Se você acha que o turismo industrial é maçante, pense em fábrica tcheca de cerveja

Qual é a primeira lembrança que vem à mente quando alguém fala com você sobre turismo industrial? Talvez uma fábrica em ruínas ou empresa aonde você tenha que usar casaco e botinhas de plástico... Se sim, esqueça e junte-se a nós na jornada por estações de trem, minas e fábricas na República Tcheca, as quais foram convertidas em locais de passeio e lazer.

Por: Pepa Garcia

Publicado: Janeiro 21, 2021

A alma industrial da República Tcheca estende-se por fábricas, antigos depósitos, minas antes abandonadas, estações de trem e locais aonde a arte e a cultura são mostradas ao visitante com toque atualizado e moderno. O turismo industrial na Europa, cada vez mais em voga, não só consegue alimentar a nossa curiosidade como permite preservar o patrimônio, ao mesmo tempo, recuperar memórias para as novas gerações.

Muitos de nós somos atraídos por edifícios e locais com certo toque velado, longe dos locais turísticos ou que passam despercebidos quando não somos acompanhados por conhecedor local. Todos gostamos de nos sentir únicos quando viajamos (e na vida cotidiana também). O que é mais autêntico do que passear por edifícios e bairros marcados pela vida cotidiana de pessoas comuns, operários, mineradores, cervejeiros ou ferroviários?  

Este roteiro turístico industrial pode começar em Praga que, além de ser a capital, é uma das portas de entrada habituais quando viajamos para a República Tcheca e seguimos para visitar Pilsen, Děčín, Ostrava e Brno.

Antigo matadouro em Praga: Jatka 78

espaço Jatka 78 acolhe grande variedade de artes cênicas, galerias, teatro alternativo e até circo. Os antigos matadouros do distrito de Holešovice, que funcionaram até 1983, voltaram à vida  de forma diferente. O gênio criativo e os jovens que aqui têm suas residências artísticas ocupam seus amplos espaços.

A presença desse tipo de espaços multifuncionais na cidade  favorece o encontro entre os artistas e o público que foge dos circuitos turísticos convencionais. Completar a visita clássica à capital com passeio por esses espaços renovados que acolhem interessantes exposições, ou assistir a uma peça de teatro de fantoches permite sentir o verdadeiro pulso da evolução da arte contemporânea. E se, além disso, você pode relaxar em um bistrô, pouco mais poderia ser pedido.

Fábrica desmontada em Praga: Vnitroblock

Você pode passar um dia inteiro no Vnitroblock e ainda não terá participado em todas as atrações disponíveis. Esse espaço industrial, que permanece sob olhar atento de antiga fábrica, é um centro comercial e de lazer difícil de definir, mas que tem tudo para o lazer. Se você precisa de tênis para a prática de esportes poderá comprar na Footshop, loja especializada que vende edições limitadas. Se gosta de limonada caseira ou de café vá a Signature, cafeteria onde tudo é instagramável (passível de publicar no Instagram). Há quanto tempo não vai ao cinema? No Pidikino você desfrutará de ampla tela em acolhedora sala que exibe filmes e documentários.

A expressão corporal através da dança também tem seu espaço – e seu público – no Setor, estúdio que oferece aulas de dança e outras atividades relacionadas à essa prática. Continuando com as artes, você não pode ignorar a galeria DBG; o espaço de teatro Uprostred, aonde o grupo Losers Cirque Company se apresenta com  frequência; e o estúdio Musician & Factory, lugar aonde grandes músicos se inspiram e onde você pode dar os primeiros passos nessa arte inscrevendo-se em um workshop.

Temos certeza que você não sairá de Vnitroblock de mãos vazias,  porque se passar na frente de Papavera será impossível resistir à tentação de levar algumas flores.

Estação de ônibus em Pilsen: Depo2015

A reforma de antiga estação rodoviária, testemunha de milhares de histórias do cotidiano fez parte do projeto apresentado pela cidade de Pilsen quando, em 2015, a cidade foi eleita Capital Europeia da Cultura. Desde então, o fluxo diário de viajantes cedeu espaço para atividades artísticas, áreas de trabalho e para relaxamento.

Os armazéns e pátios do Depo2015 abrigam espaços para coworker, exposições interativas, jardins comunitários, estúdios de arte, salas de concerto, residências artísticas e workshops relacionados com tecnologia e arte. Em certas datas, eles também são o centro das atenções, uma vez que suas instalações abrigam festivais e outros grandes eventos.

