Comer como os tchecos: costumes, três vezes ao dia

Café da manhã, almoço e jantar como um verdadeiro tcheco,  seguindo os costumes locais e aplicando o conceito: ‘onde quer que vá, faça o que vê’.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Setembro 23, 2019

Pequeno-Almoço

Nos dias úteis, geralmente, no café da manhã os tchecos se servem de café, chá, leite ou chocolate quente, iogurte, cereais, pão doce, pão com manteiga, queijo ou patê com mel, geleia, presunto e queijo. Nos fins de semana, adicionam ovos mexidos ou estrelados. Frutas são mais apreciadas como lanche.

Exceto no centro histórico de Praga, não há muitos lugares que oferecem café da manhã completo. A maioria dos hotéis oferece um bufê completo e abundante, com imensa variedade de alimentos. Quanto maior a categoria do hotel, mais completo será o café da manhã.

Contudo, no centro de Praga há tendência crescente de surgimento de lugares com menu de café da manhã, incluindo pão doce feito na hora.

O pão doce mais comum saboreado pelos tchecos no café da manhã é o ‘kobliha’ (assemelha-se a uma rosquinha). É frito, recheado com geleia e polvilhado com açúcar de confeiteiro.

Almoço

O almoço geralmente consiste em sopa e prato principal. No entanto, como a comida tcheca é bastante forte e os pratos,  abundantes, não raro o almoço pode ter um único prato.

A sobremesa é servida no meio da tarde, e acompanha café ou chá.

Nos restaurantes e cafés, o cardápio do dia tem várias opções de sopas, pratos principais e sobremesas. O preço varia entre 10 e 20 euros, dependendo da localização e do nível do restaurante. 

Jantar

Geralmente é um prato único - por exemplo, um dos pratos principais servidos no almoço.

Ultimamente, no jantar, os tchecos vêm demostrando preferência por pratos mais leves, como saladas, sopas, frango ou peru.

Canais relacionados

Sabores
História de duas bebidas com a mesma linguagem

Entre jarras e taças se avista o personagem tcheco, fazendo cena a cada brinde entre cervejas e vinhos. Dissemos vinho? Sim, e o fato é que a República Tcheca, além de paraíso para os cervejeiros, é país a ser descoberto quando o assunto é vinho.

Experiencia de viagem Sabores
Cinco rotas surpreendentes para conhecer Pilsen, sua cerveja e mais

Localizada a apenas uma hora de Praga e de Karlovy Vary, esta cidade que produz milhões de litros de cerveja por mês também é um destino cultural divertido para toda a família, com proposta arquitetônica interessante e vibrante cena alternativa para você descobrir em sua próxima visita à Tchéquia.

Dica de local Experiencia de viagem Sabores
Svatý Florian, joia da tradição cervejeira tcheca

Quem gosta de cerveja sabe que na República Tcheca esta bebida atinge o status de veneração, imersa a fundo na cultura e no cotidiano dos tchecos. Não é por acaso, portanto, que a Tchéquia seja o berço do estilo de cerveja mais popular do mundo, a Pilsen. O país é repleto de lugares com pequenas cervejarias que refletem a tradição cervejeira, a qual desperta admiração em quem tem a chance de conhecer. O contato com os pequenos produtores permite aprofundar nas raízes da cerveja no coração dos tchecos.

Sabores
Pacotes