Cinco motivos para visitar Olomouc

A capital espiritual da Morávia tem uma ligação profunda com igrejas. Mas também tem várias surpresas mundanas. Veja cinco motivos para ir a Olomouc e descubra que vale a visita.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Fevereiro 11, 2022

Olomouc é uma das principais cidades da região tcheca da Morávia. Era capital do arcebispado, o que garantiu desenvolvimento e diversos monumentos. Veja alguns deles, assim como outras atrações.

Fontes e colunas

A praça principal de Olomouc – na verdade são duas, contíguas – guarda um conjunto de fontes barrocas e modernas, e um patrimônio da humanidade da Unesco, a Coluna da Santíssima Trindade. Talvez a maior expressão do catolicismo no país. Sua altura é de impressionantes 35 metros, o tamanho de um edifício de 12 andares.


Queijo com sabor e odor

A gastronomia local inclui um queijo famoso por seu odor forte e sabor característico. Chamado de Olomoucké tvarůžky, a iguaria é produzida na vizinha Lostice, mas consumida nos restaurantes locais. Ou confeitarias, já que é comum fazerem doces e até sorvetes com o queijo.

Igrejinhas , catedral e órgãos

A relação estreita com o catolicismo fez com que várias igrejas surgissem na cidade, geralmente em estilo barroco. Mas a principal delas, a Catedral de São Venceslau, mantém seu estilo gótico clássico, e seu impressionante órgão, um dos muitos que se espalham na cidade. Tanto que há um festival anual desse instrumento, em setembro.


Relógio astronômico comunista

Muitas cidades têm relógios astronômicos. Mas só Olomouc tem um com decoração socialista. Após ser danificado durante a Segunda Guerra, o relógio foi reconstruído à luz da ideologia socialista e os santos originais foram substituídos por membros da classe trabalhadora.  Incomum, certamente.  Mas sem dúvida original.

Centro espiritual e santuário animal

Não longe do centro de Olomouc fica um dos centros de peregrinação mais importantes do país, conhecido como a Colina Santa. Lá, uma igreja marca o local de uma aparição da Virgem Maria. E, ao lado desta atração, o Zoológico de Olomouc guarda centenas de espécies animais, em um santuário natural.

Canais relacionados

Itinerários
Cinco motivos para visitar Brno

A segunda maior cidade da Tchéquia é tudo, menos convencional. Atrações insólitas, noites ferventes e um senso de humor peculiar esperam você em Brno.

Itinerários
Cinco lugares para dançar em Praga, na República Tcheca

Além de ser capital da República Tcheca, Praga também é capital da Boêmia – e da boemia. Então, anote cinco lugares para dançar na cidade.

Dica de local Experiencia de viagem Itinerários
Cinco fotos clássicas de cidades na República Tcheca

Ok, ok, cartões postais estão em baixa, solapados pelo Instagram... Mas aquelas fotos clássicas de destinos continuam valendo, mesmo que você não vá selar a cartolina. Veja cinco postais clássico da República Tcheca.

Arquitetura Itinerários
Pacotes