O que ver e fazer Telč, cidade para todos os públicos

A 160 quilômetros da capital tcheca, a meio caminho entre Praga e Viena, está a cidade tcheca que, talvez, mais mereça o apelido de "lugar de conto de fadas". Escolhido como cenário para inúmeros filmes, ideal para desfrutar por casais e famílias com crianças, Telč é uma daquelas pequenas pérolas que oferecem aventura, desporto, mistério e beleza, em poderoso coquetel que garante muita ação e visita inesquecível. Se você quer saber o que ver e fazer em Telč, continue lendo...

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Outubro 03, 2022

Embora várias cidades tchecas sejam descritas como lugares de contos de fadas, há uma que talvez mereça mais do que qualquer outra e é precisamente Telč, cujo centro histórico faz parte do Patrimônio Mundial da Unesco há exatos 30 anos. Não só porque as suas ruazinhas transmitem a sensação de estar dentro de um conto de fadas, mas porque, de fato, esta joia da região de Vysočina foi escolhida como cenário para inúmeros filmes, desde o mágico “Um dia, um gato”, de Vojtěch Jasný, a inúmeras pohádky - histórias infantis populares que, na República Tcheca, são muito apreciadas mesmo por adultos.

Telč é, sem dúvida, uma cidade adequada para todos os Públicos - ótima para visitar por casais e aproveitar seu clima romântico e igualmente ideal para crianças, que encontrarão lugares para elas e espaços de lazer por toda parte, mesmo na  bela e barroca Igreja do Nome de Jesus. Além disso, a cidade convida ao desporto e à aventura, graças aos seus refrescantes lagos onde carpas nadam junto aos barcos a remos, ampliando o toque de magia e mistério que uma visita deve ter para se tornar extraordinária. Aqui estão algumas recomendações para tirar o máximo proveito de Telč.

Remo na lagoa calma de Telč. ©Juan Pablo Bertazza

 

O que ver e fazer em Telč

1.Passeio de barco ou pesca na lagoa

O que primeiro atrai a atenção em Telč é a grande quantidade de água que circunda a cidade, a ponto de alguns a chamarem de Veneza Tcheca. Quer concordemos ou não com o desejo comparativo, esse recurso é especialmente apreciado no verão. Embora não haja gôndolas ou barcarolas, a grande extensão da lagoa permite pescar ou desfrutar de passeios de barco a remo que, além de nos fazer relaxar ao ritmo da natureza, oferecem vistas magníficas da cidade, muitas vezes realçadas pela melodia cativante de um acordeão.

Praça de São Zacarias de Hradec. ©Juan Pablo Bertazza

 

2. Praça Zacarias de Hradec

Larga, alongada e muito colorida, a praça principal de Telč exibe beleza e mistérios. À primeira vista, prende atenção a longa fileira de fachadas coloridas, a Coluna da Peste, a fonte com a estátua de Santa Margarida e a Torre do Espírito Santo - construção românica que remonta ao século 13 e é a mais antiga da cidade. A beleza desta praça é quase avassaladora, por isso recomendamos passear por ela aos poucos, sem pressa, para descobrir outros lugares encantadores e não tão óbvios.

Passagens cheias de surpresas. ©Juan Pablo Bertazza

 

3. Passagens subterrâneas em Telč

Inaugurado há relativamente pouco tempo, o portal não muito largo no coração da Universidade das Artes leva a um dos grandes segredos de Telč - as passagens subterrâneas que remontam ao início do século 14, quando foi construída a maioria das casas da Praça Principal, cujos porões estão ligados por túneis e passagens.

À época, essa verdadeira cidade subterrânea era usada para armazenar alimentos, ou como refúgio em qualquer situação perigosa. Embora alcance onze quilômetros de extensão, atualmente apenas duzentos metros podem ser percorridos. No entanto, é mais do que suficiente – seja por conta da baixa temperatura ambiente ou por que, ao contrário de outras rotas subterrâneas, a rota Telč enseja a que, ao percorrer espaço maior, os aventureiros se percam nos sinuosos corredores da cidade subterrânea. A escuridão é plena. Percorrer o trecho liberado exige lâmpada e, às vezes, é necessário rastejar, tal a proximidade com o teto.

Em suma, quem não sofre de claustrofobia viverá uma verdadeira expedição. Mas antes disso, podemos curtir um filme sobre a cidade, projetado nas paredes do subterrâneo para o visitante entrar no clima aos poucos. E como se isso não bastasse, no meio do passeio os corajosos poderão descobrir alguns filmes que foram rodados na cidade e ainda se deparar com o tesouro e o inferno de Telč, alternadamente – uma sala muito perturbadora que abriga o trono do diabo, caldeirão cheio de ossos, códices esotéricos, fumaça, luzes vermelhas e série de risos que gelam o sangue (veja a galeria de fotos).

