No leste da boêmia, pardubice é a cidade com aroma de mel e o paraíso do pão de gengibre

Pardubice é convite à esquecer tudo o mais, curtir e saborear objetos e personagens de contos de fadas, feitos com massa de pão de gengibre. Festas, desfiles, folclore, tudo gira em torno do pão de mel, mas tem mais nessa bela cidade. Prove um bocado.

Por: Giorgia Marcucci

Publicado: Outubro 26, 2021

Várias cidades e vilas na República Tcheca produzem os famosos pães de mel tchecos, contudo, nenhuma delas repercute essas iguarias como Pardubice, cidade na Boêmia do Leste conhecida como Paraíso do Pão de Gengibre. Isso porque a massa do pão de gengibre é a base do delicioso sabor tcheco do pão de mel e suas variedades, de pretzel a pudim, de misturinhas para adicionar ao café aos variadíssimos enfeites comestíveis para a Páscoa, árvores de Natal, dia das crianças e tudo o mais.

Ao passear por Pardubice, envolvidos pelo ar com aroma de mel encontraremos dezenas de confeitarias com vitrinas que contam histórias na forma de guloseimas. Nelas, a massa do pão de gengibre toma forma de pequeninos animais, objetos, casinhas e tudo o mais que a imaginação alcança. Todos são perfeitos nos formatos, multicoloridos e muito, muito saborosos.

Para vivenciar plenamente os aromas e sabores de Pardubice, ótimo lugar é o Reino do Pão de Gengibre, no sopé da Montanha Kunětická, em meio a bela vegetação e logo abaixo do Castelo Kunětická hora, cerca de 5 km do centro urbano. Nesse link você poderá fazer belo passeio pelas dependências do castelo, monumento cultural nacional aonde ocorrem inúmeros eventos e, não raro, é cenário para filmes de contos de fadas.

O Reino do Pão de Gengibre

A partir do centro urbano de Pardubice, gracioso trenzinho turístico ‘expresso’ leva a passeio turístico com paradas no poço do Castelo Kunětická hora, no restaurante sob a colina Kunětická hora e chega à Perniková chaloupa (Casa do Pão de Mel).

Perniková chaloupa faz vezes de administradora do Reino do Pão de Gengibre. É aonde você obtém ‘visto de entrada’ para esse ‘país estrangeiro’ e poderá participar no Programa de Experiências. As atrações são inúmeras, por exemplo, visita ao Museu do Pão de Gengibre (até 1882, era um pavilhão de caça) e à floresta misteriosa, aonde há oficina de pão de mel comandada pela vovó Ježibaba (figura de conto de fadas, a caráter, como vários personagens do lugar).

Nesse reino encantado, a data especial é o feriado nacional (28 de setembro) dedicado a São Venceslau. Nesse dia, o Rei do Pão de Mel de Pardubice recepciona os seus súditos para animados festejos. O conjunto compreendido pelo Reino é, todo ele, repleto de atrações. Para informações sobre todas elas e as visitas, consulte o site do Reino do Pão de Gengibre (link para site tcheco, com boa tradução instantânea para o português).

Avançando para outubro, a grande atração vem na forma das Festas de Outono. Sempre muito movimentadas, essas festividades incluem os Honey Days. Organizados pela Associação dos Apicultores locais, os Honey Days celebram o mel, componente essencial para os famosos biscoitos da cidade.

Para todas as datas festivas há biscoitos temáticos. Imagine só o que acontece por ocasião do Natal. Difícil escolher o que comer, entre renas, duendes, estrelas, guirlandas, arvorezinhas e tanto mais. Papai Noel? Tem sim, claro!

Praça Pernštýn

O centro histórico de Pardubice consiste na charmosa Praça Pernštýn, aonde você encontrará várias confeitarias com vitrinas enfeitadas por figuras em pães de mel. O pano de fundo são as casas renascentistas, com forros de terracota e nichos decorados. Se você visitar Pardubice durante o mês de junho (primeira sexta feira), poderá assistir a Noite de Pernštýnska, festival folclórico regado a mel e pão de gengibre. Tem mercado, apresentações musicais, danças, reconstituições históricas, por exemplo. Acontece na Praça Pernštýn, no Castelo de Pardubice e em Prihradek, o adro junto ao Portão Verde.

Portão Verde e Castelo

Na Praça Pernštýn você acessa o Portão Verde, remanescente das Fortificações Pernštejn. São dois edifícios – o portão, em cujo adro são realizados eventos culturais e a torre, mirante com altura de 60 metros. No lado oposto ao mirante você estará diante da antiga Residência Pernštýn – Castelo de Pardubice, sede do Museu da Boêmia Oriental. Sempre no início de maio, a cada ano é realizado nesse castelo o Gingerbread Festival. A rica   programação inclui apresentação de grupos folclóricos; competições de danças locais relacionadas ao universo do pão de gengibre e demonstrações de como decorar os biscoitos.

