Liberec e Hradec Králové: artes do vidro, da renda e de presépios
As regiões de Liberec e Hradec Králové são ricas em tradições artesanais de grande beleza e prestígio internacional. Vidros soprados, rendas artesanais e presépios de Natal são alguns dos delicados trabalhos realizados em diferentes oficinas da região, que surpreendem o viajante durante passeio imperdível.
Por: Jess Garbarino
Publicado: Outubro 25, 2023
DIA 1
De Praga ao Vale de Cristal, Liberec
Traslado por ônibus desde Praga até Cvikov (110 quilômetros).
Embora seja sempre difícil deixar Praga, é enriquecedor e compensador seguir a estrada para explorar outros recantos da República Tcheca. A proposta que vem a seguir é viajar rumo ao norte, para conhecer o chamado Vale de Cristal. O nome do lugar é devido ao tradicional trabalho ali realizado pelos artistas vidreiros tchecos.
A primeira parada será em Cvikov, sede da Oficina de Vidro Pacinek, do renomado artista vidreiro Jiri Pacinek. A visita à oficina leva a conhecer a mescla de centenária tradição com modernos toques artísticos. Você poderá apreciar o trabalho do mestre Pacinek, visitar a oficina de talha e passear pela sala de exposições. Porém, uma das maiores atrações desta visita é o surpreendente Vale de Cristal.
Fome?
Restaurante da Cervejaria Cvikov
bom lugar para saborear a culinária tcheca local e experimentar a cerveja Sklář, produzida nessa cidade.
Endereço: Pivovarská 405, Cvikov .
O passeio continua em direção a Nový Bor, a cerca de dez quilômetros de distância, para visitar fábrica de cristal que oferece experiências não tradicionais. Lá você verá a produção diária de dezenas de milhares de peças utilitárias de cristal, bem como réplicas de lustres criados para decorar e iluminar famosos hotéis, palácios e navios. O mais interessante é vivenciar a experiência de soprar vidro sob orientação de mestre vidreiro. Imperdível é visitar o Novotný Art Glass Museum, que exibe coleção de artes aplicadas, artes plásticas e artes modernas de peças em cristal.
A apenas oito minutos de distância do Novotný Art Glass Museum está a Lasvit Ajeto, fábrica reconhecida mundialmente pelos excelentes designs vanguardistas. Obras de arte em cristal produzidas por essa marca são encontradas em coleções de personalidades como o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, e o cantor Mick Jagger. A partir de galeria de observação, você verá como trabalham os mestres vidreiros. É ainda possível tentar criar a sua própriA peça de cristal, usando o bocal de sopro.
Por fim, para terminar o dia é necessário percorrer os 37 quilômetros que separam Nový Bor de Liberec, para o jantar e hospedagem.
Fome?
Restaurante Puor Plaudit.
Endereço: Hrazená 900, Liberec.
Restaurante Bílý Mlýn.
Endereço: Svobody 295/30, Liberec.
Onde dormir:
Pytloun Wellness Travel Hotel***,
com piscina exterior de água salgada.
Endereço: Volgogradská 70, Liberec.
Clarion Grand Hotel Zlatý Lev****
estilo art nouveau. Este hotel hospedou várias celebridades, dentre as quais o compositor austríaco Johann Strauss e o explorador norueguês Roald (Engelbregt Gravning) Amundsen. Hotel localizado no centro de Liberec.
Endereço: Gutenbergova 126/3, Liberec.
Apartamentos Sungarden Liberec
localizado em uma das regiões mais tranquilas da cidade.
Endereço: Venusina 897/5, Liberec.
DIA 2
Liberec, Vale de Cristal (Ponikla e Jablonec), Hořice , Miletin e Hradec Králové
O segundo dia começa com o embarque para Ponikla, a 55 quilômetros de distância.
Ponikla, pitoresca aldeia nas Montanhas Krkonoše, é o único lugar no mundo onde é preservada a tradição de fazer contas de vidro artesanalmente. Visita à fábrica da Rautis permite observar todo o processo de produção, desde o sopro manual, a prateação, o tingimento e a montagem das decorações. Além disso, sob orientação de especialistas, na Rautis é possível experienciar a dificuldade em elaborar as lindas peças feitas com contas de vidro para adornar árvores de Natal, reconhecidas pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial.
O percurso continua por estrada durante cerca de 20 quilômetros, até chegar à vilazinha Harrachov, pitoresca joia das Montanhas Krkonoše e a sede da fábrica de vidro Novosad. Você verá de perto como trabalham os vidreiros e cortadores e poderá visitar pequeno museu de peças de cristal e a loja. Atração paralela é a visita guiada à cervejaria local, para experimentar as cervejas František e Čerťák, ali fabricadas.
A próxima parada do percurso do segundo dia de viagem é em Jablonec nad Nisou, distante cerca de 40 quilômetros.
Em Jablonec nad Nisou é possível parar para comer e recuperar forças antes de conhecer os atrativos locais.
Fome?
Restaurante Radnice Jablonec nad Nisou.
Cozinha tradicional tcheca com toque moderno.
Endereço: Mírové náměstí 14, Jablonec nad Nisou.
