Cinco motivos para visitar Brno
A segunda maior cidade da Tchéquia é tudo, menos convencional. Atrações insólitas, noites ferventes e um senso de humor peculiar esperam você em Brno.
Por: Luiz Fernando Destro
Publicado: Fevereiro 25, 2022
Se você nunca ouviu falar de Brno, precisa se reciclar. A capital da região da Morávia é uma festa para os turistas. Veja cinco motivos para acreditar nisso e passar uns dias por lá.
Baladas para todas as tribos
Brno é uma cidade que tem atrações noturnas de todos os tipos. Clubes, bares, cafés, teatros e todo tipo de programa para se fazer depois do pôr-do-sol. Isso porque na cidade convivem três espécies terrivelmente baladeiras: os estudantes das universidades locais, os jovens empregados nas muitas empresas de tecnologia e os visitantes das inúmeras feiras que acontecem na cidade.
Irreverência monumental
Brno tem seus monumentos, mas até eles acompanham o senso de humor peculiar da cidade. A catedral toca doze badaladas às onze horas; a prefeitura tem um “dragão” empalhado; e o relógio astronômico parece qualquer coisa, menos um relógio astronômico. Tudo parte desse alegre deboche que a cidade oferece, e que se espalha pelas ruas e pelos seus habitantes.
Estátuas que mexem com você
Há várias estátuas espalhadas nas ruas de Brno. Algumas clássicas, como era de se esperar em uma cidade da Europa central; outras modernas, e com alguma pimenta aqui e ali – como anjinho mostrando o bumbum, supostamente para uma igreja rival. Dá para fazer um circuito só seguindo as estátuas – as novas e as velhas – e suas histórias.
Ossos & arte
Uma das atrações mais novas da cidade é um ossuário ao lado da Igreja de São Tiago. Durante escavações, foi descoberto um antigo cemitério e o local foi remodelado para receber uma exposição que mistura som, luzes e os restos mortais de centenas de pessoas. Lúgubre ou bonito, você decide.
Foto: Super Panda Circus
Lugares incomuns
O que dizer de um bar que se esconde, no qual você só chega nele se alguém te disser como? Ou um hotel feito em um antigo banco, cujo spa está literalmente dentro do cofre? Ou um antigo bunker nuclear transformado em hostel? Tudo isso é a cara de Brno – mas não é tudo. Os lugares bizarros amam a cidade, e vice-versa.