Florestas tchecas de faias, patrimônio mundial, joia rara nos horizontes de Liberec.

Vilas bem próximas a Liberec dão acesso a trilhas e mirantes que descortinam as Florestas de Faias nas Montanhas Jizera, recente conquista da República Tcheca para figurar na lista do Patrimônio Natural Mundial da Unesco.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Setembro 30, 2021

Na região de Liberec, no sopé das Montanhas Jizera, as graciosas vilazinhas Oldřichov v Hájích e Lázně Libverda têm localização muito especial. É a partir delas que podemos ver as cristas montanhosas Hejnický e Oldřichovský, que delimitam a área ocupada por verdadeiro tesouro da República Tcheca - as Florestas de Faias das Montanhas Jizera. Em 2021 (julho, 28), essas florestas foram reconhecidas como Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Delimitadas pelas cristas montanhosas Hejnický e Oldřichovský, a Floresta de Faias Patrimônio Mundial se estende por 27 km2 – parte da  Área de Paisagem Protegida das Montanhas Jizera. Desses 27 km2, por volta de 17 km2 podem ser visitados através de trilhas. Os outros 10 km2 são inacessíveis. Neles, as faias crescem há centenas de anos sem intervenção humana, em total liberdade para reproduzir ecossistema ímpar, que se perpetua.

Desde as vilazinhas Oldřichov v Hájích e o balneário Lázně Libverda tudo o que você consegue ver são as copas das árvores da joia da coroa das Florestas de Faias. Porém, é diferente a partir dos mirantes que pontilham a região. Por exemplo, os mirantes na Colina Ořešník e na Paličník oferecem belíssima e ampla vista das Florestas de Faias, com árvores que alcançam 40 metros de altura e nasceram há 200, 300 anos.

A Colina Ořešník é destino bem procurado. Acessível pela Vila Hejnice (15 km de Liberec), é alcançada por degraus naturais ou por escalada – grande atrativo do lugar. Quanto à Colina Paličník, a distância desde Liberec é de 34 km. O passeio é dos mais interessantes. O mirante deixa ver as Florestas de Faias, mostra a vizinha e rochosa Ořešník, outros picos famosos da Jizera e maravilhosos momentos da Natureza, como o rio Smědá a fluir no vale. O mirante da Colina Paličník só pode ser alcançado a pé.

Em Liberec, a região que abriga as Florestas de Faias Patrimônio Mundial Unesco, assim como no entorno dessa bela cidade há amplo leque de opções para esportes, lazer e cultura que atendem famílias com crianças, jovens e casais românticos.

Leia Mais sobre atrações na República Tcheca

As cinco principais atrações da República Tcheca

Atrações inesquecíveis estão à espera para recepcionar você durante a sua próxima visita à República Tcheca.

Ilhas do Moldava são passeios imperdíveis em Praga

No trecho do Rio Moldava que permeia Praga, há várias ilhas para visitar, como Slovanský e seu Palácio Žofín.

Viajando em cenários de cinema

Conheça (ou reconheça) lugares na República Tcheca que serviram como cenário para sucessos da telona.

Aproveite a República Tcheca com todos os 7 sentidos

O ser humano possui uma capacidade inata de se adaptar às circunstâncias mais adversas e 7 sentidos que lhe permitem não só sobreviver, mas também desfrutar dos prazeres da vida. Um desses prazeres é viajar, mas o que acontece quando você não pode fazer isso de imediato? A solução é usar estímulos alternativos que recriam experiências que você poderá vivenciar mais tarde em Tchéquia.

Dica de local Experiencia de viagem
Premiados, os vinhos tchecos ganham fama

Trazer para casa medalhas conquistadas em concursos internacionais já é hábito para os produtores de vinhos tchecos. Entre os prêmios recentes estão 16 medalhas de ouro e uma de platina, enquanto ultrapassa a 350 o número de medalhas de bronze. Na Morávia do Sul estão 95% dos grandes vinhedos tchecos, enquanto na Boêmia prevalecem as pequenas castas familiares.

Experiencia de viagem
Em Ostrava, buscando o código de solomon

Você logo descobrirá que Ostrava não é menos espetacular, mas completamente diferente de todas as demais cidades. E garanto que ela se envolve muito bem com o cenário pós-industrial.

Experiencia de viagem
Pacotes