Mas nem tudo é voltado para arte ou viveiros de artistas. O Depo2015 é definido como espaço aberto ao público como meio de intercâmbio de ideias e cultura. Famílias com crianças são bem-vindas e há espaços equipados para elas, assim como interessantes workshops para crianças.

Fábrica de cerveja em Děčín: Centrum Pivovar

Em um país como a República Tcheca, onde há séculos a cerveja faz parte do DNA, ganharam segunda vida fábricas como a da cidade de Děčín, que funcionava nos séculos 17 e 18. A vocação  do Centrum Pivovar continua industrial, com tetos muito altos, chaminés elegantes e paredes de tijolo à vista, mas existem alguns elementos modernos que não destoam.

São espaços repletos de lojas, galerias de arte e propostas para o  entretenimento. Quando se visita o norte do país, é parada interessante para comprar lembrancinhas, comer em bom restaurante, apreciar exposição de arte ou, porque não, tomar uma cerveja!

Antiga mineradora em Ostrava: DOV

O itinerário de turismo industrial continua no nordeste da Tchéquia, na cidade mineira de Ostrava, conhecida durante o período comunista da então Tchecoslováquia como "o coração de aço da República". Este grande recinto, onde o carvão foi extraído e o ferro foi produzido entre 1828 e 1998 foi restaurado para oferecer vários espaços de interesse. É aconselhável visitar o complexo DOV (Dolní Vítkovice), que se tornou espaço educacional e de lazer com opções para todas as idades.

Todos os anos, milhares de visitantes passam pelo complexo para ver o seu Alto Forno e descobrir acerca do trabalho dos mineiros; o Gong, um antigo tanque de gasolina convertido em sala de conferências; o Pequeno Mundo da Técnica U6, atração voltada especialmente para famílias; e o Grande Mundo da Tecnologia, onde a ciência é a protagonista.

Veja também a Torre Bolt, construída em homenagem a Usain Bolt, atleta muito querido na cidade que em diversas ocasiões participou na competição de atletismo Zlatá Tetra.

Merece menção especial Hlubina, o bairro cultural que se tornou o epicentro da criação de artistas de todos os tipos, tais como músicos, escultores, designers etc. No verão, é comum o Hlubina receber festivais animados como Beats for Love (n.t.: música eletrônica) e Colors of Ostrava (n.t.: músicas dos mais variados gêneros e países, Brasil incluído).

Estação ferroviária histórica de Brno: Malá Amerika

Mais do que parecerem antigos, os armazéns da estação ferroviária de Brno remetem a um grande cenário de cinema, por conta da sua bela arquitetura. É comum ver ali sessões de fotografia de moda ou de recém-casados engalanados, posando neste belo lugar. Seu nome curioso, Malá Amerika (Pequena América), refere-se à sua função de armazenamento de cargas para distribuição no continente americano.

É curioso que aquelas instalações com as quais se pretendia expandir a estação, construída entre 1894 e 1897, se tenham tornado em um dos espaços mais procurados para a realização de feiras, eventos e festas. É um bom lugar para sentir a vida social de Brno  e interagir com os habitantes locais e vizinhos. No espaço são organizados interessantes festivais. É  aconselhável consultar a agenda online, para você não perder nada que lhe possa interessar.

Depois dessa viagem “industrial” pela República Tcheca, você ainda acha que esse tipo de turismo é enfadonho?

 

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Os segredos do cristal da Boêmia

Com história que remonta ao século 13 e auge alcançado durante os séculos 17 e 18, o cristal da Boêmia é um dos símbolos de excelência da Europa Central. Em especial na República Tcheca, famosas peças continuam a ser produzidas de forma inovadora.

Experiencia de viagem
No leste da boêmia, pardubice é a cidade com aroma de mel e o paraíso do pão de gengibre

Pardubice é convite à esquecer tudo o mais, curtir e saborear objetos e personagens de contos de fadas, feitos com massa de pão de gengibre. Festas, desfiles, folclore, tudo gira em torno do pão de mel, mas tem mais nessa bela cidade. Prove um bocado.

Castelos e Palácios Dica de local Experiencia de viagem Sabores
Cinco atrações assombradas da República Tcheca

Lendas sobre assombrações fazem parte da história de atrativos lugares na República Tcheca. Conheça algumas.

Arquitectura Aventura Castelos e Palácios Cultura Cultura Experiencia de viagem
Pacotes