Guia básico - o que ver em Ostrava

Rústica e ao mesmo tempo acolhedora, a cidade de Ostrava não esconde a sua vocação industrial e seduz os visitantes com feitiços de metal e ferrugem. Atreva-se a descobrir estes dez recantos incríveis nessa instigante cidade tcheca.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Julho 17, 2022

O anel industrial abraça a cidade de Ostrava com suas vistosas contorções de ferro e chaminés. No século 19, a capital da região da Morávia e Silésia tornou-se o primeiro centro tcheco dedicado à mineração e metalurgia. A descoberta de grandes jazidas de carvão em 1763 fez com que esta antiga vila de artesãos se tornasse próspera cidade industrial. A Segunda Guerra Mundial infligiu ferimentos graves a Ostrava, mas a cidade conseguiu se recuperar e seguir adiante.

(IMAGEM)

A mineração de carvão parou há quase 30 anos e as siderúrgicas próximas fecharam logo depois. Mas Ostrava, localizada no nordeste da Tchéquia, muito perto da fronteira com a Polonia, soube se reinventar. Hoje, está apta a receber viajantes que procuram experiências verdadeiramente diferentes, paisagens inesperadas, festivais de música e demais propostas culturais, sempre ofertadas com excelente qualidade.

O que você está esperando para descobrir os 10 recantos mais incríveis de Ostrava?

 

1. Novo Palácio da Prefeitura

Para ter uma visão completa da cidade de Ostrava, dirija-se à Nova Prefeitura (Nová Radnice), de estilo funcionalista, cuja torre de 85 metros de altura é uma espécie de farol que pode facilmente guiar os visitantes até seus portões. Construída entre 1925 e 1930, é a maior prefeitura do país e foi erguida quando a antiga sede do governo municipal, que ainda pode ser vista na Praça Masaryk, se mostrou pequena para a cidade que crescia exponencialmente, à mercê do desenvolvimento industrial. A torre é aberta ao público e é ideal para contextualizar o viajante, graças à vista de 360 ​​graus que proporciona, a 73 metros do solo. Além disso, entre o primeiro e o quarto andares da prefeitura você poderá vivenciar a experiência de subir em um elevador paternóster de madeira, funcionalista, datado de 1928.

Mais informações: vyhlidkovavez.cz

2. Praça Masaryk

O coração do centro histórico de Ostrava é a Praça Masaryk (Masarykovo námĕstí), aonde está localizada a Antiga Prefeitura, agora um museu; a coluna da Virgem Maria, de 1702; e a estátua barroca de São Floriano, padroeiro dos bombeiros. Também chama a atenção o edifício Schönhof, conhecido como "a casa das sete portas". A praça pode servir de ponto de partida para um passeio pelos pontos mais interessantes do centro histórico, como a Catedral do Divino Salvador; a rua Stodolní, onde se concentra a vida noturna da cidade; a charmosa Jiráskovo námesti (praça), com a estátua que homenageia o compositor tcheco Leoš Janáček; e o Parque Husúv.

3. Museu da Cidade de Ostrava

A antiga Prefeitura, localizada na Praça Masaryk, foi convertida no Museu da Cidade de Ostrava (Ostraveské Muzeum). Ali é mantida interessante mostra que permite conhecer a história da cidade, a sua cultura e as suas paisagens. O edifício data do século 15 e a sua torre tem 22 sinos que repicam de hora a hora, a espalhar seus sons característicos.

Mais informações: ostrmuz.cz

4. Teatro Antonín Dvorak

Meia dúzia de teatros animam a cena cultural de Ostrava. É sempre boa ideia verificar a programação de shows e planejar uma visita ao Teatro Jiri Myron; ao Teatro de Marionetes; ao Teatro Petr Bezruč; à Orquestra Filarmônica Janáček; ao Teatro Arena. Os amantes da arquitetura e da ópera devem visitar, sem falta, o Teatro Nacional da Morávia e Silésia Antonín Dvořák, projetado pelo arquiteto vienense Alexander Graf. Trata-se de um dos mais belos teatros de todo o país, famoso por sua excelente acústica.

Mais informações: ndm.cz

 

5. Casa das Artes Dům Umění

A Galeria de Belas Artes de Ostrava foi fundada em 1952 e, graças à sua extensa coleção, que soma cerca de 23 mil peças, é uma das cinco mais notáveis ​​da República Tcheca. Além disso, o prédio onde está localizada data de 1926 e é uma das joias arquitetônicas da cidade.

