Český Krumlov através de um vídeo clip

O poder de atração do audiovisual retém a nossa atenção em inúmeras ocasiões, a ponto de nos levar a viajar para um destino apenas por ter visto um filme ou vídeo musical no qual aparecem paisagens e lugares que nos agradaria visitar.

Por: Joaquín del Palacio

Publicado: Setembro 02, 2019

Cerca de duas horas ao sul de Praga está Cesky Krumlov, um dos centros urbanos, possivelmente, mais belos da República Tcheca. Seus arredores também são lindos, palcos das paisagens que a banda malaguenha Chambao escolheu para o videoclipe da famosa canção “Ahí Estás Tu”.

Quantas vezes vimos um filme, e nos aguçou saber sobre o destino mostrado,  porque fomos cativados pelas imagens. Amadeus (1984), Missão Impossível (1996) e Casino Royale (2006) têm imagens e sequências exteriores rodadas em Praga, e ao vê-las desejamos estar lá... Nos vídeo clips e spots publicitários as imagens são fugazes, mas captam a nossa atenção da mesma maneira. Na filmagem da banda Chambao aparece Český Krumlov e seus arredores (raio de 50 km ao norte e ao sul), e o que vemos atrai de tal maneira que nos faz querer estar lá. Então, venha. Vamos entrar no vídeo e viajar para cenas de cinema.

 

O lago, um paraíso

O belo pôr do sol sobre o lago e a fogueira na margem, presentes no vídeo da Chamboa são imagens capturadas em Lipno, chamado "Mar da Boêmia do Sul". Realmente, trata-se de um reservatório do Rio Moldava, perto do Parque Nacional de Šumava. Ele nos transmite o mesmo encanto causado pelas sequências da filmagem. Você poderá visitar este parque, situado entre bosques frondosos, como se fosse um primata da selva, enveredando entre as copas das árvores e integrado com a fauna nativa. Isto é possível graças a um caminho peculiar, especialmente criado para fazer você se sentir como os nossos ancestrais, encarapitado nas ramagens mais altas  para desfrutar de uma panorâmica impossível para um humano em situações normais, porém, muito atrativa e desejável. A sensação de caminhar por uma floresta através dos galhos é inesquecível.

Se a vertigem não permitir, será lastimável, mas você terá por alternativa andar em terra firme, por caminhos que penetram profundamente na natureza. E também é possível velejar, navegar em barco a motor, ou tomar banho ao pôr do sol, numa imitação dos componentes da Chambao. Com as diferentes atividades, visitar Lipno é excelente pedida em qualquer das quatro estações do ano e suas diferentes paisagens. Até mesmo o inverno é sensacional, e muito romântico!

Durante os meses mais frios, o lago congela, para arrebatamento de patinadores. Outros, aficionados de esqui, embarcam nas cadeirinhas para ladear até o topo as brancas encostas, e depois descê-las a deslizar pela paisagem intocada. Há também pistas para a prática de bobsleigh. Este esporte é viciante. Quem que já tentou faz o que for preciso para repeti-lo de novo e de novo, até que esteja esgotado.

 

Lugares privilegiados

Próximo a este incrível parque de diversão e esportes em Lipno nad Vltavou, 11 km a jusante do Rio Moldava você encontrará o mosteiro cisterciense de Vyšší Brod. É um lugar para saber que nesta região, além da natureza, o homem fez maravilhas. A construção data de meados do século 13, e tem a característica típica dos mosteiros: eles localizam-se sempre nos melhores lugares. Os Rosenberg, que pertenciam à principal família de patronos do território, são os impulsores e protetores deste mosteiro.

Mais 10 km a jusante do Moldava há uma fortaleza em um lugar especial. Os castelos estão localizados nos locais com as melhores vistas. Isto porque era necessário construí-los em lugares estratégicos, para ver e controlar todo o entorno. Vários castelos tchecos são pedras preciosas a serem descobertas, e algumas são encontradas em belos ambientes fluviais, como o Castelo Rožmberk, em Rožmberk nad Vltavou, que guarda uma magnífica coleção de armas e de pinturas. É aberto às visitas, inclusive noturnas, que são animadas por um desfile de trajes de época. Esta fortificação também é possessão da família Rosenberg, a nobreza mais influente da região, à época.

 

Uma aldeia museu

A 30 km ao norte de Český Krumlov há uma pequena aldeia que mantém todo o charme da tradição rural. Falamos de Holašovice (http://www.czechtourism.com/sp/c/holasovice-unesco/), uma vila aonde o tempo não passa, e os costumes e a arquitetura tradicionais permanecem. Devido à sua singularidade e à sua condição perfeita, Holašovice foi reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Lá, as fazendas permanecem inalteradas. Tal e qual nos séculos passados, as estruturas dos edifícios são as mesmas dos tempos medievais (séculos 13 e 14), quando os terrenos foram colonizados, e os ambientes, urbanizados. Tais informações aparecem em documentos de Wenceslau II. Datam de 1292 e nos contam a relação que existia entre a então povoação e o mosteiro de Vyšší Brod. Sem dúvida, esta é uma singular viagem ao século 13, para visitar o cenário natural que se mantém nas mesmas condições daquele passado distante.

 

Bem perto:

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Pavel Dvorak: a história de brno é contada em espanhol

Além de tocar piano com paixão e maestria, ensinar história na universidade e praticar esportes, Pavel adora fazer uma turnê em Brno, contando aos visitantes - em espanhol - os grandes segredos de sua cidade. "O espanhol é uma língua interessante, super divertida e segue uma lógica semelhante à do tcheco", diz ele.

Experiencia de viagem
Descubra a Brno mais underground

Brno é uma cidade imprudente e poética, tem senso de humor e vive em seu próprio ritmo. Experiências inesquecíveis aguardam os interessados em descobrir a cena underground de Brno: redutos alternativos,trilhas literárias e bares emblemáticos.

Experiencia de viagem Café literário
Cinco atrações assombradas da República Tcheca

Lendas sobre assombrações fazem parte da história de atrativos lugares na República Tcheca. Conheça algumas.

Arquitectura Aventura Castelos e Palácios Cultura Cultura Experiencia de viagem