Prepare-se para sonhar nos mercadinhos de Natal da República Tcheca

Os mercadinhos de Natal da República Tcheca, como prelúdio do Advento, são um micromundo aonde a alegria se instala de forma perene. Eles representam a felicidade das coisas simples e previsíveis - percorrer as barracas, comprar alguns enfeites artesanais, saborear ponche e doce de canela, ouvir um coro de vozes angelicais cantando uma canção de natal... e passar o tempo com seus entes queridos. Pois é disso que se trata. Visitar os mercados para ver a vida continuar como sempre, com as suas luzes, a sua árvore de natal, a sua música tradicional, as suas risadas e aquele frio que te faz sentir vivo.

Por: Pepa Garcia

Publicado: Novembro 19, 2021

Quem ainda não visitou as feiras de Natal da República Tcheca está ansioso por fazê-lo. Quem já visitou costuma retornar aos mesmos lugares, ou escolher outra cidade para vivenciar esses momentos em ambiente diferente. A magia que emana desses espaços chega aos nossos sentidos em forma de música, corais, luzes e aromas dos doces tradicionais. Cria-se um universo sem lugar para tristezas, mas para memórias e a alegria de compartilhar momentos inesquecíveis com a família ou amigos. Na República Tcheca, cada cidade tem seus próprios mercados e sua forma de celebrar o Advento, mas optamos por fazer passeios por Praga, Olomouc, Pilsen, Český Krumlov, České Budějovice, Karlovy Vary, Brno, Ostrava, Kutná Hora e alguns castelos de sonho.

Praga, de mercadinho em mercadinho

Se você escolher Praga como porta de entrada para a República Tcheca, encontrará até seis mercados para visitar, fazer as primeiras compras ou escolher experimentar vinho ou ponche Você deve svařák (soldador, termo para vinho quente) ou punč (soco, termo para ponche). No início, essas bebidas parecerão estranhas, mas aos poucos irá apreciá-las. Além do que são úteis para manter as mãos aquecidas – um pouco de álcool e de especiarias ajuda esquecer os rigores desta época do ano. De vez em quando, convém comer um docinho (o trdelník é muito bom, envolto em açúcar e canela) ou uns pastéis para não estragar.

Mercado de Natal de Praga. © Libor Svácek

Dentre todos os mercadinhos de Natal na capital tcheca, dois são imperdíveis - o mercadinho na Praça da Cidade Antiga, que funcionará de 27 de novembro (2021) a 6 de dezembro; e o mercadinho na Praça da República, que acontece entre 25 de novembro (2021). As barracas de ambos têm mercadorias semelhantes, enfeites de para a árvore ou a casa, em cristal, palha ou madeira, presépios, vestuários e objetos de artesanato, quiosques que vendem diferentes bebidas, lanches e doces.

Se você quiser saber pouco mais sobre as tradições natalinas tchecas, visite a exposição “Os presépios na capela de Belém” (27 de dezembro de 2021 a 3 de janeiro de 2022). Na visita à exposição onde você descobrirá um pouco sobre os tipos de presépios, artesanatos populares e ornamentos.

Mercado de Natal em Olomouc. © Libor Svácek

Mercadinhos de Olomouc

Se você visitar os mercadinhos de Natal em Praga e quiser mais, considere continuar a escapada pré-natalina até Olomouc, a pouco mais de duas horas de trem desde a capital. Se já começou a gostar de ponche, nesta cidade poderá continuar a aprender a provar um bem sortido, doce ou natural e com vários aditivos - rum ou licores, por exemplo. Além disso, é comum bandas musicais de todos os gêneros desfilarem pelo centro histórico e há pista de patinação. Diversão garantida entre 19 de novembro e 23 de dezembro (2021), não acha?

Mercado de Natal de Pilsen. © Libor Svácek

O Advento em Pilsen

Entre novembro e dezembro, a Praça da República de Pilsen torna-se cartão postal de Natal. Lá você encontrará desde um presépio vivo até dezenas de barracas e palcos, com apresentações de corais e grupos que animam os passantes. O período festivo principal é de 23 de novembro a 23 de dezembro (2021), mas na capital da cerveja o bom clima dura o ano todo. É imperdível a vista panorâmica a partir da torre da Catedral Gótica de São Bartolomeu -o cenário iluminado pelas luzes de Natal é maravilhoso.

Mercado de Natal em České Budějovice. © GoodAgency

Kutná Hora, mais carinhosa no Natal

O fato de Kutná Hora ser uma cidade de grandes atrativos reconhecida pela Unesco não a exime de querer mostrar seu lado mais querido e familiar no período natalino. Justamente no dia de Santa Bárbara, 4 de dezembro, são acesas as luzes da árvore de Natal. A programação de atividades e feiras acontece de 4 a 31 de dezembro, mas você deve reservar o dia 26 de dezembro para assistir à famosa missa de Natal de Jan Jakub Ryba, na catedral.

Český Krumlov e České Budějovice

Uma das cidades aonde a fantasia parece ter se instalado de forma permanente é Český Krumlov, embora na época do Natal seja ainda mais impressionante. Da torre do castelo do século 13 avista-se um conjunto histórico ideal para se tornar enorme presépio vivo, aonde o ambiente medieval, as barracas e a música dos cânticos natalinos completam o quadro. Em 2021, os mercadinhos permanecem entre 26 de novembro e 6 de janeiro (2022). O clima festivo começa com o acendimento da árvore no primeiro domingo do Advento e, a partir daí, são reavivados costumes tão belos como a chegada de São Nicolau, que traz presentes para crianças que se comportam bem, as cartas que os mais pequenos escrevem ao Menino Jesus contando os seus desejos, ou aquele momento cativante de dar doces aos ursos no fosso do castelo.

