O verão em Tchéquia espera por você, repleto de novidades

Finalmente, chegou (20 de junho) o verão 2020 na República Tcheca. Embora oficialmente a estação termine a 22 de setembro, várias atrações criadas especialmente para o verão se estenderão até outubro, e outras serão perenes. Veja só.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Junho 24, 2020

Em Praga, QR Code nos postes de iluminação orientam turistas

Os 135 mil postes de iluminação pública de Praga são agora importantes para a orientação de turistas. Iniciando pelo centro da cidade, à altura de 150 cm do solo, pequena placa de metal está sendo afixada em cada qual deles, e nela, impresso QR Code e um número correspondente a ele, por exemplo, 103928.

No exemplo, o primeiro dígito duplo mostrará em qual parte da cidade você está, e na sequência, as atrações próximas. À medida que os códigos forem adicionados ao seu celular, você obterá várias informações turísticas sobre Praga, sugestões para viagens através de Tchéquia e mais. A plataforma que sustenta esse serviço tem opção para vários idiomas, dentre eles, o espanhol. Os moradores locais também foram contemplados com informações sobre segurança e serviços públicos, dentre outras.

Ainda em Praga, exposição de casa impressa em 3D

Quem visitar Praga a partir de agosto (2020) será surpreendido por uma casa absolutamente incomum. Trata-se da primeira casa impressa em 3D na República Tcheca, batizada de Prvok (Elemento). Com área de 43 m2, a casa tem três quartos, banheiro, sala de estar e cozinha. Foi construída para ser autossuficiente, a exemplo de chuveiro que recicla a água e teto coberto por vegetação.

A partir de 18 de agosto e no decurso de um mês, a casa impressa em 3D flutuará junto à Střelecký ostrov (Ilha do Tiro), atrativo lugar bem próximo ao centro de Praga (30 minutos de caminhada turística), de onde você colherá magníficas vistas da Ponte de Carlos, dos edifícios históricos, e da Cidade Antiga. É um lugar romântico, que inclui agradável café e aluguel de pedalinhos. A Ilha do Tiro é conectada a ambas as margens do Moldava pela Legionský most (Ponte da Legião).

A partir de 19 de setembro, a casa em 3D será exposta em Náplavka – Rašínovo, considerada a área mais atraente e socialmente animada na parte central de Praga, às margens do rio Moldava. Durante o ano inteiro, ali acontecem inúmeras atividades, desde mercados regulares aos eventos esportivos.

No caso de você visitar Tchéquia em data anterior à exposição em Praga, poderá ver a singular casa em České Budějovice, aonde ela foi impressa. A cidade é margeada pelo rio Moldava, aonde a casa flutua sustentada por pontões de concreto, até seguir para a exposição na capital do país.

Em České Budějovice, corrida em pista do aeroporto

Falar em České Budějovice remete a outra novidade em Tchéquia para durante o verão 2020 no país – as corridas pedestres não competitivas que terão lugar em pistas dos aeroportos, em várias cidades. A Runway Run České Budějovice ocorrerá em 10 e 11 de julho (2020), com edição especial para crianças, assim como as demais. Após, o evento acontecerá em Praga (18 e 19 de julho);  e em Karlovy Vary (27 e 28 de julho).

A 148 km de Praga, České Budějovice é conhecida por Cidade Real, fundada pelo rei Ottokar II da Boêmia em 1265, para servir como plataforma de apoio ao seu poder contra o influente clã aristocrático dos Vítkovci, ou os Senhores da Rosa, que incluía a Casa Rosenberg.

Aluguel de bicicletas em 75 estações ferroviárias

Durante a temporada de verão, com extensão a outubro, em 75 estações ferroviárias das linhas operadas pela Czech Railways (České dráhy- ČD) nas várias regiões tchecas será possível alugar bicicletas elétricas. A estatal ČD, responsável pela maioria do transporte ferroviário no país, proporcionará a que, a partir das estações de linhas que partem de Praga, turistas trafeguem em bikes para conhecer interessantes lugares nas proximidades das estações.

Um desses lugares é a graciosa Svitavy, cidade com pouco mais de 17 mil habitantes que fica na região de Pardubice (125 km de Praga). Svitavy é berço do industrial Oskar Schindler, a quem é creditado o salvamento de 1.200 judeus durante o Holocausto (sua história foi contada no filme A Lista de Schindler, produzido por Steven Spielberg em 1993).

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Montanhas dos Gigantes, para relaxar ou praticar esportes

A partir de Praga, a apenas duas horas de carro no rumo Nordeste, você chegará ao Parque Nacional Krkonoše, um paraíso entre as montanhas mais altas e as florestas mais frondosas da República Tcheca. Um lugar com neve no inverno, ideal para esquiar, assim como excepcional no verão, para caminhadas e prática de vários esportes.

Experiencia de viagem
Jiří Paldus, o museu da guerra fria e um soldado que não sorri

Em Praga, frente à Praça de Wenceslau, escondido sob o edifício do Jalta Boutique Hotel está o Museu da Guerra Fria, onde antes era um bunker nuclear. Mentor deste espaço interessante, possível de conhecer em visita guiada, Jiří Paldus nos conta como nasceu o museu. 

Experiencia de viagem
Praga: viagem do desamor à paixão

Reconheço que meu relacionamento com a cidade de Praga foi uma jornada percorrida desde o desamor à paixão. Eu explico.

Experiencia de viagem