Cinco motivos para visitar Brno

A segunda maior cidade da Tchéquia é tudo, menos convencional. Atrações insólitas, noites ferventes e um senso de humor peculiar esperam você em Brno.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Fevereiro 25, 2022

Se você nunca ouviu falar de Brno, precisa se reciclar. A capital da região da Morávia é uma festa para os turistas. Veja cinco motivos para acreditar nisso e passar uns dias por lá.

Baladas para todas as tribos

Brno é uma cidade que tem atrações noturnas de todos os tipos. Clubes, bares, cafés, teatros e todo tipo de programa para se fazer depois do pôr-do-sol. Isso porque na cidade convivem três espécies terrivelmente baladeiras: os estudantes das universidades locais, os jovens empregados nas muitas empresas de tecnologia e os visitantes das inúmeras feiras que acontecem na cidade.

Irreverência monumental

Brno tem seus monumentos, mas até eles acompanham o senso de humor peculiar da cidade. A catedral toca doze badaladas às onze horas; a prefeitura tem um “dragão” empalhado; e o relógio astronômico parece qualquer coisa, menos um relógio astronômico. Tudo parte desse alegre deboche que a cidade oferece, e que se espalha pelas ruas e pelos seus habitantes.

Estátuas que mexem com você

Há várias estátuas espalhadas nas ruas de Brno. Algumas clássicas, como era de se esperar em uma cidade da Europa central; outras modernas, e com alguma pimenta aqui e ali – como anjinho mostrando o bumbum, supostamente para uma igreja rival. Dá para fazer um circuito só seguindo as estátuas – as novas e as velhas – e suas histórias.

Ossos & arte

Uma das atrações mais novas da cidade é um ossuário ao lado da Igreja de São Tiago. Durante escavações, foi descoberto um antigo cemitério e o local foi remodelado para receber uma exposição que mistura som, luzes e os restos mortais de centenas de pessoas. Lúgubre ou bonito, você decide.

Foto: Super Panda Circus

Lugares incomuns

O que dizer de um bar que se esconde, no qual você só chega nele se alguém te disser como? Ou um hotel feito em um antigo banco, cujo spa está literalmente dentro do cofre? Ou um antigo bunker nuclear transformado em hostel? Tudo isso é a cara de Brno – mas não é tudo. Os lugares bizarros amam a cidade, e vice-versa.

Canais relacionados

Itinerários
Cidades tchecas aonde as moldavitas moram há mais de 14 milhões de anos

Nem ET, nem cristal, nem pedra. A moldavita é... moldavita, viajante sideral que veio a bordo de um meteorito para ‘fixar residência’ em estreita faixa que fica entre as cidades de České Budějovice, Český Krumlov e Třeboň. Nessa faixa estão 99% das moldavitas de todo o planeta.

Castelos e Palácios Cultura Itinerários Natureza
Cinco fotos clássicas de cidades na República Tcheca

Ok, ok, cartões postais estão em baixa, solapados pelo Instagram... Mas aquelas fotos clássicas de destinos continuam valendo, mesmo que você não vá selar a cartolina. Veja cinco postais clássico da República Tcheca.

Arquitetura Itinerários
Guia básico - O que ver em Karlovy Vary

Os dez recantos mais bonitos da cidade termal de Karlovy Vary, na República Tcheca, para conhecer na próxima viagem, enquanto saboreia a água de suas fontes medicinais. Anote saudáveis recomendações.

Cultura Cultura Experiencia de viagem Itinerários Patrimônios
Pacotes