Rotas de carro pela República Tcheca para descobrir o país no seu próprio ritmo

Percorrer a República Tcheca de carro é uma das melhores propostas para conhecer à vontade, com total liberdade, tanto as grandes atrações turísticas do país como aqueles lugares pitorescos aonde as viagens organizadas não chegam. Estes passeios rodoviários podem ser feitos durante todo o ano, para desfrutar em três ou quatro dias.

Por: Pepa Garcia

Publicado: Setembro 06, 2022

Como você pode imaginar, as possibilidades são infinitas quando se trata de organizar uma rota de carro pela República Tcheca. Cada passeio revela diferentes facetas do país. Você poderá optar por conhecer o aspecto mais romântico da Tchéquia – rota que liga os castelos e palácios; homenagear a natureza nos seus muitos espaços naturais; visitar cidades termais e relaxar nos seus espaços, ou mesmo misturar um pouco de tudo e obter interessante miscelânea. Apontamos para você três rotas de carro a partir de Praga, que tem ampla oferta para locação.

 

Rota 1 - Boêmia Sul e Oeste de carro

Com uma extensão de cerca de 800 quilômetros, esta road trip pelo Sul e Oeste da Boêmia requer, no mínimo, cinco dias. Se quiser fazer com tranquilidade, reserve uma semana. Não dispõe desse tempo? É possível selecionar uma seção e encurtar a duração. Este roteiro é ideal para os amantes do bem-estar, gastronomia e lugares charmosos, já que, em apenas duas horas de estrada, a azáfama da capital tcheca é substituída por florestas exuberantes e cidades cercadas por nascentes que marcam trajetórias térmicas históricas.

Cidades termais - Os primeiros dias podem ser dedicados a conhecer o Triângulo Termal Tcheco formado por Karlovy Vary, Mariánské Lázně e Františkovy Lázně. Nos arredores há outras atrações bem bacanas, como a cidade e o Castelo de Loket, a cidade de Cheb e o Castelo e Palácio Bečov, que abriga o famoso Relicário de Santo Mauro.

Pilsen (Plzeň) e České Budějovice - Continuamos pela rota 1, mas mudamos de rumo para seguir em direção à Boêmia do Sul, fazendo duas paradas anteriores. Uma delas em Pilsen (Plzeň), para descobrir o berço da cerveja tcheca e visitar a fábrica Pilsner Urquell. A outra será em Hluboká nad Vltavou e seu romântico castelo branco – um dos mais belos da Tchéquia. A poucos quilômetros de distância fica a capital da Boêmia do Sul, České Budějovice, que possui a maior praça do país e abriga a cervejaria Budweiser Budvar.

Estrada Český Krumlov - Usando a cidade de Český Krumlov como base, você poderá visitar dois outros destaques da rota 1. Holašovice, cujas fazendas do século 18 estão incluídas na lista da Unesco, e Český Krumlov - uma das cidades medievais mais românticas da República Tcheca.

Se ainda houver tempo, adicione dois lugares ao itinerário de carro – rota 1. Třeboň, cidade localizada entre florestas exuberantes e aonde você pode saborear as melhores carpas; e Jindřichův Hradec, sede de elegante palácio renascentista. Desta cidade você retorna a Praga, que fica a apenas 140 quilômetros.

Rota 2 - Descubra a natureza da Boêmia do Norte de carro

Os amantes da natureza muito apreciarão o passeio de carro pela rota 2, embora o veículo ficará estacionado enquanto você participa nas excursões e atividades pelos arredores naturais da Boêmia do Norte. No Nordeste da Tchéquia há ambientes de grande beleza e magia, que valem o passeio – uma viagem por cerca de 400 km por roteiro que liga as principais atrações.

Paraíso Tcheco, etapas para bela viagem – O primeiro destino da rota 2 da sua viagem de carro por Tchéquia está a apenas 90 km de Praga. Trata-se do Paraíso Tcheco, ou Český ráj. Basta sair do carro para se apaixonar pelos magníficos afloramentos rochosos e gargantas de arenito das Rochas de Prachov. É um lugar para explorar sem pressa, mas sabendo que a poucos quilômetros de distância você poderá visitar castelos e palácios, tais como os de Hrubá Skála, Trosky, Kost e de Sychrov. São atrações que merecem uma parada.

