Os adoráveis mercadinhos de Natal

Várias cidades da República Tcheca têm mercadinhos de Natal. Descubra por que eles são tão adoráveis.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Dezembro 22, 2020

Tem em Praga. Tem em Cesky Krumlov. Tem em Brno. Tem em Pilsen. Tem em um monte de lugares. São os mercadinhos de Natal, que funcionam durante o período do Advento - desde o último fim de semana de novembro até o Natal. Aqui, uma radiografia de seus principais elementos, ilustrados pelas fotos do mercadinho de Olomouc – um dos mais bonitos do país. (Agradecimento às fotos do Escritório de Turismo da Morávia Central).

Onde acontece – Invariavelmente, os mercados de Natal acontecem na principal praça da cidade. Em grandes metrópoles, pode haver mais de um – porque há mais de uma praça – mas o maior e mais procurado sempre será o da praça principal. Em Olomouc, é na Praça Alta, onde fica o prédio da Prefeitura e a famosa Coluna da Santíssima Trindade, patrimônio da UNESCO.

Árvore de Natal - Os mercadinhos são sempre muito iluminados, com cordões de luzes por todos os corredores. Mas a estrela é, sem dúvida, a árvore de Natal. Ela tem que ser grande, decorada e muito iluminada. Aliás, o ato de acender a árvore marca a abertura oficial do mercadinho.

Como é – A estrutura básica são várias barraquinhas de madeira, padronizadas, dispostas em ruas ao longo da praça. Cada barraquinha tem um produto específico, e raramente há duas com o mesmo produto lado a lado.

O que se vende - Há diversos produtos relacionados a Natal, seja para presentear, seja para enfeitar. Mas geralmente os produtos têm uma pegada mais artesanal (embora nem sempre sejam) – velas aromáticas, brinquedinhos de madeira, guirlandas e enfeites para árvore, cachecóis, luvas e gorros de lã.

Para crianças – Ir a mercadinho de Natal é um programa familiar tradicional das famílias tchecas. E para entreter as crianças, há geralmente um carrossel, colorido e iluminado – como os pequeninos gostam.

Para jovens e adultos – Para quem não tem mais tamanho para o carrossel, a opção de diversão é uma pista de patinação no gelo. Quem sabe patinar tem a chance de mostrar as habilidades. Quem não sabe, tem a chance de aprender – há jovens instrutores que apoiam os novatos.

Comes e bebes – Grande parte da diversão do mercadinho está nas comidas e bebidas típicas da estação. E as opções são diversas. Desde salsichas grelhadas, presunto cozido e batas fritas, passando por biscoitos de gengibre, docinhos e trdelník, e chegando aos etílicos grogue e vinho quente, geralmente apresentado em uma linda canequinha comemorativa, que você pode levar para a casa pelo preço (baixo) do depósito.



Tanque de peixe? – Sim! Mais especificamente, de carpas. É que na República tcheca a carpa é o prato mais elegante do Natal. Faz sentido: num país sem mar, peixe é um alimento raro e nobre. Se bem que as carpas são de água doce... E os tanques dos mercadinhos tem várias carpas vivas, que o pai ou a mãe podem escolher e levar para preparar a ceia. Curiosidade: até a véspera de Natal, é normal deixar a carpa na banheira.

E o que pode ter – Não é garantido, mas todo mundo quer... Neve! Se você tiver a sorte de visitar o mercadinho logo após uma nevada... O ambiente vai estar ainda mais mágico, e ainda mais inesquecível.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Por que Praga chama Praga?

Essa é uma pergunta recorrente. E para a qual não existe uma resposta conclusiva. Uma coisa é certa: não tem nenhuma relação com pragas no sentido de pestes, doenças ou qualquer coisa assim. 

Experiencia de viagem
República Tcheca, férias em família

A República Tcheca é o país perfeito para desfrutar de férias muito especiais em família. Um número infinito de motivos e atrações que fascinam adultos e crianças tornam este destino o lugar ideal para vivenciar e compartilhar grandes experiências.

Experiencia de viagem
Praga pelas mãos de Petr Ginz, ou as memórias de uma vítima do holocausto

A imagem que ilustra esse post é um dos cartazes de peça teatral baseada nas memórias de Petr Ginz, eternizadas em um diário.  Muitos comparam Petr a Anne Frank. Através das suas escritas, esse jovem nos leva a visitar o passado e sugere um roteiro por recantos de Praga que trazem lembranças de fatos que não podemos esquecer, para evitar que se repitam.  

Café literário Cultura Experiencia de viagem Patrimônios
Pacotes