Comer como os tchecos: costumes, três vezes ao dia

Café da manhã, almoço e jantar como um verdadeiro tcheco,  seguindo os costumes locais e aplicando o conceito: ‘onde quer que vá, faça o que vê’.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Setembro 23, 2019

Pequeno-Almoço

Nos dias úteis, geralmente, no café da manhã os tchecos se servem de café, chá, leite ou chocolate quente, iogurte, cereais, pão doce, pão com manteiga, queijo ou patê com mel, geleia, presunto e queijo. Nos fins de semana, adicionam ovos mexidos ou estrelados. Frutas são mais apreciadas como lanche.

Exceto no centro histórico de Praga, não há muitos lugares que oferecem café da manhã completo. A maioria dos hotéis oferece um bufê completo e abundante, com imensa variedade de alimentos. Quanto maior a categoria do hotel, mais completo será o café da manhã.

Contudo, no centro de Praga há tendência crescente de surgimento de lugares com menu de café da manhã, incluindo pão doce feito na hora.

O pão doce mais comum saboreado pelos tchecos no café da manhã é o ‘kobliha’ (assemelha-se a uma rosquinha). É frito, recheado com geleia e polvilhado com açúcar de confeiteiro.

Almoço

O almoço geralmente consiste em sopa e prato principal. No entanto, como a comida tcheca é bastante forte e os pratos,  abundantes, não raro o almoço pode ter um único prato.

A sobremesa é servida no meio da tarde, e acompanha café ou chá.

Nos restaurantes e cafés, o cardápio do dia tem várias opções de sopas, pratos principais e sobremesas. O preço varia entre 10 e 20 euros, dependendo da localização e do nível do restaurante. 

Jantar

Geralmente é um prato único - por exemplo, um dos pratos principais servidos no almoço.

Ultimamente, no jantar, os tchecos vêm demostrando preferência por pratos mais leves, como saladas, sopas, frango ou peru.

Canais relacionados

Sabores
Do bistrô à cerveja, passando pela alta gastronomia tcheca

Livre de complexos e fiel aos seus sabores tradicionais e produtos locais, a República Tcheca soube dar forma a ampla  oferta gastronômica na qual coexistem cervejarias, bistrôs, bares de vinho e restaurantes de alta cozinha, abrindo leque de possibilidades para desfrutar da mesa em qualquer parte do país.

Sabores Sabores
Pilsner Urquell: 100 minutos no berço da cerveja estilo Pilsen

A cerveja mais popular do mundo é a lager loira estilo pilsner, inventada por Josef Groll em 1842 e ainda hoje produzida na planta industrial da cervejaria Pilsner Urquell. Portanto, qualquer visita à cidade tcheca de Pilsen será incompleta, a menos que se programe uma visita à fábrica pioneira.

Experiencia de viagem Sabores
Adam Gajdoš: Pilsen necessitava um pouco de cafeína

A mais famosa cidade da cerveja tem também excelente café. É servido em uma pequena cafeteria comandada por Zdeněk e Adam Gajdoš – pai e filho. O Pappa Coffe tem ares hipsters, e é localizado junto à entrada do Museu da Cerveja. Enquanto saboreamos um expresso tonic, Adam nos revela  quais são os lugares imperdíveis em Pilsen, na opinião de um morador.

Dica de local Sabores
Pacotes