Contos de fadas em A Casa de Telč. ©Juan Pablo Bertazza

 

4. A Casa de Telč

Telč é, como dissemos antes, uma cidade ideal para ir com crianças e este lugar é o principal motivo - uma loja de brinquedos com várias exposições agradáveis, educativas e interativas sobre os trajes típicos da cidade, brinquedos antigos e até a importância do correio e do trem. As atrações da loja têm por base série de belas maquetes ferroviárias que, por um tempo, nos tornam excelentes maquinistas. Mas, o mais atraente desse lugar é a passagem subterrânea repleta de elfos, princesas, dragões e muitas outras figuras que remetem a lendas e contos de fadas. Assim como, hoje em dia, os filmes infantis também são dirigidos aos adultos, este é o lugar típico que os pais querem visitar com a desculpa de acompanhar os filhos.

Palácio Telč. ©Juan Pablo Bertazza

 

5. Visita ao Palácio Telč

Como é o caso da praça que, embora tenha algo muito tipicamente tcheco, oferece um toque próprio, o Palácio Telč é um emblema nacional que, no entanto, tem apelo estrangeiro - seu estilo renascentista, de origem italiana, foi aplicado nessa antiga fortaleza gótica inclusive em seus salões senhoriais e no pátio com arcadas. O estilo renascentista alcança a biblioteca e a bela Capela de Todos os Santos, construída em 1580. A Capela abriga a lápide de mármore que marca o repouso dos restos mortais de Zacarias de Hradec (ex-governador da Morávia que mandou reconstruir as casas da Praça após o grande incêndio de 1530) e de sua esposa, Kateřina de Valdštejn.

Em Telč, belo espaço paisagístico aonde você poderá caminhar. ©Juan Pablo Bertazza

 

6. O Parque do Palácio

Quase tão importante como explorar o palácio é desfrutar de um bom passeio pelo belíssimo jardim que remonta ao século 16. Para além de oferecer as melhores vistas do palácio, o jardim abriga os mais variados encantos - desde estimular o nosso talento na prática de arco e flecha a desfrutar do ambiente da estufa classicista, construída no século 19 neste que é um dos lugares mais legais e bonitos da fascinante Telč.

Vistas da torre da Igreja de Santiago. ©Juan Pablo Bertazza

 

7. Torre da Igreja de Santiago

Fazer o esforço de subir os 60 metros ocupados por íngremes degraus da escada em espiral desta torre tem recompensas mais do que interessantes. Perto de chegar já poderemos ver os sinos originais de Marie e Jakub, datados de 1550 e 1602, respectivamente. Depois, claro, chegar ao topo e desfrutar das melhores vistas de Telč, essa cidade única.

A pequena rua Seminářská lembra a Golden Lane, em Praga. ©Juan Pablo Bertazza

 

8. Passeie pela Rua Seminářská

Embora toda a cidade mereça ser explorada com atenção, incluindo os seus arredores, aonde se pode ver, por exemplo, um belíssimo esgrafito no edifício Sokol, existe uma pequena rua que se destaca das demais. É a Seminářská, cujas cores e leves sinuosas lembram um pouco o espírito do Beco Dourado do Castelo de Praga. Essa é a sutil e charmosa cereja na sobremesa de um daqueles lugares aonde, mesmo antes de partir, já se pensa em voltar.            

 

Você pode gostar

 

- Praga pelas mãos de Petr Ginz, memórias de uma vítima do Holocausto

- Kvantario, a galáxia virtual que espera por você em Benešov, a 32 km de praga

- Manual básico para cervejeiros novatos (inclui Rota da Cerveja Artesanal em Praga)

- 10 sugestões para tornar inesquecível sua viagem a Praga, na República Tcheca

 

Guia básico - o que ver em Praga

Os dez locais essenciais na área da Unesco em Praga. Se você planeja viajar para a capital tcheca e quer saber o que ver, anote estas recomendações.

Arquitetura Experiencia de viagem Itinerários
Os lindos segredos da Passagem Lucerna, em Praga

Em Praga, a Cidade Nova é repleta de passagens que conectam edifícios e levam de uma rua a outra, em percurso repleto de lojinhas, cafés, ofertas culturais. O conjunto da Galeria Lucerna é considerado um dos mais interessantes. Descubra por quê.

Arquitetura Cultura Cultura Experiencia de viagem Sonhe
Kutná Hora, vislumbres do esplendor histórico

Kutná Hora, na Boêmia Central, já foi a segunda cidade mais importante do país pela riqueza de seus minerais. Um pouco desse esplendor permanece no seu belo centro histórico e na majestade de suas igrejas, que marcam contraste notável com a atmosfera quase irreal de suas ruas e esquinas.

Arquitetura Cultura Patrimônios
Pacotes