Museu Slivovice, viagem pela história dos licores tchecos através de tecnologia 5D

A tecnologia 5D faz parte de exposição que conta a história secular dos destilados tchecos, sediada em museu que ocupa casa datada dos anos 1700, restaurada e ampliada para oferecer aos visitantes inesquecíveis experiências.

Por: Giorgia Marcucci

Publicado: Fevereiro 03, 2023

Suave aroma de ameixa e outros que lembram a Natureza envolverão você ao percorrer a exposição permanente mantida pelo Museu Slivovice R. Jelínek (na imagem de abertura, o recinto virtual da exposição). Os efeitos são proporcionados por meio de tecnologia 5D, que permite adicionar às imagens e sons sensações de aromas, vento e outras. O museu é localizado no lugar até hoje conhecido por Napísk, que se estende aos pés do Castelo de Praga, no famoso bairro Malá Strana.

No Museu Slivovice R. Jelínek você conhecerá como era a fabricação original dos tradicionais licores tchecos de ameixas e outros destilados. A visita inclui degustação dos famosos produtos da marca que dá nome à Casa, com acompanhamento de canapés valaquianos.

Napísk ou Rybáre? Ambos

Napísk ou Rybáre, único assentamento bem preservado na planície de inundação do rio Moldava, em Praga. | Prahaneznama.

Desde o final do século 9 e até o período das Guerras Hussitas (1419 – 1434), Napísk era assentamento de pescadores e a localização, considerada estratégica por se estender junto ao rio Moldava, bem próxima à antiga rota comercial que conectava Praga ao norte da Boêmia.

Devastado durante a guerra, Napísk (Na areia) foi reconstruído do zero pelos Beneditinos, que o batizaram de Rybáre (Pescadores), em homenagem aos moradores originais. O início da recuperação se deu a partir de 2012, em terreno de antigo edifício localizado na Rua Seminário Lusácia (U Lužického semináře), 116, hoje a sede do Museu Slivovice R. Jelínek. U Lužického semináře e seus arredores constituem raridade. É porque representam o único assentamento bem preservado na planície de inundação do rio Moldava.

Tradição secular

A tradição dos Jelínek como produtores de destilados, especialmente licores, remonta ao ano de 1585. A partir de então e durante três séculos, a produção se manteve como despretensioso negócio familiar, até a constituição oficial da empresa, em 1894.

Fachada original da casa que hoje é a sede do museu.

Para abrigar a história secular dos licores Jelínek, nada melhor do que histórica casa secular. Ao longo dos séculos, a casa teve vários proprietários. Após sofrer percalços por inundações que ocorriam ali desde 2002, foi adquirida pela Família Rudolf Slivovice em 2012, assim como o terreno adjacente, o que permitiu, além da intensa restauração, acrescentar admirável adega.

A construção original é estimada na primeira metade do século 17, contudo, ao longo dos anos vários proprietários deixaram suas  marcas em modificações nos ambientes internos. A maior delas foi feita pela atriz tcheca de teatro e cinema Slávka Budínová, que começou a reconstruir a casa e alterou completamente o desenho dos interiores. Após a morte da atriz, o local ficou abandonado e em ruínas, até a intervenção da Família Jelínek.

Ao sabor de licores

A marca Slivovice pertence à Familia Rudolf Jelínek, proprietária da histórica casa e idealizadora do museu, aberto desde 2019. A  exposição permanente conta a história da empresa Jelínek, o processo de produção de conceituados destilados tchecos e o portfólio da marca, de forma bem atraente. Através de realidade virtual, você vislumbrará, por exemplo,  o ciclo de vida da ameixeira, cujo fruto é responsável por dar sabor ao mais famoso licor da marca.

Museu Svilovice, bar para degustação.

Após visitar a exposição, seu destino será o elegante Bar R. Jelínek, para degustação de três sabores de licores de frutas, com acompanhamento de canapés típicos da Valáquia – a Família Jelínek é originária de Valovice (Vizovice), Valáquia (Valašsko). O cardápio vai além para ofertar iguarias da cozinha tradicional da Valáquia, como creme de leite, nhoque, carne de porco assada, bolinhos com brynza (queijo de leite de ovelha) e bacon, alabote grelhado. Poucos exemplos para variado cardápio.

Loja no Museu Svilovice.

Para abstêmios, há opção de degustação não alcoólica. Os licores de frutas são substituídos por limonada de ameixa caseira. Ao final  da degustação, o visitante poderá comprar o que mais gostou na loja que oferece portfólio completo da marca R. Jelínek.

 

Canais relacionados

Arte
Kvantario, a galáxia virtual que espera por você em Benešov, a 32 km de Praga

Para os fãs de ficção científica e os entusiastas de tecnologias digitais há verdadeiro paraíso em Benešov, cidadezinha bem próxima à capital tcheca. Esse paraíso é Kvantario, galáxia virtual de entretenimento para jovens, adultos e famílias com crianças.

Arte Cultura Experiencia de viagem
Cinco locações de filmes em Praga, na República Tcheca

A capital da República Tcheca é o sonho de qualquer cinegrafista – diversos locais históricos e lindos, prontos para filmar. Descubra cinco lugares de Praga que você provavelmente já viu no cinema.

Arte Café literário Cultura Experiencia de viagem
Guia básico - o que ver em Ostrava

Rústica e ao mesmo tempo acolhedora, a cidade de Ostrava não esconde a sua vocação industrial e seduz os visitantes com feitiços de metal e ferrugem. Atreva-se a descobrir estes dez recantos incríveis nessa instigante cidade tcheca.

Arte Cultura
Pacotes