À tarde, é hora de visitar a G&B Beads. Tour pelos interiores da fábrica inclui interessante museu, que abrange trezentos anos da história das contas de vidro tchecas originais, exportadas para o mundo todo. Para fechar o dia com doce sabor na boca, é preciso voltar à estrada e percorrer 70 quilômetros até Horice, a encantadora cidade onde são feitos doces muito apreciados.
A última parada do dia será em Hradec Králové, a cerca de 20 quilômetros de distância, onde é tempo de fazer a refeição da noite e de descansar.
Fome?
Endereço: Velké náměstí 145, Hradec Králové.
Endereço: Dlouha 101, Hradec Králové.
Onde dormir:
EA hotel Terezianský DVR****.
Endereço: Jana Koziny 336, Hradec Králové.
Endereço: Špitálská 183, Hradec Králové.
Endereço: Malé náměstí 117, Hradec Králové.
DIA 3
Hradec Králové, Třebechovice pod Orebem (Museu de Presépios) e Palácio Opočno
O dia começa cedo para descobrir outra das joias do artesanato tcheco, reconhecida mundialmente - os presépios. Mesmo que não seja Natal, a 15 quilómetros de distância de Hradec Králové, em Třebechovice pod Orebem você poderá visitar o interessante Museu de Presépios. Nele, pode ser apreciado o singular presépio mecânico Probošt, com peças feitas em madeira há mais de cem anos. Além deste, dezenas de outros presépios estão expostos.
Museu de Presépios. Endereço: Masarykovo náměstí 1426.
O percurso continua em direção a Vamberk, a cerca de 35 quilômetros de distância.
Vamberk é onde fica o Museu da Renda. A tradição rendeira deste lugar remonta ao século 17 e, ao longo do tempo, as criações originadas na cidade transformaram-se em artesanato de renome mundial, nas criações dos melhores estilistas. A exposição desse museu mostra rendas folclóricas, antigas e contemporâneas.
Ao meio-dia, você poderá retornar à Hradec Králové para o almoço.
Fome?
Endereço: Velké náměstí 26, Hradec Králové.
Endereço: Prazská třída 29/146, Hradec Králové.
À tarde, o percurso segue para Opočno, a 10 quilômetros de distância.
O Castelo Opočno escreve a sua história desde o século 11. Através de desenvolvimento gradual, esse castelo gótico e a suntuosa residência renascentista chegaram às mãos da família nobre austríaca Colloredo-Mannsfeld. A residência original recebeu intensa reforma que a tornou aristocrática e confortável, com uso das mais modernas conquistas tecnológicas possíveis no final do século 19 e início do século 20. O castelo preserva interiores históricos adornados com ricas coleções, em especial, de armas e de pinturas que contam passagens da história da hoje República Tcheca.
Parque inglês rodeia o castelo e oferece aos seus visitantes passeios românticos sob as copas das árvores, ao longo de lagos com patos, cardumes e pontes de madeira com cascatas.
O dia termina novamente em Hradec Králové, para jantar e repouso.
(IMAGEM)
DIA 4
Hradec Králové – Broumov – Hradec Králové
A última parada desta aventura é em Broumov, cidade localizada a 80 quilômetros de Hradec Králové. Seu tesouro mais emblemático é a cópia do Sudário de Turim, peça de linho que teria sido usada para envolver o corpo de Jesus quando ele foi descido da cruz. Não é qualquer cópia! No mundo existem apenas quarenta exemplares destes, com a escrita original que prova se tratar, realmente, de uma cópia do genuíno Sudário de Turim. Para vê-lo é necessário visitar o impressionante complexo barroco do mosteiro beneditino de Broumov.
Outra joia da cidade que parece “imortal” é a Igreja de Nossa Senhora, no Cemitério de Broumov. Na República Tcheca, essa igreja é o mais antigo monumento sobrevivente de arquitetura sacra em madeira. Outros santuários de madeira na região de Broumov foram substituídos por obras de alvenaria e assim surgiu um grupo de igrejas espalhadas pela bela paisagem ao redor dessa pequena cidade.
Finalmente, é hora de voltar a Hradec Králové para descobrir os seus muitos encantos.
A Torre Branca, sem dúvida, é a silhueta dominante e majestosa de Hradec Králové e fica no centro da cidade. Adquiriu este nome graças à cor viva do arenito Hořice, utilizado na sua construção. O topo desta torre renascentista de 72 metros oferece aos visitantes uma bela vista da cidade e dos picos distantes das montanhas Krkonoše e Orlické hory. A obra foi financiada por doações dos cidadãos locais e a construção começou no ano de 1574. Sete anos depois, eles colocaram no quarto andar da torre o gigantesco sino chamado Augustin, que pesa oito toneladas.
Bem perto da torre fica a Catedral do Espírito Santo, cuja história tem muito mistério. A escritura de fundação da igreja não foi preservada. Presume-se que tenha sido construída no ano de 1307 pela rainha tcheca Elizabet Rejcka.
A chave de ouro desta grande aventura é navegar como nos tempos da revolução industrial. As máquinas a vapor são um testemunho da engenhosidade humana do século 19, quando esse modo de transporte era muito comum. Cerca de uma hora de navegação em barco a vapor leva os viajantes desde o aterro de Smetanovo, perto do Museu da Boêmia Oriental, até a magnífica usina hidrelétrica de Sander. Na volta, você navega contra a corrente do rio Elba, pela pitoresca paisagem ao redor da cidade.