Museu Slivovice em praga: um licor com 400 anos de tradição

As famosas aguardentes de frutas Slivovice apresentam sua longa história em um divertido museu localizado muito perto do Castelo de Praga. Lá você pode aprender sobre os segredos da produção de bebidas, se divertir e saborear as especialidades da destilaria fundada por Rudolf Jelínek.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Julho 05, 2023

Aos pés do Castelo de Praga, numa bela casa do século XVII, encontra-se um daqueles museus que, para além de fornecerem informações interessantes aos visitantes, também desafiam os seus sentidos, neste caso com o sabor picante da aguardente e os aromas doces como da ameixa. O Museu Slivovice R. Jelínek, dedicado ao licor mais típico da região de Vizovice, entusiasma quem percorre as suas salas e, como toque final, prova algumas das suas receitas alcoólicas.

Longa história

A primeira referência escrita a uma destilaria no feudo de Vizovice data de 1585. As condições climáticas daquela região eram ótimas para o desenvolvimento de árvores frutíferas, especialmente ameixeiras, de modo que o Slivovice começou a ser produzido em meados do século XVIII. O licor com o tempo se tornou famoso e conquistou paladares do mundo todo. A destilaria do visionário Rudolf Jelínek, fundada em 1894, foi a responsável pelo sucesso da bebida além das fronteiras tchecas, e responsável por manter essa tradição que já soma quatro séculos.

Uma casa nas margens do rio Moldava

Para comemorar uma história tão longa, a destilaria abriu as portas do Museu Slivovice R. Jelínek em Praga no ano de 2019. Para isso, oito anos antes, a empresa comprou uma bela casa do início do século XVII, originalmente construída como albergue para estudantes católicos de Lužice. Ao longo dos anos, após deixar de funcionar como seminário, a propriedade mudou várias vezes de dono, porém, seu proprietário mais famoso foi a atriz de cinema e teatro Slávka Budínová. As inundações de 2002 danificaram gravemente a casa, que mais tarde também foi abandonada, até que em 2011 começaram as obras de reconstrução para transformá-la no Museu Slivovice R. Jelínek.

Museografia interativa

O conceito do museu é abrangente e toca os diferentes aspectos relacionados ao tradicional licor tcheco. A exposição permite ao visitante conhecer a história da empresa, o processo de produção e o portfólio da marca de forma bastante atrativa. Por meio de tecnologias modernas é possível, por exemplo, observar o ciclo de vida de uma ameixeira. Porém, os visitantes concordam que a atração favorita no museu é o reality show 5D virtual, que mostra de forma surpreendente a transformação de ameixas em aguardente.

O passeio pelas diferentes salas termina, como não podia deixar de ser, no bar com a degustação de três licores de fruta acompanhados de canapés. No entanto, para quem não bebe álcool, existe a possibilidade de saborear uma rica limonada caseira de... ameixa! (?)

Por fim, o museu também conta com uma loja de souvenirs, onde se pode comprar todos os produtos da marca R. Jelínek, para levar para casa parte da experiência vivida no museu.

 

Mais informações: siivovitzmuseum.com
U Lužického semináře 116, Praga 1, República Tcheca

Canais relacionados

Cultura Sabores
Nas viagens turísticas espaciais, a República Tcheca faz de você o astronauta da vez

Com uso de alta tecnologia, o Planetário de Praga coloca você em ‘excursões espaciais’ que incluem dar volta à Terra junto com Yuri Gagarin, vestir traje espacial e viajar no ônibus Atlantis e, levado pelo módulo Eagle, pisar na Lua ao lado de Neil  Amstrong e, como ele fez na ocasião, celebrar Dvorák.

Arte Cultura
Inaugurada em Brno, a Biblioteca Milan Kundera festeja o retorno simbólico do escritor à sua terra natal

Com mais de três mil peças, a biblioteca consiste em incursão na intimidade criativa de Milan Kundera, autor de clássicos de grande sucesso, como a Insustentável Leveza do Ser. A nova Casa da Cultura em Brno representa o retorno simbólico ao berço natal do famoso dramaturgo, poeta e ensaísta tcheco que desde 1975 vive em Paris.

Arte Cultura
Tradições tchecas: do anil à cerveja

Garantir que as tradições não caiam no esquecimento é tarefa de todos e em todas as áreas. Valorizar o passado e as raízes em que se baseiam a cultura, a gastronomia ou a arquitetura não exclui o caminhar para o futuro, oferecendo um olhar renovado e adaptado aos nossos tempos. Falamos sobre o passado e o presente da gastronomia e da impressão em anil neste artigo.

Cultura Patrimônios Sabores
Pacotes