Labirinto misterioso

Sob a Praça Pernštýn há misterioso subterrâneo, labirinto que envereda pelos subsolos dos três edifícios que abrigam a Biblioteca Regional e conecta ao subsolo do Portão Verde. Se você visitar o primeiro edifício da biblioteca, caminhará em corredor de vidro sobre um intrigante poço medieval. Embora o poço seja sufocado pelo vidro, flores começaram a surgir ali, desde há vários anos. Elas surgem a cada estação das flores, desaparecem no Inverno e retornam na primavera seguinte. 

Outro subsolo intrigante está sob o terceiro edifício da biblioteca – U zlatého beránka (No Cordeiro Dourado). O piso é forrado por belo mosaico, embora à época da origem do labirinto (virada do século 15) era absolutamente incomum ladrilhar o piso das edificações. Ao visitar a biblioteca, no corredor que leva ao Departamento de Literatura Educacional (Oddělení vzdělávací literatury) observe o teto com vigas restauradas e a abóbada. São lindos!

Arquitetura

Para apreciadores de arquitetura, são imperdíveis o belo edifício art nouveau do Teatro Municipal, sede do Teatro da Boêmia do Leste em Pardubice; e o conjunto que abriga a prefeitura, formado por três casas burguesas unidas em sua forma atual na década de 1890, com fachada decorada por medalhões que representam oito reis tchecos. Sem esquecer os edifícios projetados pelos festejados arquitetos Ladislav Machoň (1888 – 1973) e Josef Gočár (1880 – 1945).

Ladislav Machoň projetou vários edifícios em Pardubice. O mais famoso é um conjunto chamado Passagem Machoň, que reúne edifícios por arcada de vidro em estilo art decó. No conjunto há lojas de departamentos, restaurante, café. Fica na Třída míru 60, a avenida mais charmosa da cidade, na zona pedonal.

Josef Gočár Gočár se faz presente no edifício Anglobank, junto ao Portão Verde. De início (década 1920), causou grande polêmica a implantação do moderno edifício projetado por Gočár junto a monumento histórico. Superada a polêmica, lá está o Anglobank, servindo aos mesmos propósitos que o fez existir.

Outras (mas não todas) atrações de Pardubice são o Na Špici, parque multifuncional aonde você poderá simplesmente relaxar ou praticar esportes; a trilha ecológica que envereda por entre os braços dissociados do rio Elba; o autódromo; o Hipódromo de Pardubice (maio a outubro são realizadas ali competições nacionais e internacionais). Para conhecer todas as atrações, só mesmo passando bom tempinho na fascinante Pardubice.

Boêmia do Leste

Por fim, vale lembrar que Pardubice tem seu lugar na Boêmia do Leste ou Boêmia Oriental, uma das 15 regiões da República Tcheca, aí incluída a região de Praga. Falar Boêmia do Leste é falar em cidades históricas, castelos, palácios e o imperdível labirinto de cidades de arenito que você conhecerá nas reservas naturais de Adršpaško-Teplické skály e Broumovské stěny. Toda a região é pontilhada por mirantes, trilhas para caminhadas e imensa rede ciclovias. Tudo bonito demais. Ver para crer.

 

Canais relacionados

Castelos e Palácios
Cinco belos jardins de castelos e palácios na República Tcheca

Os impressionantes castelos e palácios da República Tcheca têm jardins que com eles comungam em exuberância. Visitar esses jardins encanta os sentidos e promove viagens a tempos longínquos.

Castelos e Palácios Cultura Cultura Experiencia de viagem Itinerários Natureza Patrimonio Sonhe
Cidades tchecas aonde as moldavitas moram há mais de 14 milhões de anos

Nem ET, nem cristal, nem pedra. A moldavita é... moldavita, viajante sideral que veio a bordo de um meteorito para ‘fixar residência’ em estreita faixa que fica entre as cidades de České Budějovice, Český Krumlov e Třeboň. Nessa faixa estão 99% das moldavitas de todo o planeta.

Castelos e Palácios Cultura Itinerários Natureza
No leste da boêmia, pardubice é a cidade com aroma de mel e o paraíso do pão de gengibre

Pardubice é convite à esquecer tudo o mais, curtir e saborear objetos e personagens de contos de fadas, feitos com massa de pão de gengibre. Festas, desfiles, folclore, tudo gira em torno do pão de mel, mas tem mais nessa bela cidade. Prove um bocado.

Castelos e Palácios