livre, é possível hospedar-se em um castelo repleto de história.
Český ráj, o paraíso boêmio
A uma hora de carro de Praga, o panorama muda radicalmente - as torres são feitas de rocha sólida e os castelos erguem-se à beira de penhascos perturbadores. Chegamos ao Paraíso da Boêmia (Český ráj) , um geoparque reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da humanidade. Lá, estranhas formações rochosas erguem-se altas e verticais em direção ao céu, tornando-se desafio instigante para escaladores e caminhantes.
Moravian Karst, ou Cársico da Morávia
O sumidouro cársico mais profundo da Europa fica na República Tcheca, a poucos quilômetros da cidade de Brno. Sua queda de 140 metros desde a superfície até o fundo seco (mais outros 50 metros que ficam inundados) serve de cenário para algumas lendas. O local é conhecido como Abismo de Macocha e possui uma interessante caverna que pode ser visitada de barco.
Lipno
Quando os tchecos pensam em férias familiares, tanto no inverno quanto no verão, Lipno é sempre uma das opções favoritas. Localizado em frente a um grande reservatório, onde é possível praticar esportes náuticos e cercado por suaves morros para esquiar, o local tem opções para todas as estações do ano. A oferta do destino tornou-se ainda mais interessante desde a instalação de um caminho elevado a 40 metros do solo, que ao longo de 675 metros atravessa a copa das árvores para chegar ao final do percurso até a imponente torre de observação, de onde se pode apreciar o magnífico ambiente natural.
Para desfrutar no outono
Durante os meses de setembro a dezembro , as paisagens são revestidas de tons ocres e dourados, as temperaturas caem um pouco e a natureza se torna bela e irresistível na República Tcheca.
Onde dormir?
Em Tchéquia, há sempre uma pequena cidade encantadora perto de cada parque nacional que completa a experiência para os viajantes que procuram escapar das grandes cidades.