Comer como os tchecos: costumes, três vezes ao dia

Café da manhã, almoço e jantar como um verdadeiro tcheco,  seguindo os costumes locais e aplicando o conceito: ‘onde quer que vá, faça o que vê’.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Setembro 23, 2019

Pequeno-Almoço

Nos dias úteis, geralmente, no café da manhã os tchecos se servem de café, chá, leite ou chocolate quente, iogurte, cereais, pão doce, pão com manteiga, queijo ou patê com mel, geleia, presunto e queijo. Nos fins de semana, adicionam ovos mexidos ou estrelados. Frutas são mais apreciadas como lanche.

Exceto no centro histórico de Praga, não há muitos lugares que oferecem café da manhã completo. A maioria dos hotéis oferece um bufê completo e abundante, com imensa variedade de alimentos. Quanto maior a categoria do hotel, mais completo será o café da manhã.

Contudo, no centro de Praga há tendência crescente de surgimento de lugares com menu de café da manhã, incluindo pão doce feito na hora.

O pão doce mais comum saboreado pelos tchecos no café da manhã é o ‘kobliha’ (assemelha-se a uma rosquinha). É frito, recheado com geleia e polvilhado com açúcar de confeiteiro.

Almoço

O almoço geralmente consiste em sopa e prato principal. No entanto, como a comida tcheca é bastante forte e os pratos,  abundantes, não raro o almoço pode ter um único prato.

A sobremesa é servida no meio da tarde, e acompanha café ou chá.

Nos restaurantes e cafés, o cardápio do dia tem várias opções de sopas, pratos principais e sobremesas. O preço varia entre 10 e 20 euros, dependendo da localização e do nível do restaurante. 

Jantar

Geralmente é um prato único - por exemplo, um dos pratos principais servidos no almoço.

Ultimamente, no jantar, os tchecos vêm demostrando preferência por pratos mais leves, como saladas, sopas, frango ou peru.

Canais relacionados

04 Sabores y Recetas
Comer como os tchecos: costumes, três vezes ao dia

Café da manhã, almoço e jantar como um verdadeiro tcheco,  seguindo os costumes locais e aplicando o conceito: ‘onde quer que vá, faça o que vê’.

04 Sabores y Recetas
Aonde iniciar-se no mundo do vinho tcheco

Para os amantes da enogastronomia, um dos grandes prazeres de uma viagem a Tchéquia é, sem dúvida, a oportunidade de descobrir sua enorme variedade de vinhos. Para este objetivo, o ideal é visitar o sul da Morávia, aonde são produzidos mais de 96% dos vinhos tchecos.

04 Sabores y Recetas
Becherovka, a fonte mais saborosa de Karlovy Vary

A cidade de Karlovy Vary ficou famosa por suas fontes de água termal. Mas, mesmo sem o cheiro de ovo podre (as fontes não têm enxofre), o sabor da água é no mínimo discutível. Uma boa opção de bebida, e essa sem polêmica, é a Becherovka, o licor de ervas típico de Karlovy Vary e da Tchéquia por extensão.

04 Sabores y Recetas
Pacotes