Proti Proud: para os que vão contra a corrente

Em Praga 8, o bairro de Karlín propõe a maior parte das novidades que surgem na milenária capital tcheca. Lá, onde são múltiplas as ofertas de bares alternativos,cafés com toques contemporâneos e design diferenciado,atrai atenção o bistrô Proti Proudu. O nome é traduzido por contra a maré, e a liderança é do casal de jornalistas Karolina e David Konečný.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Novembro 13, 2019

No centro do bairro Karlín, em Praga, há uma casa antiga, com grandes janelas e interiores decorados ao estilo design contemporâneo, em tons claros – ambiente que transmite aconchego. Grande barra na cor cobre, com a frase ‘IN COFFEE WE TRUST" dá o tom intrigante, assim como os cabos elétricos que, a partir de painéis, pendem do teto para sustentar as luminárias, sobre cada uma das mesa. As características do ambiente traduzem o nome do lugar - Proti Proudu, ou ‘contra a corrente’ (a elétrica, a do rio Moldava, e outras).

David Konečný é hipster perfeito à frente de um lugar como Proti Proudu, com a farta barba e a gravata borboleta. Sua esposa, Karolina Konecná, especialista em gastronomia (editou um livro sobre a culinária da Sardenha), parece ocultar-se em segundo plano, embora é de suspeitar que seja a responsável por grande parte da energia e das opiniões necessárias ao avanço das atividades do bistrô. Aqui, eles nos contam sobre seu projeto, e oferecem algumas sugestões (que não estão incluídas em nenhum guia turístico) para descobrir recantos secretos da cidade.

Como vocês definem Proti Proudu e como essa aventura começou?

É um bistrô familiar. Nós somos jornalistas, e quando nos conhecemos, há 20 anos, David queria uma cafeteria – isso foi sempre latente, até que decidimos fazer acontecer. A busca pelo local certo durou três anos, e o bistrô funciona há dois anos. Temos dois filhos, e o bistrô é o terceiro... esperamos que nunca chegue à puberdade. É um sonho tornado realidade.

Quanto ao mais, queríamos uma cafeteria, mas também um bistrô onde as pessoas pudessem se encontrar e ficar à vontade. A ideia original foi servir café da manhã durante todo o dia. Quando as crianças eram pequenas, às vezes queríamos dormir um pouco mais e depois tomar um bom café da manhã. Mas, percebemos que a maioria dos lugares oferecia este serviço apenas até as 11 horas. Hoje, mantemos a ideia original - servimos café da manhã das 8h30 às 21 horas.

Além do mais, temos muito cuidado ao selecionar nossos fornecedores, e tentamos produzir aqui tudo o que servimos.

Por que Proti Proudu?

Em tcheco, o termo soa bem e tem vários significados. Significa "contra a corrente", em alusão ao rio Moldava, que passa junto ao bairro e chega ao centro de Praga. Mas, é também uma homenagem a František Křižík, engenheiro elétrico e inventor, conhecido como o ‘Thomas Edison tcheco’. Ele teve a ver com a instalação da ferrovia elétrica em Karlín.

Como vocês montaram o lugar?

O design era uma missão para Karolina - ela sabia claramente o que sim e o que não queria. Contratamos um estúdio de arquitetura chamado Mimosa. Nós nos reunimos com eles apenas uma vez, contamos o que tínhamos em mente, e embarcamos rumo à Sardenha, para que Karolina pudesse terminar seu livro de receitas. Quando retornamos, eles nos apresentaram o projeto, e não alteramos nada. Foi incrível. Até hoje, os respeitamos muito.

Em que é inspirado o design?

Queríamos algo simples, que não envelhecesse rapidamente, e amplas janelas que deixassem passar muita luz natural. Ao mesmo tempo, algo que transmitisse sensação de acolhimento. É por isso que as mesas e cadeiras são feitas em madeira. Também, queríamos que todo o mobiliário fosse originário de empresas tchecas. Esse foi o único conflito com os designers, porque eles propuseram cadeiras de uma empresa estrangeira, e insistimos que eles fossem da indústria nacional TON.

