Cinco motivos para visitar Olomouc

A capital espiritual da Morávia tem uma ligação profunda com igrejas. Mas também tem várias surpresas mundanas. Veja cinco motivos para ir a Olomouc e descubra que vale a visita.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Fevereiro 11, 2022

Olomouc é uma das principais cidades da região tcheca da Morávia. Era capital do arcebispado, o que garantiu desenvolvimento e diversos monumentos. Veja alguns deles, assim como outras atrações.

Fontes e colunas

A praça principal de Olomouc – na verdade são duas, contíguas – guarda um conjunto de fontes barrocas e modernas, e um patrimônio da humanidade da Unesco, a Coluna da Santíssima Trindade. Talvez a maior expressão do catolicismo no país. Sua altura é de impressionantes 35 metros, o tamanho de um edifício de 12 andares.


Queijo com sabor e odor

A gastronomia local inclui um queijo famoso por seu odor forte e sabor característico. Chamado de Olomoucké tvarůžky, a iguaria é produzida na vizinha Lostice, mas consumida nos restaurantes locais. Ou confeitarias, já que é comum fazerem doces e até sorvetes com o queijo.

Igrejinhas , catedral e órgãos

A relação estreita com o catolicismo fez com que várias igrejas surgissem na cidade, geralmente em estilo barroco. Mas a principal delas, a Catedral de São Venceslau, mantém seu estilo gótico clássico, e seu impressionante órgão, um dos muitos que se espalham na cidade. Tanto que há um festival anual desse instrumento, em setembro.


Relógio astronômico comunista

Muitas cidades têm relógios astronômicos. Mas só Olomouc tem um com decoração socialista. Após ser danificado durante a Segunda Guerra, o relógio foi reconstruído à luz da ideologia socialista e os santos originais foram substituídos por membros da classe trabalhadora.  Incomum, certamente.  Mas sem dúvida original.

Centro espiritual e santuário animal

Não longe do centro de Olomouc fica um dos centros de peregrinação mais importantes do país, conhecido como a Colina Santa. Lá, uma igreja marca o local de uma aparição da Virgem Maria. E, ao lado desta atração, o Zoológico de Olomouc guarda centenas de espécies animais, em um santuário natural.

Cinco motivos para visitar Český Krumlov

Com uma beleza imensa, condensada em uma pequena área, Český Krumlov é parada obrigatória se você está na Boêmia do Sul. Descubra por que nessa breve – mas poderosa – lista.

Arquitetura Aventura Castelos e Palácios Dica de local Experiencia de viagem Patrimônios
10 sugestões para tornar inesquecível sua viagem a Praga, na República Tcheca

Se você é daqueles que escrevem lista de compras, planejam por horas o trabalho e gostam de organizar a mala com antecedência, apreciará incluir nossas sugestões na sua lista de “coisas para fazer em Praga”. Em três ou quatro dias na capital tcheca haverá tempo para todos os sugeridos (e sem estresse).

Arquitetura Arte Café literário Castelos e Palácios Dica de local Patrimônios Sabores
Villa Tugendhat de Mies van der Rohe e outras joias de Brno

Villa Tugendhat é daqueles marcos que sempre aparecem nos tratados de arquitetura como grande exemplo do funcionalismo, e presença frequente na seleção das melhores obras do conhecido arquiteto e designer industrial Ludwig Mies van der Rohe. No entanto, é raro ler sobre a fascinante história dos seus proprietários, abordada neste artigo, assim como a Villa Tugendhat e outras visitas interessantes em Brno.

Arquitetura
Pacotes