Mais informações: gvuo.cz

6. Fumarola Ema

A intensa atividade industrial legou para Ostrava um lugar muito curioso, que além do mais oferece excelentes vistas da cidade. Os resíduos das fundições de ferro acumularam-se na margem direita do rio Ostravice, até formar uma montanha de 315 metros de altura, que ainda arde quente por dentro (com temperaturas chegando a 1000ºC), gerando algumas fumarolas e um microclima em sua superfície, onde a neve nunca sobrevive e as flores crescem o ano todo.

7.DOV

O viajante que chega a Ostrava com pouco tempo disponível e só pode escolher um único recanto incrível para levar impresso em sua lembrança deve definitivamente dirigir-se a Dolní oblast Vítkovice. A antiga usina metalúrgica, com seus altos-fornos e diferentes instalações industriais, foi convertida em um magnífico polo cultural que propõe experiência alternativa ao turismo tradicional. Dois museus interativos, uma torre com cafetaria no topo e vistas panorâmicas, um grande auditório e vários circuitos onde se pode conhecer o processo de produção surpreendem a todos os visitantes.

Mais informações: Dolní oblast vítkovice: coração de ferro e dolnivitkovice.cz

8. Parque Landek

A experiência industrial e mineira tem outra paragem imperdível a poucos quilómetros de DOV, em Landek Park. Esta é extensa área de lazer com ciclovias, espaço para camping, instalações esportivas, restaurantes e o maior museu de mineração da República Tcheca (Hornické Muzeum). O museu oferece passeios pela mina (adaptados para a segurança dos visitantes), conduzidos por ex-trabalhadores. Lá é possível viajar em um trem de mineração original, apreciar exposição sobre um resgate, visitar os vestiários e experimentar como era no passado um dia de trabalho subterrâneo.

Mais informações: Landekpark.cz

9. Mina Mical

Como transcorria o dia de um trabalhador em uma mina de carvão? Para sentir por si mesmo, você pode visitar a mina Michal (Důl Michal), que preserva intacta a atmosfera dos anos de árdua produção. Lá você pode ver os vestiários, os chuveiros, a sala de registro, o porão das lâmpadas, o refeitório, a cafeteria e até a oficina do geólogo.

Mais informações: dul-michal.cz

 

10.Castelo Silesiano de Ostrava

Perto do ponto onde o rio Ostravice encontra o rio Lučina está o Castelo Silesiano de Ostrava (Slezskoostravsk ý Hrad), que remonta ao século 13, embora no século 16 tenha sido reconstruído como um palácio renascentista. O castelo situava-se num promontório, no entanto, a atividade mineira subterrânea prejudicou as suas fundações, a ponto de afundar 16 metros e exigir grandes obras de manutenção, concluídas em 2004. O castelo tem exposição permanente e nos seus arredores, com frequência são realizados vários eventos culturais.

Mais informações: slezskoostravskyhrad.cz

 

Explore mais:

EM OSTRAVA, BUSCANDO O CÓDIGO DE SOLOMON

DOLNÍ OBLAST VÍTKOVICE: CORAÇÃO DE FERRO

OSTRAVA DAS LENDAS E DA TECNOLOGIA

 

Canais relacionados

Arte Cultura
Bibliotecas da República Tcheca, tesouros escondidos em mosteiros e palácios

As bibliotecas mais bonitas da República Tcheca estão localizadas em locais privilegiados e em salas repletas de história, onde a cultura passeia entre páginas e prateleiras. Durante a sua próxima viagem à República Tcheca, aceite nosso convite para conhecer as cinco mais espetaculares dessas bibliotecas, abrigadas em palácios e mosteiros.

Arquitetura Arte Cultura Patrimônios
Cinco locações de filmes em Praga, na República Tcheca

A capital da República Tcheca é o sonho de qualquer cinegrafista – diversos locais históricos e lindos, prontos para filmar. Descubra cinco lugares de Praga que você provavelmente já viu no cinema.

Arte Café literário Cultura Experiencia de viagem Itinerários Patrimonio Sonhe
Filmes que levam você de Nárnia até Viena, sem sair da Tchéquia

Por toda a República Tcheca, cidades e vilas foram e são cenários para filmes famosos, como As Crônicas de Nárnia – o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa; e o Ilusionista, que coloca Viena em diferentes recantos de Tchéquia. Várias localidades tchecas criaram roteiros que levam a conhecer os belos cenários que conhecemos através dos filmes.

Arte Cultura Sonhe
Pacotes