Na República Tcheca, colunas que refletem o barroco

Que tal um olhar sobre as Colunas da Trindade, as Marianas e as da Peste? Você as encontrará por toda a República Tcheca, com destaque para a Coluna da Santíssima Trindade em Olomouc, Patrimônio Mundial pela Unesco.

Por: Giorgia Marcucci

Publicado: 00, 0000

Para turistas, nem sempre é fácil distinguir entre Colunas Marianas, da Peste e da Trindade, exemplos magníficos da arte barroca na República Tcheca. Decidimos contar a você, em resumos simplistas, como identificá-las. Fácil é encontrá-las na República Tcheca, a integrar paisagens urbanas e rurais, das grandes cidades às pequeninas vilas. Você encontrará desde as mais simples aos sofisticados monumentos que se destacam em belas praças ou recantos especialmente escolhidos.

As Colunas da Trindade, como o termo identifica, são dedicadas ao Pai, Filho e Espírito Santo, sempre retratados na forma de esculturas. Associadas ao culto mariano, as Colunas Marianas têm no topo, invariavelmente, imagem que representa Nossa Senhora.  As Colunas da Peste, as mais antigas, são compostas por imagens de santos considerados protetores contra a doença, como São João Nepomuceno (Jan Nepomucký), um dos santos mais importantes da República Tcheca, conhecido e respeitado no mundo inteiro.

Foto: Turismo da Morávia Central

COLUNA DA TRINDADE EM OLOMOUC

Contudo, você poderá encontrar em uma só coluna diferentes apelos, ainda que a nominação não os identifique. É o caso da Coluna da Santíssima Trindade na Praça Superior de Olomouc, segunda maior reserva de monumentos da República Tcheca (atrás de Praga) e o centro cultural, esportivo e social da Morávia. Em toda a Europa Central, esse é o maior grupo de estátuas barrocas a compor um único monumento escultural. Tal a sua importância que no ano 2000 essa coluna foi incluída entre os monumentos do Patrimônio Mundial da Unesco.

A Coluna da Santíssima Trindade em Olomouc é também Coluna da Peste e Coluna Mariana.  Monumento construído como ação de graças à Trindade Santa, teve também por motivação agradecimento pelo fim da epidemia de peste que atingiu a Morávia (no mais, toda a República Tcheca e a Europa) no início do século 18. No topo, há escultura dourada da Santíssima Trindade, e logo abaixo a imagem que representa a Assunção da Virgem Maria. Aí está. Três colunas em uma.

Obra do arquiteto imperial Václav Render e de vários escultores morávios, a Coluna da Santíssima Trindade em Olomouc tem base de três pisos, decorada por 18 esculturas de santos, em pedra, e seis bustos de apóstolos, em relevo. Com 35 metros de altura, representa o grupo escultórico mais alto da República Tcheca e inclui pequena capela na base. Desde 1995, junto com a Coluna Mariana da Praça Baixa e as fontes barrocas de Olomouc é Monumento Cultural Nacional.

COLUNA MARIANA EM PŘEŠTICE

Pouco mais de 20 km, que podem ser percorridos por transporte farto e de qualidade, separam Pilsen de Přeštice, cidade na República Tcheca que tem o culto a Maria como forte tradição. O marco da cidade é a Igreja da Peregrinação, barroca, anualmente visitada por milhares de peregrinos. Nessa igreja, a imagem da Assunção da Virgem Maria é considerada milagrosa. Nada surpreende que Přeštice tenha bela Coluna Mariana.

A Coluna Mariana de Přeštice data de 1676. Logo após o pedestal, à direita, há a escultura de São Venceslau, retratado com armadura e à esquerda, Santo Adalberto com túnica de padre. No topo, escultura que representa a Imaculada Conceição. O pilar votivo, localizado no lado sul da Praça Masaryk, soma com centenas de outras Colunas Marianas construídas na República Tcheca.

COLUNA DA PESTE EM CHRUDIM

Uma das mais belas Colunas da Peste na República Tcheca foi construída em Chrudim, que fica na região de Pardubice, leste da Boêmia. Datada dos anos 1719 a 1732, é chamada de a Coluna da Peste da Transfiguração. A exemplo da Coluna de Olomouc, a Coluna da Transfiguração de Chrudim pode ser considerada uma coluna três em um.

Reúne várias esculturas, dentre elas, o Arcanjo Miguel e São Sebastião. Ao meio do conjunto está a reprodução da Transfiguração de Jesus, com o Filho de Deus ladeado pelos discípulos Pedro, Tiago, João e as figuras do Antigo Testamento - Moisés e Elias. Na sequência vertical da Coluna da Transfiguração em Chrudim, um dos monumentos que orgulham a República Tcheca, está a escultura da Virgem Maria.

Logo acima da escultura da Virgem Maria está a pomba que representa o Espírito Santo. No topo da coluna, uma nuvem envolve Deus Pai, sugerindo ser o transporte Dele para a Terra. A Coluna da Transfiguração em Chrudim é localizada na Praça Ressel, em frente à Igreja da Assunção da Virgem Maria. Foi concluída em 1732 e é protegida como Monumento Cultural da República Tcheca.

Em inúmeros recantos onde são encontradas Colunas da Trindade, Marianas ou da Peste você poderá visitar formidáveis castelos da República Tcheca. Alguns exemplos

Český Krumlov 

Castelo com cinco pátios e 46 edifícios. Oferece seis opções de visitas turísticas, incluídos teatro barroco e museu.

Jindřichův Hradec

O castelo é o terceiro maior complexo de monumentos da República Tcheca. Simplesmente belíssimo.

Písek 

Resta a ala ocidental do antigo castelo real, e grande salão gótico. Na parte preservada funciona o Museu do Castelo.

As cinco principais atrações de Praga, na República Tcheca

Se você nunca foi a Praga, capital da República Tcheca, veja aqui as cinco principais atrações da cidade, cada uma com uma dica especial. Mas saiba que há muitas, muitas outras atrações, e você provavelmente vai precisar de pelo menos três dias para ver bem a cidade.

Arquitectura Cultura Dica de local Experiencia de viagem Itinerários Patrimonio
Na República Tcheca, colunas que refletem o barroco

Que tal um olhar sobre as Colunas da Trindade, as Marianas e as da Peste? Você as encontrará por toda a República Tcheca, com destaque para a Coluna da Santíssima Trindade em Olomouc, Patrimônio Mundial pela Unesco.

Cultura Arquitectura Castillos y Palacios Patrimonio Experiencia de viagem
Mensagens de resiliência e esperança

Quando a pandemia começou, muitos foram afetados, especialmente no turismo. Alguns, porém, conseguiram transformar o desafio em estímulo para ajudar ao próximo.

Cultura