Liberec - Após o primeiro dia da rota 2, você poderá continuar até Liberec, cidade natal de Ferdinand Porsche. Liberec, que oferece ótimos serviços aos turistas, dentre as atrações tem o Pico Ještěd, o mais alto da região, a 6 km do centro urbano. No cimo do Ještěd há hotel e restaurante com vistas espetaculares. Acordar neste lugar consiste em experiência inesquecível.

Parque Nacional da Suíça Boêmia - A viagem proposta pela rota 2 pode continuar para levar você a descobrir o Parque Nacional da Suíça Boêmia, ou České Švýcarsko, outro dos espaços naturais imperdíveis na República Tcheca. Embora a sua imagem mais conhecida seja a magnífica Porta de Pravčická brána, o maior arco rochoso natural da Europa, os interiores reservam muitas surpresas, como a possibilidade de navegar de jangada ao longo do rio subterrâneo Punkva. A excursão ao arco rochoso só pode ser feita de abril a outubro.

Děčín - A próxima parada da rota 2 de carro pela República Tcheca é Děčín, cidade que está sempre no radar dos amantes da Via Ferrata, pois oferece 14 opções para essa modalidade de escalada, para todos os níveis de experiência. A região é ideal para andar de bicicleta, ou mesmo participar no famoso GreenWay - a Rota do Rio Elba, itinerário da rede europeia Eurovelo que percorre mais de mil quilômetros em diferentes países, dos quais 400 km atravessam o território tcheco.

 

Rota 3 - Morávia de carro, em uma semana

Este último percurso de carro pela República Tcheca tem extensão de cerca de 900 quilômetros e permite descobrir as principais atrações da Morávia do Sul. Algumas das cidades mais emblemáticas do país estão localizadas nessa região. Uma delas é Kutná Hora, cujo centro histórico é protegido pela Unesco e outra, Litomyšl, berço natal de Bedřich Smetana, um dos grandes compositores tchecos da música clássica. Outra parada essencial na rota 3 é o Castelo de Bouzov, que oferece visão da casa dos Cavaleiros Teutônicos e suas muitas obras de arte. Depois, você seguirá para a bela cidade de Olomouc, com sua famosa Coluna da Santíssima Trindade.

Kroměříž e Brno - A viagem pela rota 3 pode continuar com a visita ao Palácio do Arcebispo em Kroměříž, antes de chegar a Brno. Esta cidade é perfeita para ficar alguns dias, desfrutar de sua atmosfera animada e de lá seguir para explorar o Moravia Karst (Moravský kras) - maior área cársica da República Tcheca e lugar essencial para admirar impressionantes catedrais formadas por estalagmites e os infinitos abismos.

Lednice-Valtice e Mikulov – Antes de encerrar o passeio pela rota 3 e retornar a Praga, sugerimos a você fazer duas paradas - uma na Paisagem Cultural de Lednice-Valtice e outra, em Mikulov, cercada por vinhedos - aproveite para visitar uma vinícola, aprender sobre o vinho da Morávia e saboreá-lo.

 

Você pode gostar

República Tcheca, planos românticos para dois

Cinco passeios para fazer com as crianças em Praga

Mikulov, mais do que cidade, é grande lenda do Sul da Morávia

PlanTchequia: o canal de podcasts da República Tcheca

A República Tcheca lança PlanTchequia, seu canal de podcasts para trazer informações, dicas e sugestões das melhores atrações do país. Faça Seu Plano e Papo Tcheco já têm episódios disponíveis nas principais plataformas de áudio, e também no YouTube.

Aventura Experiencia de viagem Itinerários Sonhe
Štramberk: uma mandíbula, muitas orelhas e todo o encanto

A torre gótica de Trúba está há pelo menos sete séculos sobre a colina aonde se espalha a cidade tcheca de Štramberk. Uma mureta serpenteia colina acima e o conjunto de casas antigas evoca cenários mágicos de histórias que merecem ser contadas, como a do maxilar de uma criança neandertal e aquela das orelhas dos tártaros.

Aventura Experiencia de viagem Itinerários
Cinco corridas de rua na República Tcheca

Gosta de correr? Gosta de viajar? Gosta de combinar as duas coisas? Então conheça cinco opções de corridas na República Tcheca. Depois é só calçar o tênis, pegar o passaporte e correr para o aeroporto.

Aventura Bem estar Esportes
Pacotes