Florestas tchecas de faias, patrimônio mundial, joia rara nos horizontes de Liberec.

Vilas bem próximas a Liberec dão acesso a trilhas e mirantes que descortinam as Florestas de Faias nas Montanhas Jizera, recente conquista da República Tcheca para figurar na lista do Patrimônio Natural Mundial da Unesco.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Setembro 30, 2021

Na região de Liberec, no sopé das Montanhas Jizera, as graciosas vilazinhas Oldřichov v Hájích e Lázně Libverda têm localização muito especial. É a partir delas que podemos ver as cristas montanhosas Hejnický e Oldřichovský, que delimitam a área ocupada por verdadeiro tesouro da República Tcheca - as Florestas de Faias das Montanhas Jizera. Em 2021 (julho, 28), essas florestas foram reconhecidas como Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Delimitadas pelas cristas montanhosas Hejnický e Oldřichovský, a Floresta de Faias Patrimônio Mundial se estende por 27 km2 – parte da  Área de Paisagem Protegida das Montanhas Jizera. Desses 27 km2, por volta de 17 km2 podem ser visitados através de trilhas. Os outros 10 km2 são inacessíveis. Neles, as faias crescem há centenas de anos sem intervenção humana, em total liberdade para reproduzir ecossistema ímpar, que se perpetua.

Desde as vilazinhas Oldřichov v Hájích e o balneário Lázně Libverda tudo o que você consegue ver são as copas das árvores da joia da coroa das Florestas de Faias. Porém, é diferente a partir dos mirantes que pontilham a região. Por exemplo, os mirantes na Colina Ořešník e na Paličník oferecem belíssima e ampla vista das Florestas de Faias, com árvores que alcançam 40 metros de altura e nasceram há 200, 300 anos.

A Colina Ořešník é destino bem procurado. Acessível pela Vila Hejnice (15 km de Liberec), é alcançada por degraus naturais ou por escalada – grande atrativo do lugar. Quanto à Colina Paličník, a distância desde Liberec é de 34 km. O passeio é dos mais interessantes. O mirante deixa ver as Florestas de Faias, mostra a vizinha e rochosa Ořešník, outros picos famosos da Jizera e maravilhosos momentos da Natureza, como o rio Smědá a fluir no vale. O mirante da Colina Paličník só pode ser alcançado a pé.

Em Liberec, a região que abriga as Florestas de Faias Patrimônio Mundial Unesco, assim como no entorno dessa bela cidade há amplo leque de opções para esportes, lazer e cultura que atendem famílias com crianças, jovens e casais românticos.

Leia Mais sobre atrações na República Tcheca

As cinco principais atrações da República Tcheca

Atrações inesquecíveis estão à espera para recepcionar você durante a sua próxima visita à República Tcheca.

Ilhas do Moldava são passeios imperdíveis em Praga

No trecho do Rio Moldava que permeia Praga, há várias ilhas para visitar, como Slovanský e seu Palácio Žofín.

Viajando em cenários de cinema

Conheça (ou reconheça) lugares na República Tcheca que serviram como cenário para sucessos da telona.

Český Krumlov através de um vídeo clip

O poder de atração do audiovisual retém a nossa atenção em inúmeras ocasiões, a ponto de nos levar a viajar para um destino apenas por ter visto um filme ou vídeo musical no qual aparecem paisagens e lugares que nos agradaria visitar.

Experiencia de viagem
Cinco cidades tchecas que você provavelmente nunca ouviu falar – mas devia conhecer

Há cidades que são pouco conhecidas. Mas isso não significa que sejam menos interessantes que suas primas famosas. Só porque você nunca ouviu falar, não significa que não deve ver! Veja cinco dessas pequenas joias da República Tcheca

Cultura Experiencia de viagem
Minha experiência em Tchéquia

Há muito eu ouvia sobre a República Tcheca, especialmente Praga, que estava na minha lista de pendências.

Experiencia de viagem