República Tcheca, férias em família

A República Tcheca é o país perfeito para desfrutar de férias muito especiais em família. Um número infinito de motivos e atrações que fascinam adultos e crianças tornam este destino o lugar ideal para vivenciar e compartilhar grandes experiências.

Por: Monika Araujo

Publicado: Janeiro 09, 2020

Você e a sua família apreciarão experiências que, além de divertir e coroar as férias, ensinam muito. É isso que faz da República Tcheca o destino ideal para visitar junto com nossos filhos. Viajar é educar, e a viagem à Tchéquia nos ensinou muitas coisas.

Praga: dias de contos

Não há nada como encontrar um lugar que faça você se sentir protagonista de uma história. Um lugar tão bonito como este sempre será um sucesso, mas se também conseguirmos combinar a rota de suas ruas pitorescas, seus ícones mais famosos, como a Ponte de Charles, o Castelo com seu beco dourado e o relógio astronômico da praça, com paradas tão apetitosas  para as crianças quanto museus, teatros e labirintos, é garantido o sucesso da diversão. Não podemos esquecer de fazer visita muito especial aos cisnes, em rua do bairro Malá Strana,  para alimentá-los e aproveitar o lugar onde estão esses animais amigáveis para apreciar uma das vistas panorâmicas mais bonitas e fotografadas da cidade.

Atividades para crianças em Praga: há muitas. Nós desfrutamos de:

  • Labirinto dos espelhos: deste labirinto, trago jarros de sorrisos. A nossa filha adorou. Ali tivemos grandes momentos. É parada obrigatória, divertidíssima, sobretudo se você viaja com os pequenos.
  • O Mirante de Petřín: localizado próximo ao labirinto de espelhos. Será muito interessante descobrir esta pequena réplica do último andar original da Torre Eiffel. Você subirá 299 degraus (pode optar por elevador ou pelo funicular) e, uma vez no topo, colherá uma bela vista da cidade.
  • Museu de Brinquedos: este pequeno museu repleto de brinquedos antiquíssimos será um dos passeios mais interessante para as crianças - a nossa filha adorou. Há uma incrível coleção de bonecas, como as Barbies, os bonecos de Guerra nas Estrelas e muito mais.
  • Museu de Karel Zeman: este é outro pequeno museu, localizado no centro da cidade. Além de ter um pequeno espaço e área infantil, é muito curioso descobrir como, no passado, eles fizeram os efeitos especiais dos filmes. Você pode fazer parte de muitos efeitos. As crianças ficaram de boca aberta.
  • Espetáculo no Teatro Nacional de Marionetes "Don Giovanni": não podíamos sair de Praga sem desfrutar de um de seus shows mais famosos, estrelado por marionetes e baseado na música de Mozart, compositor muito presente na República Tcheca.
  • Passeio em barquinho pelo Moldava: outra grande atração para crianças pequenas é fazer um tranquilo passeio em barquinho.
  • Torres: suba em todas as torres que puder - na torre da Ponte de Carlos, na torre do relógio astronômico etc. As torres e os castelos são lugares que as crianças realmente gostam de visitar.

Olomouc: fator surpresa

Todo mundo conhece Praga, não há dúvida sobre isso, mas, e as cidades que se escondem ao seu redor? Muitas vezes, as mais desconhecidos são as que mais nos surpreendem, e esse sentimento de surpresa foi o que tive com a tímida Olomouc, na República Tcheca. Uma vez  descoberta, Olomouc "prende você", e não deseja deixá-lo escapar.

Depois de passar com a família alguns dias fantásticos na cidade mais conhecida da  República Tcheca, Praga, chegou a hora de descobrir Olomouc. Para tanto, viajamos em confortável trem, em percurso de cerca de duas horas desde a capital tcheca.

Olomouc resultou em cidade repleta de surpresas. Acima de tudo, o melhor foi descobrir sua grande riqueza cultural. Além de aprender muito sobre história e arte, combinamos a visita com spas e zoológicos – soma perfeita para curtir nossa viagem em família.

Atividades infantis

  • Museu Arquidiocesano: a descoberta de bonita carruagem mostrada no filme “Sissi a Imperatriz” nos manteve impactados o dia todo. Descobrir como era a vida de Mozart foi mais do que interessante. Você vai adorar, seus filhos vão adorar.

-  Praça principal:  além de sediar os ícones mais famosos da cidade, é uma praça muito familiar. Até mesmo, no verão uma das suas fontes se torna uma pequena piscina para crianças. É nesta praça que todos os anos é montado em Olomouc o mercado de Natal.

  • Relógio astronômico: os bonecos giratórios do relógio astronômico de Olomouc não são imagens religiosas, mas simpáticas figuras de trabalhadores, algo que é divertido, curioso e diferente. Além disso, o relógio transmite e nos proporciona desfrutar de três diferentes canções.
  • Museu de Arte Contemporânea: além de apreciar o acervo, a partir do museu você terá panorâmica com as melhores vistas da cidade.
  • Aquaparc: outro sucesso seguro, e um lugar que as crianças não querem perder.  É um parque aquático que, além do mais, tem enormes tobogãs e grandes espaços para crianças – sucesso multiplicado por dois.
  • Zoo: se você tiver oportunidade de incluir na viagem a ‘companhia’ de animalzinhos, já sabe, dedicar algumas horas para visitar um zoo é sucesso garantido, sobretudo se você viaja com crianças.
  • Áreas verdes: Olomouc é cercado por áreas verdes e grandes jardins, playgrounds perfeitos para as crianças.