Se você for para a Boêmia do Sul, no caminho poderá parar nas feiras de Natal da capital regional, České Budějovice, que acontecem entre 19 de novembro (2021) e 6 de janeiro (2022). Além das festividades típicas, espera por você extensa programação musical, composta por grupos folclóricos, e você poderá ainda aproveitar a pista de patinação no gelo.

Natal em Karlovy Vary. © Shutterstock / Henryk Sadura

Mercadinhos em Karlovy Vary

A histórica cidade termal de Karlovy Vary parecerá muito mais brilhante neste Natal, graças à sua recente declaração como Patrimônio Mundial da Unesco. Sem dúvida, caminhar por suas elegantes avenidas rodeadas de palacetes, sob as colunatas que abrigam fontes termais ou fazer passeio romântico no período do Advento são experiências inesquecíveis. Para desfrutar do maior mercadinho de Natal da cidade você deverá ir até a Colunata do Moinho (Mlýnská kolonáda) entre 27 de novembro e 26 de dezembro (2021). Ao redor da grande árvore de Natal de Karlovy Vary, em frente ao Hotel Termal, as canções de Natal tocam sem cessar e as luzes mostrar imagem ainda mais espetacular. Caminhar pela alameda da orla fluvial ou passear pela cidade no trem de Natal, degustando doce típico ou wafer recheado com chocolate são experiências que ficarão para sempre na sua memória.

Perto dali, no Castelo de Loket, durante o segundo final de semana de dezembro é realizado workshop que ensina a decorar biscoitos de gengibre e fazer enfeites de palha para a árvore.

Paisagem natalina em Loket. © Ladislav Renner

Ostrava, mais quente que industrial

A cidade de Ostrava reflete desenvolvimento tecnológico como poucas na República Tcheca, mas quando chega o período do Advento também se deixa levar pelas tradições e organiza um mercado com todos os elementos tradicionais. De 26 de novembro (2021) a 2 de janeiro, na praça Masaryk é exibida impressionante árvore de Natal (12 metros) e ao redor, dezenas de barracas oferecem artesanato, vinho quente, doces tradicionais a partir das dez horas da manhã. O programa para essas datas inclui inúmeras atividades para as famílias e uma pista de patinação na Praça Dr. Edvard Benes.

Mercado de Natal de Brno. © Pavel Gabzyl

Mercadinhos de Brno

O coração da cidade de Brno vibrará com o ritmo das canções natalinas e do movimento dos passantes entre 26 de novembro e 23 de dezembro (2021). Como todos os anos desde 1924, a Praça da Liberdade (náměstí Svobody) acolherá a árvore de Natal e será o ponto de encontro preferido dos tchecos e visitantes durante as férias. Grupos musicais e espetáculos infantis passarão pelo palco localizado nesse espaço que fará a alegria dos visitantes ao longo do mês.

Além do lazer naquela praça, Brno, a capital da Morávia do Sul oferece diversão na Praça Dominicana (náměstí Dominikánské), aonde há inúmeras barracas de comida, presépio com mais de centena de esculturas em madeira e um zoológico em miniatura. Para não perder é o elétrico de Natal, que percorre o centro histórico, e a foto da Estrela do Natal, em pleno centro de Brno.

Monumentos e castelos com luzes de Natal

É um prazer passear pelos interiores dos monumentos arquitetônicos tchecos, tendo por companhia o cheiro do incenso ou o som da música do órgão e desfrutar do alvoroço e a alegria da época natalina. Visitar alguns deles deve fazer parte de qualquer viagem à República Tcheca.

Quem se hospeda em Praga vai se interessar pela proximidade com o Palácio Nelahozeves, em cujos interiores há barraquinhas natalinas (27 de novembro) e o restaurante, que serve menus especiais com degustação de vinhos das vinícolas de Lobkowicz.

Também vale visitar o Hospital Kuks, na Boêmia Oriental, com mercadinho de Natal (novembro, segundo final de semana) em seus interiores. Há nele ofertas gastronômicas para adoçar esse momento mágico.

 

Continue lendo...

Encantos do Triângulo Termal da Boêmia Ocidental

Conheça Karlovy Vary, Mariánské Lázně e Františkovy Lázně, cidades do Triângulo Termal Patrimônio da Humanidade.

Nas areis de Písek

É difícil ‘desgrudar’ dos encantos de Praga, mas vale conhecer atrações próximas, assim como em Písek, Boêmia do Sul.

Ilhas do Moldava, passeios imperdíveis em Praga

No percurso do Rio Moldava que atravessa Praga há várias ilhas abertas à visitação, cada qual com diferentes atrações.

Guia básico - o que ver em Olomouc

O inegável encanto barroco da cidade de Olomouc é retratado por dez lugares que, por certo, você deve visitar.

Aventura Castelos e Palácios Cultura Itinerários
Oito lugares ideais para curtir com sua mãe na República Tcheca

Há quanto tempo você não viaja com sua mãe? Talvez tenha chegado a hora de dar a ela o que ela mais deseja: um tempo com o filho/a. Se está à procura de ideias para surpreendê-la, sugerimos locais perfeitos na República Checa, na medida certa para você desfrutar em companhia da melhor mãe do mundo.

Cultura Cultura Natureza
Os lindos segredos da Passagem Lucerna, em Praga

Em Praga, a Cidade Nova é repleta de passagens que conectam edifícios e levam de uma rua a outra, em percurso repleto de lojinhas, cafés, ofertas culturais. O conjunto da Galeria Lucerna é considerado um dos mais interessantes. Descubra por quê.

Arquitetura Cultura Cultura Experiencia de viagem Sonhe