Ignis Brunensis, o festival que pontilha os céus de Brno com pirotecnia artística e shows de drones

A cada ano, Brno reinventa suas atrações festeiras, muitas delas estendidas por vários dias e com atrações paralelas ao evento principal. Exemplo é o Festival Ignis Brunensis, que é anual e tem por cenários principais a Represa de Brno e o Castelo Špilberk.

Por: Giorgia Marcucci

Publicado: Setembro 05, 2023

Falar em atrações naturais, espetáculos das várias artes, gastronomia nos diferentes estilos, festivais, diversão com apelos para todas as idades é falar Brno. Localizada na região da Moravia, leste da República Tcheca, a cidade oferece lazer cativante e é hospitaleira e atenciosa para com seus visitantes.

É usual que os eventos em Brno se estendam por vários dias, com foco central rodeado pelas mais diferentes atrações. Esse formato é adotado, por exemplo, para a Competição Artística Internacional de Fogos de Artifício Ignis Brunensis.

O Festival Ignis Brunensis acontece anualmente, sempre no mês de junho. Durante o evento, competidores da Tchéquia e de vários países europeus oferecem encantadores espetáculos pirotécnicos. Ao final, são escolhidos os vencedores, que recebem Certificado de Mérito Internacional.

Em dias quando não há competição, os expectadores são brindados com apresentações chamadas “piromusicais artísticos” – exibição de fogos de artifício sincronizada com música. Para que aproveitem o espetáculo na íntegra, os visitantes são alertados a portar rádio e sintonizar no canal 103 – Krokodyl FM (pela internet, a sincronização é imperfeita).

Foto: Ignis Brunensis

Outras empolgantes atrações do Festival Ignis Brunensis são os show de drones. Como que a competir com as estrelas, esquadrão de 200 drones sobrevoa a Barragem de Brno e desenha no céu noturno motivos encantadores.

Na edição 2023, um dos shows de drones ilustrou a relação entre a República Tcheca e a Eslováquia, usando por  metáfora um homem e uma mulher e por título, “Dança a Dois”. O tema do segundo show foi “Mistérios do Mundo”, desde as pirâmides ao monstro do Lago Ness (para saber a programação em 2024, a partir de janeiro próximo acesse este endereço).

Represa de Brno

Para diferentes atrações, palcos variados. Um dos cenários é a Represa de Brno, a mais importante área recreativa e esportiva na cidade e das mais apreciadas em toda a Morávia. Durante o Ignis Brunensis, as praias nas margens da represa ficam repletas de pessoas que confraternizam durante os banhos de Sol, e de barracas que servem petiscos e bebidas.

Embora os espetáculos pirotécnicos e os shows do esquadrão de drones possam ser apreciados de qualquer ponto, as melhores áreas  de visualização estão na parte sul da barragem. Para localizá-las, oriente-se pelas placas com as inscrições Přístaviště, Sirka, Kozí hota, Sokolské ou Kupaliště.

Castelo Špilberk

Durante o Ignis Brunensis, o espetáculo pirotécnico realizado tradicionalmente sobre o Castelo Špilberk homenageia compositor clássico famoso. Cabe ao designer-chefe da equipe de fogos de artifício de Brno criar as alegorias que serão desenhadas no céu.

Os desenhos são inspirados no trabalho do homenageado e sonorizados por uma das obras que ele criou. Gregor Johann Mendel foi o homenageado em 2023, por conta de ser o ano do bicentenário de nascimento dele.

Qualquer lugar de Brno de onde você possa ver o Castelo Špilberk permite avistar o espetáculo. As melhores vistas são a partir dos lados sul ou norte do castelo. Lembre-se que ouvir a música sonorizada com os fogos de artifício depende de você portar rádio e sintonizar no canal 103 - Krokodyl FM. 

A programação do Ignes Brunensis inclui o RegioJet Music Fest, com shows diários de famosas bandas e artistas solo, da Tchéquia e convidados de outros países. Ao lado da cidade de Brno e a Região da Morávia do Sul, patrocina o evento a RegioJet,  operadora tcheca de transporte nacional e internacional de passageiros, por trem e por ônibus.

Você pode gostar

Guia básico - o que ver em Brno

República Tcheca de trem, rota para viajar o país sem se estressar

Villa Tugendhat de Mies van der Rohe e outras joias de Brno

 

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Para viajantes experientes, seis cidades charmosas

Quando você pensa que já conhece bem a República Tcheca e já viu o que o país tem de mais bonito, repense e visite seis cidades encantadoras que o farão se apaixonar. A magia irá surpreendê-lo em Třeboň, Telč, Litomyšl, Kutná Hora, Holašovice e Tábor.

Experiencia de viagem Itinerários
Cinco motivos para visitar Karlovy Vary

Para ser o segundo lugar mais visitado da República Tcheca, há que oferecer atrações. E Karlovy Vary tem várias. Conheça cinco razões para dar uma passadinha nesse adorável balneário.

Arquitetura Bem estar Dica de local Experiencia de viagem Luxo Natureza Patrimônios
Telč: uma cidade em tons pastel

A Dama Branca, o fantasma mais famoso da República Tcheca, deixou sua marca lendária também nesta pequena e pitoresca cidade.

Experiencia de viagem
Pacotes