Inaugurada em Brno, a Biblioteca Milan Kundera festeja o retorno simbólico do escritor à sua terra natal

Com mais de três mil peças, a biblioteca consiste em incursão na intimidade criativa de Milan Kundera, autor de clássicos de grande sucesso, como a Insustentável Leveza do Ser. A nova Casa da Cultura em Brno representa o retorno simbólico ao berço natal do famoso dramaturgo, poeta e ensaísta tcheco que desde 1975 vive em Paris.

Por: Giorgia Marcucci

Publicado: Junho 24, 2023

Um valioso exemplo da cultura literária, inserido em exemplo análogo é como pode ser apresentada a Biblioteca Milan Kundera em Brno, inaugurada no primeiro andar acima do café que recepciona visitantes no prédio da Biblioteca Provincial da Morávia naquela cidade tcheca. A inauguração ocorreu no dia 01 de abril (2023), data que marca o aniversário do escritor, que completou 94 anos.

Por doação da Família, parte importante do acervo pessoal de Kundera foi transferida de Paris para Brno|Patrik-Uhlíř|ČTK

Criar a Biblioteca Milan Kundera foi possibilitado por doação da Família. Ainda em junho de 2022, as peças foram transportadas para Brno desde Paris, França, onde Kundera e sua inseparável esposa Věra vivem há décadas em bairro na Rive Gauche, a porção parisiense que reúne a maior concentração de editores, figuras do mundo das letras e jornalistas.

NO ACERVO, OBRAS RARAS

Visitar a Biblioteca Milan Kundera é fazer incursão na intimidade criativa desse literato, mundialmente famoso por obras como A Insustentável Leveza do Ser, Risíveis Amores, A Ignorância, A Vida Está em Outro Lugar, traduzidos para além de 50 idiomas.

Edições de obras de Kundera traduzidas em mais de 50 idiomas fazem arte do acervo da Biblioteca em Brno|Patrik-Uhlíř|ČTK

A Biblioteca Milan Kundera reúne mais de três mil peças, a exemplo de publicações sobre o famoso autor e suas obras, críticas e artigos literários, desenhos e parte de arquivo documental - correspondências pessoais e livros do acervo pessoal dele. Ainda, há cópias e até mesmo um original de prêmios recebidos pelo dramaturgo, poeta e ensaísta tcheco naturalizado francês.

Tomáš Kubíček, diretor da Biblioteca Kundera em Brno, exibe o exemplar do romance Gargantua e Pantagruel, edição narrativa  prefaciada por Kundera|Martin Balucha|ČTK

O prêmio original que consta na coletânea é a edição dos Ensaios de Michel de Montaigne (1533-1592), datada do século 16. A peça, extremamente valiosa e raríssima, é encadernada em pele de cordeiro e contém a assinatura de Montaigne, filósofo, escritor e humanista francês, considerado o criador do gênero literário ensaio pessoal.

Outros exemplares formidáveis podem ser apreciados, como a edição narrativa em dois volumes do romance Gargantua e Pantagruel, de François Rabelais, com prefácio de Kundera. São obras que pertenciam ao acervo do escritor, que entre seus hobbies somava tocar piano e pintar telas.

Tomáš Kubíček mostra tela criada por Kundera para retratar a si e a sua esposa Věra. A tela pode ser apreciada na nova Biblioteca| Martin Balucha|ČTK

PROPOSTA PARA REFLEXÕES

Além de acolher visitantes, a Biblioteca Milan Kundera oferece atendimento a estudantes, cientistas e críticos literários, para consultas e estudos sobre a vida e a produção de Kundera. Mantém computadores com versões em áudio das obras dele em tcheco, inglês, francês e alemão. Outros computadores permitem consultar obras digitalizadas de cópias com correções do autor, bem como mapa especial digitalizado que exibe as traduções das obras de Kundera publicadas em todo o mundo.

Espaço na Biblioteca Milan Kundera em Brno oferece eventos culturais| Patrik-Uhlíř|ČTK

Para além de material literário único, a Biblioteca Milan Kundera mantém programação cultural própria, que privilegia temáticas literárias e sociais. O grande objetivo tem por foco inspirar o pensamento e examinar criticamente nosso presente, “como os romances e ensaios de Milan Kundera nos encorajam a fazer”, nas palavras de Tomáš Kubíček, diretor da Biblioteca.

