De Salzburgo e Linz a Praga

Ao visitar a Áustria, além da capital, Viena, os viajantes certamente vão querer parar em Salzburgo, local de nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart e na vanguardista Linz. Uma vez em Viena, Salzburgo ou Linz você poderá seguir para Praga, com paradas em alguns dos mais belos recantos da República Tcheca.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Novembro 22, 2022

Geralmente, as distâncias na Europa são curtas e é tal o número de locais interessantes para visitar que é produtivo planejar uma viagem com várias paragens estratégicas, que levarão a descobrir locais de grande valor arquitetônico, com história emocionante ou com encanto comovente.

Desde as cidades austríacas de Salzburgo e Linz, você pode fazer a rota de sul a norte pela República Tcheca, em direção a Praga, planejando paradas em lugares como Český Krumlov, České Budějovice, Třeboň, Castelo Hluboká e Tábor.

Distância de Salzburgo a Praga: 375 quilômetros

Distância de Linz a Praga: 243 quilômetros

Trem Salzburg–Praga: 5h 45min

Trem Linz–Praga: 4 horas

Český Krumlov

Com o prestígio de ser “a cidade mais bonita da República Tcheca”,  Český Krumlov é certamente parada obrigatória no percurso entre as cidades austríacas e Praga. A curva pronunciada que o rio Moldava faz em Český Krumlov abraça o centro histórico da cidade. Nele, se destaca a torre do castelo, que é a principal atração e merece visita detalhada. Além disso, é preciso passear sem rumo pelas ruas, dar uma olhada em todos os mirantes, ouvir histórias de fantasmas e comer em uma taberna de estilo medieval.

České Budějovice

Centro de operações perfeito para quem deseja explorar a fundo a Boêmia do Sul, a charmosa České Budějovice, com sua  quadrada e famosa praça central, tem atrativos para prender o olhar dos visitantes. As melhores vistas panorâmicas são obtidas desde a Torre Negra, com 72 metros de altura. O bom sabor na  boca fica por conta de um passeio pela cervejaria local, que produz a Budweiser original (protagonista de um dos mais notórios litígios pelo uso da marca).

Třeboň

Cercada por lagoas e muito verde, essa pequena cidade pode ser explorada em algumas horas. No entanto, o viajante ficará muito tentado a ficar mais tempo para experimentar as especialidades gastronômicas à base de peixe, pedalar pelas atrações ou espairecer no clima despreocupado de Třeboň.

Hluboká nad Vltavou

No percurso rumo a Praga, é imperdível parar no chamado “Czech Windsor” - localizado a 11 quilômetros de České Budějovice, o Castelo de Hluboká, com onze torres, jardins espetaculares e interiores luxuosos é, no gênero, um dos mais visitados no país.

Tábor

Com passado intimamente ligado à história dos hussitas, a encantadora cidade de Tábor atrai visitantes com a sua atmosfera misteriosa, a monumentalidade, a arquitetura renascentista e o sistema de túneis subterrâneos.

 

Próxima parada: Praga

Cinco lugares para ouvir música clássica em Praga, na Tchéquia

Cinco estilos arquitetônicos de Praga, na República Tcheca

Praga no inverno, passeios originais para grandes e pequenos

Morávia do leste: arquitetura popular e muita tradição

A região de Zlín, nos arredores da cidade de mesmo nome, se caracteriza por sua arquitetura popular, suas arraigadas tradições, os magníficos jardins de Kroměříž e o delicioso sabor do licor Slivovice. Há muito para explorar no leste da Tchéquia!

Experiencia de viagem
Premiados, os vinhos tchecos ganham fama

Trazer para casa medalhas conquistadas em concursos internacionais já é hábito para os produtores de vinhos tchecos. Entre os prêmios recentes estão 16 medalhas de ouro e uma de platina, enquanto ultrapassa a 350 o número de medalhas de bronze. Na Morávia do Sul estão 95% dos grandes vinhedos tchecos, enquanto na Boêmia prevalecem as pequenas castas familiares.

Experiencia de viagem
A fábrica de cristais Moser

Uma das regiões que formam a República Tcheca é a Boêmia. O nome pode soar familiar, seja pelo termo boemia (o comportamento notívago e festeiro dos boêmios), ou talvez pela expressão ‘cristal da Boêmia’, que significa um cristal de alta qualidade. E é mesmo.

Experiencia de viagem
Pacotes