Nas prateleiras, onde é comum ver garrafas de bebidas alcoólicas, nos ocorreu colocar objetos do design tcheco. Nós os resgatamos em diferentes mercados de pulgas, bazares... são antigos objetos produzidos em cristal, aqui no país. E usamos todos! Gostamos de trazer objetos antigos de volta à vida.

Além do café, o que é servido no bistrô?

Ao dia, oferecemos sopa sem glúten, e sanduíches. À noite, o cardápio é variado. Como nos saímos bem e o lugar ficou famoso, expandimos a oferta.

Noventa por cento dos visitantes são recorrentes, vêm com regularidade e são pessoas locais. Há quem venha à noite e peça o prato do dia, sem perguntar o que é. Temos a confiança do consumidor, o que vale muito e muito apreciamos.

Quais lugares e programas alternativos vocês recomendariam para quem está visitando Praga?

Duas vezes ao ano é realizado o mercado na Galeria Manés, que oferece produtos artesanais tradicionais, tchecos e eslovacos. É altamente recomendável.

Ótima ideia é visitar a oficina do joalheiro Hanuš Lamr (Valdštejnská 4, Praga). A República Tcheca tinha longa tradição em ourivesaria mas, ao término do comunismo, em 1989, o país recebeu grande onda de joalheiros da ex-Iugoslávia. Porém, ultimamente, a tradição e artesania dos joalheiros tchecos está sendo revivida. Um deles é Lamr. Vale visitá-lo.

Para quem gosta de design, Ema Mamisu tem muito interessante oficina de utensílios de mesa, em Vinohrady.

Para qual restaurante vocês convidariam um amigo?

O convidaríamos para o nosso bistrô, cem por cento! Também, recomendaríamos o Krystal Bistro, que fica aqui no Karlín; e a charcutaria Naše Maso, em Praga 1.

Qual a saída noturna que vocês mais apreciam?

Como temos um bistrô, estamos sempre aqui, então, nos perguntar sobre a vida noturna é infrutífero (risos). Mas, uma boa ideia é dar um passeio nas margens do rio Moldava, e sentir o que o momento sugere.

Apontem lugares fora do circuito turístico que valem a visita.

Colina Žižkov, onde está uma das maiores estátuas equestres do mundo. É um lugar que os turistas quase não visitam, e que vale muito conhecer. Também recomendamos o Parque Stromovka, em Praga 7. É onde famílias com crianças fazem piqueniques, aos fins de semana. E, claro, o Parque Letná, com belas vistas de toda a cidade.

Contato

Bistro Proti Proudu

Březinova 22/471

Karlín, Praga 8, Tchéquia

Tel. + 420 728 036 171

bistroprotiproudu@gmail.com

http://www.bistroprotiproudu.cz/

Relax Tcheco: xô, estresse

A tensão e o nervosismo que atentam contra a boa saúde e a felicidade têm seus dias contados quando você decide presentar-se com uma relaxante Viagem à Tchéquia, onde os spas têm longa tradição e têm seduzido a elite europeia desde tempos remotos. Planeje suas férias reais, dignas de um rei.

Dica de local
Em tchéquia, rota da unesco é ampliada com dois lugares convidativos

A República Checa conta 14 lugares e monumentos na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco. Essa profusão nos permite realizar rota para descobrir o país desde o ponto de vista patrimonial.

 

Dica de local
Daniel Sosa: com o olhar fixo nas cem torres de Praga

O diretor comercial do Intercontinental Hotel em Praga, originário da Espanha, vive na República Tcheca desde 2009. "Eu vim para trabalhar e conheci minha esposa, com quem já tenho dois filhos, de dois e de cinco anos", resume. Os pequenos se encarregam de ocupar a maior parte do tempo livre dele. No entanto, Daniel também gosta de correr, jogar golfe e relaxar junto à  natureza.

Dica de local