Serviço - Biblioteca Milan Kundera, parte integrante da Biblioteca Provincial da Morávia em Brno, rua Kounicova 65a. Funciona de segunda-feira a sábado, das 10 às 17 horas (sujeito a alterações). Ingresso gratuito para todas as idades. E-mail, (mzk@mzk.cz).

Biblioteca Provincial da Morávia em Brno

A Biblioteca Provincial da Morávia foi criada em 1808, no Museu Franciscano, hoje Museu da Terra da Morávia|MZK

Fundada ainda em 1808 como parte do Museu Franciscano (hoje Museu da Terra da Morávia), a Biblioteca Provincial da Morávia em Brno (MZK) foi liberada ao público em 1883. Ganhou nova Casa (rua Kounicova 65a), cuja pedra fundamental foi lançada em outubro de 1998 e a construção, finalizada em 2005.

Fachada do novo prédio da Biblioteca Provincial da Morávia em Brno, inaugurado em 2005|MZK

Desde 2009, a Biblioteca Provincial da Morávia em Brno (MZK) é reconhecida como organização de pesquisa. Segunda maior (depois da Biblioteca Nacional, com sede em Praga) e destaque dentre as bibliotecas da República Tcheca, possui mais de quatro milhões de documentos e 798 locais para estudos. Realiza periodicamente exposições focadas, em especial, nas áreas de Humanidades, Ciências Naturais e Técnicas.

Na Biblioteca Provincial da Morávia em Brno, o Cantinho do Xadrez é bem frequentado por crianças e adolescentes tchecos|MZK

As excursões oferecidas pela Casa mostram a história e as curiosidades sobre os mais de 200 anos da Biblioteca e da construção do prédio atual, dentre outros. Todas as informações sobre a Biblioteca Provincial da Morávia em Brno e as excursões que oferece pelos interiores você encontra em (https://www.mzk.cz/exkurze). O site é em tcheco, com ótima tradução instantânea para o português.

Sobre Brno

Brno é conhecida por Cidade dos Estudantes porque nela vivem mais de 80 mil alunos de cursos superiores|VisitCzechia

A segunda maior cidade tcheca em população (depois de Praga, a capital), em Brno vivem por volta de 380 mil pessoas, das quais cerca de 83 mil (21,8%) são estudantes  universitários. Brno é sede do Univerzitní Kampus, que reúne a Faculdade de Medicina, a de Ciências e a de Esportes e é considerado o campus mais moderno da Europa.

Uma das excursões leva à Villa Löw Beer (imagem), vizinha à Vila Tugendhat. Entre elas, há conexão através dos seus belos jardins| Kudy z nudy

Dentre os principais pontos turísticos de Brno estão o Castelo e Fortaleza de Špilberk; a Catedral de São Pedro e São Paulo; o Castelo Veveří; e a Vila Tugendhat, inscrita como Patrimônio Mundial da Unesco, assim como a belíssima Vila Löw Beer. O centro histórico da cidade foi declarado área de conservação urbana na Tchéquia e, próximo à cidade (37 KM), é possível vivenciar experiência inesquecível ao visitar a área protegida que abriga o maravilhoso e singular Cársico da Morávia.

Excursionar por rios subterrâneos no Cársico da Morávia é deslumbrar-se com cenários inimagináveis|Moravskykras


As atrações mencionadas e várias outras, muitas das quais não constam em catálogos turísticos, é possível conhecer fazendo uma (ou várias) das excursões por minivans oferecidas na cidade. Há grande variedade de roteiros, que podem ser consultados em gotoBrno.

Canais relacionados

Arte Cultura
Culto às marionetes

Quando você visitar a República Tcheca, não perca um espetáculo de marionetes. Mesmo sem entender o idioma dos personagens, é interessante vivenciar a interação entre palco e plateia. Para os tchecos, as marionetes representam muito além de divertido passatempo.

Arte Cultura Experiencia de viagem Patrimônios
Cinco lugares assombrosos (e assombrados) no Destino Tchéquia

Turismo de mistério, por que não? Se você gosta de viajar para descobrir lugares misteriosos e sinistros, saiba que a República Tcheca espera com as portas do calabouço abertas. Há vários locais com histórias para arrepiar os cabelos e experienciar algo... além da imaginação.

Arquitetura Arte Castelos e Palácios Cultura Natureza
Buscando Alfons Mucha pela República Tcheca

Nas famosas capitais mundiais você verá exposições das obras que tornaram famoso o pintor, ilustrador e designer gráfico tcheco Alfons Mucha, um dos principais expoentes do movimento Art Nouveau.

Arte Experiencia de viagem
Pacotes