Brno: sentir-se viajante

Brno  está a uma hora e meia de Olomouc, por ônibus. Brno nos deu uma sensação incrível. Ali, deixamos de ser turistas para nos tornar viajantes por alguns dias. Esta cidade é a segunda maior da República Tcheca, porém, como é o caso de Olomouc, é menos conhecida, e nos deu a oportunidade de passar alguns dias para descobri-la. Ela nos fez sentir como tchecos de verdade. Ao contrário de Praga, muitos turistas não são vistos por aqui, então, caminhar pelas ruas, comer nos restaurantes e compartilhar momentos na cidade nos dá uma sensação diferente. Nos sentimos parte de Brno, de suas inúmeros lendas, e isso nos apaixonou.

Possíveis atividades infantis

  • Visita ao subterrâneo histórico: uma visita que você não pode perder. Descobrir como era a vida cotidiana na idade média, além de divertido, foi muito interessante. Este passeio acaba sendo muito atraente para as crianças e, em um momento quando o mundo não é compreendido sem eletricidade, é curioso descobrir, por exemplo, como eles conseguiam criar e manter o fogo para clarear os ambientes, entre muitas outras coisas...
  • Lendas: descobrir todas as lendas de Brno, à medida que percorríamos a cidade, foi muito interessante. Se você viajar para Brno, pergunte o que motivou o seu grande dragão e a enorme roda. Lindas lendas, que fazem disparar a imaginação dos pequenos.
  • Centro de Ciências Vida: quando eu conto que a minha filha não queria sair de lá, você pode imaginar o quanto foi divertido. Neste lugar ela se divertiu muito, mas, acima de tudo, fez isso aprendendo, tocou piano, criou seu próprio tornado, aprendeu sobre anatomia humana e muito mais. Um ótimo espaço para diversão infantil.

A gastronomia

Não posso terminar o artigo sem fazer importante menção a algo que as famílias com crianças pequenas dão grande importância sempre que viajam com elas - a comida. Caiam fora,  preocupações! Para nós, a República Tcheca foi um dos destinos europeus onde melhor comemos. A gastronomia do país me surpreendeu muito. Além de poder desfrutar de seus pratos típicos em restaurantes, entre um passeio e outro nos calçadões não faltam ofertas de batatas fritas no espeto, variedades de salsichas, crepes e o doce eslovaco trdelník que, por algum motivo, se fez famoso na República Tcheca. Será porque o trdelník é de lamber os dedos?

Deixo você apontando alguns dos restaurantes aos quais eu voltaria com os olhos fechados.

Em Praga

 Restaurante Lávka: normalmente, os cardápios dos restaurantes em áreas turísticas não são os mais destacados, mas devo dizer que o Lávka, localizado ao lado da Ponte de Carlos, é exceção. Além dos saborosíssimos pratos, o serviço foi muito cordial, e as vistas a partir do restaurante são espetaculares. Sem palavras!

Em Olomouc

Restaurante MTrojka: vale desviar um pouco do caminho e seguir para este restaurante. Aqui eu experimentei as panquecas mais deliciosas do mundo, além de outros pratos saborosos. Realmente excelente!

Restaurante Caffe Opera: além de comer delícias, o que destaco nesta grande cafeteria é a área infantil. O lugar ideal para comer com tranquilidade, enquanto seus filhos se divertem brincando. Muito confortável!

Em Brno

Výtopna: alguma vez, um trem lhe trouxe bebidas para a mesa? Divertidíssimo!

Quando tudo o que você viveu em um destino, mesmo após terminadas as férias, consegue manter um sorriso infinito no rosto de sua filha, faz com que a memória se torne algo especial. Isso foi graças a tudo o que Praga, Olomouc e Brno nos proporcionaram - um número infinito de experiências diferentes e únicas que, combinadas entre si, conseguiram ser o sucesso de umas incríveis férias em família.

Adoro compartilhar com minha filha este tipo de sensações.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Litomyšl: a boêmia mais boêmia

Toda uma atitude perante a vida: o clima despreocupado e a paixão pela arte distinguem esta cidade boêmia, em todos os sentidos da palavra.

Experiencia de viagem
Castelo de Cesky Krumlov

Se você chegou até esse texto, já teve ter intenção de conhecer o belo castelo de Cesky Krumlov. O complexo faz parte da área da cidade reconhecida como Patrimônio da Humanidade da UNESCO e é passeio imperdível na República Tcheca.

Experiencia de viagem
Suíça boêmia, a paisagem mágica de tchéquia

A beleza natural faz da Suíça Boêmia um dos lugares mais procurados pelos viajantes que visitam Praga e desejam descobrir, a curta distância,  uma paisagem fascinante, de tirar o fôlego. Lá, formações rochosas únicas, com desfiladeiros profundos e mirantes facilmente acessíveis são ímãs irresistíveis.

Experiencia de viagem