David Černý: nos passos de um provocador
David Černý, artista tcheco contemporâneo, conseguiu instalar mais de uma dúzia de suas controversas esculturas nas ruas de Praga. Propomos um passeio para ver as criações dele e, ao longo do caminho, esbarrar em tudo o mais.
Por: Jess Garbarino
Publicado: Outubro 10, 2019
Uma pitada de humor, outra de denúncia. Uma perspectiva contemporânea em um contexto clássico, muita irreverência, e algo de controverso. Nos últimos anos, o artista tcheco David Černý tem se ocupado em acentuar, com suas instalações e esculturas, o harmônico fluir de Praga. Descubra-as a seguir.
Quo Vadis?
1990
O trabalho mais antigo de Černý é um carro Trabant (fabricado na República Democrática Alemã), com pernas em vez de rodas. A escultura homenageia os alemães orientais que, para escapar, ocuparam a embaixada alemã em Praga, em 1989, pouco antes da queda do muro, e abandonaram seus veículos nas imediações do edifício. Ocupa lugar na Embaixada da Alemanha em Praga. Não é disponível à visitação.
Tanque de Guerra Cor Rosa
1991
Desde 1945, o tanque soviético número 23 ocupava um lugar privilegiado na Praça Smíchov, e representava a libertação de Praga pelo Exército Vermelho. Até que, em certo dia de 1991, David Černý e um amigo o pintaram com a cor rosa, para protestar contra a política externa russa. A afronta custou a ambos alguns dias de prisão, e foi o ponto de partida de ascendência da carreira artística de Černý. Hoje, o tanque rosa pode ser visto na entrada do Museu Técnico Militar de Lešany.
Museu Técnico Militar de Lešany, a 20 quilômetros de Praga
Bebês
1994-2001
No total, há 13 grandes bebês, que em vez de rostos têm uma espécie de código de barras. Dez, negros, escalam as colunas da torre de televisão. Três outros, de bronze, engatinham em frente ao Museu Kampa. Černý sempre se recusou a explicar o que representa esse trabalho – dentre os de sua autoria, um dos mais conhecidos. A torre também possui um restaurante com vista panorâmica, e um hotel com uma única suíte.
Torre de televisão Žižkov, Mahlerovy sady 1, Praga 3
Museu Kampa, Ilha de Kampa, U Sovových mlýnů 2, Praga 1
Cruzamento da Husova com Betlemske Square, Praga 1
Cavalo
1999
Desde a enorme praça de São Venceslau, dominada pela estátua do patrono tcheco em seu cavalo, você precisa desviar um quarteirão para a direita, e entrar em uma pequena galeria. Ali, conhecerá a versão Černý do herói nacional: sentado no ventre de seu cavalo morto, esculpido de patas para o alto.
Passagem Lucerna, Vodičkova 36, Praga 1
Os Lambe-botas (Aduladores)
2003
Metades de duas pessoas, esculpidas da cintura para baixo, inclinadas para a frente como a oferecer os traseiros aos espectadores. Se você subir uma escadaria, verá uma abertura para introduzir a cabeça e assistir a um curta-metragem gravado por Černý.
Galeria Futura, Holečkova 49, distrito Smíchov, Praga 5
Jatos
2004
Talvez, esta é uma das obras de Černý mais fotografadas, devido à localização central e ao toque de humor que oferece: dois homens esculpidos em metal, com quadris móveis, urinam e escrevem frases no mapa da República Tcheca. Por lá, há o número do telefone celular que oferece aos espectadores a oportunidade de enviar um SMS com o texto que gostariam de ver jateado na inusitada fonte.
Museu Franz Kafka, pátio de Hergetova Cihelná, Cihelná 8, Praga 8
Carros vermelhos
2007
Dois carros vermelhos, um tanto disformes, estão em frente ao Centro Cultural MeetFactory, fundado por Černý com apoio do músico David Koller e da cineasta e diretora de teatro Alice Nellis.
Centro Cultural MeetFactory, ao lado da ferrovia Smíchov, Ke sklárně 15, Praga 5
O Embrião
2008
Dentre as obras de Černý expostas nas ruas de Praga, é possível que esta seja a mais perturbadora: um escoamento pluvial do teatro Na Zábrdlí se deforma durante o fluxo, e abre espaço para um feto em gestação, que à noite é iluminado.
Teatro Na Zábradlí, Anenské náměstí 5, Praga1
Crânio em Rápida Sintonia
2010
Em vermelho intenso contra o céu azul de Praga, a escultura de uma caveira montada em um guindaste que gira no teto do museu DOX gera nos espectadores um efeito hipnótico.
Museu de Arte Contemporânea DOX, Poupetova 793/1, Praga 7
London Booster Bus
2012
Trata-se do típico ônibus vermelho inglês de dois andares, acrescido de enormes braços hidráulicos, os quais permitem à engenhoca fazer flexões. Trabalho concebido por ocasião dos Jogos Olímpicos de 2012, para receber visitantes da Casa Tcheca em Londres. Atualmente, pertence à holding tcheca Agrofort, sediada em Praga, no bairro Chodov. Não é disponível à visitação.
No Útero
2013
Uma enorme mulher grávida esculpida em aço inoxidável, como aparência pixeada, surpreende você em um cruzamento em Praga. Convida a colocar a cabeça entre as pernas dela e, ao olhar o seu ventre, apreciar luzes e ouvir música.
Dlouha 12, Praga 1
K.
2014
A cabeça de Franz Kafka, com cerca de 10 metros de altura, é formada por 42 placas giratórias, de aço inoxidável, que transformam o rosto do famoso escritor tcheco a uma velocidade de seis rotações por minuto. É o mais recente trabalho de Černý, e a última etapa do nosso passeio ao longo dos passos do artista.
Centro Quadrio de Negócios, estação Národní Třída do Metrô, Praga 1
Em tempo: Aqueles que chegaram até aqui, acredito, podem ser considerados muito fãs de Černý. Então, se quiserem recuperar energia em um café relacionado ao artista, nossa dica é o Kavárna Mlýnská. É um lugar acolhedor, localizado na ilha de Kampa, e possui um bar que é uma das obras de arte de Černý. Além do que, não raro, o artista pode ser visto lá, em corpo e alma.