De Salzburgo e Linz a Praga

Ao visitar a Áustria, além de Viena, os viajantes certamente vão querer parar em Salzburgo, local de nascimento de Wolfgang Mozart e na vanguardista Linz. Uma vez nessas cidades, você poderá rumar a Praga, com paradas em belos recantos da República Tcheca.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Março 04, 2025

Geralmente, as distâncias na Europa são curtas e é tal o número de locais interessantes para visitar que é produtivo planejar uma viagem com várias paragens estratégicas, que levarão a descobrir locais de grande valor arquitetônico, com história emocionante ou com encanto comovente.

Desde as cidades austríacas de Salzburgo e Linz, você pode fazer a rota de sul a norte pela República Tcheca, em direção a Praga, planejando paradas em lugares como Český Krumlov, České Budějovice, Třeboň, Castelo Hluboká e Tábor.

Distância de Salzburgo a Praga: 375 quilômetros

Distância de Linz a Praga: 243 quilômetros

Trem Salzburg–Praga: 5h 45min

Trem Linz–Praga: 4 horas

Český Krumlov

Com o prestígio de ser “a cidade mais bonita da República Tcheca”,  Český Krumlov é certamente parada obrigatória no percurso entre as cidades austríacas e Praga. A curva pronunciada que o rio Moldava faz em Český Krumlov abraça o centro histórico da cidade. Nele, se destaca a torre do castelo, que é a principal atração e merece visita detalhada. Além disso, é preciso passear sem rumo pelas ruas, dar uma olhada em todos os mirantes, ouvir histórias de fantasmas e comer em uma taberna de estilo medieval.

České Budějovice

Centro de operações perfeito para quem deseja explorar a fundo a Boêmia do Sul, a charmosa České Budějovice, com sua  quadrada e famosa praça central, tem atrativos para prender o olhar dos visitantes. As melhores vistas panorâmicas são obtidas desde a Torre Negra, com 72 metros de altura. O bom sabor na  boca fica por conta de um passeio pela cervejaria local, que produz a Budweiser original (protagonista de um dos mais notórios litígios pelo uso da marca).

Třeboň

Cercada por lagoas e muito verde, essa pequena cidade pode ser explorada em algumas horas. No entanto, o viajante ficará muito tentado a ficar mais tempo para experimentar as especialidades gastronômicas à base de peixe, pedalar pelas atrações ou espairecer no clima despreocupado de Třeboň.

Hluboká nad Vltavou

No percurso rumo a Praga, é imperdível parar no chamado “Czech Windsor” - localizado a 11 quilômetros de České Budějovice, o Castelo de Hluboká, com onze torres, jardins espetaculares e interiores luxuosos é, no gênero, um dos mais visitados no país.

Tábor

Com passado intimamente ligado à história dos hussitas, a encantadora cidade de Tábor atrai visitantes com a sua atmosfera misteriosa, a monumentalidade, a arquitetura renascentista e o sistema de túneis subterrâneos.

Próxima parada: Praga

Cinco lugares para ouvir música clássica em Praga, na Tchéquia

Cinco estilos arquitetônicos de Praga, na República Tcheca

Praga no inverno, passeios originais para grandes e pequenos

Canais relacionados

01 Guía e Itinerarios
Cinco locais de arquitetura modernista na República Tcheca

A arquitetura modernista e seus estilos, como construtivismo, cubismo, funcionalismo, minimalismo, classicismo têm belos exemplos na República Tcheca.

01 Guía e Itinerarios
Cinco razões para visitar Morávia do Sul, na República Tcheca

Aos poucos, as regiões da República Tcheca encontram lugar entre os desejos dos viajantes que já passaram pela bela Praga. No entanto, ainda existe um certo desconhecimento sobre o que cada uma delas oferece. Nossa dica de hoje é a belíssima região da Morávia do Sul.

01 Guía e Itinerarios
David Černý: uma rota irreverente por Praga

Polémico, controverso e ousado, o escultor tcheco David Černý  instalou boa parte de sua obra nos espaços públicos de Praga, de modo que costuma surpreender os visitantes com sua irreverência e sentido crítico. Suas famosas esculturas são uma excelente desculpa para percorrer  as ruas da capital tcheca, e ir além do comum.

01 Guía e Itinerarios
Pacotes