Cinco mirantes para ver Praga, na República Tcheca

Chamada de “Cidade das Cem Torres”, Praga, capital da República Tcheca, fica linda vista do alto. Selecionamos aqui cinco mirantes em que valem a pena subir.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Março 22, 2021

Petrín

O parque ao lado do Castelo de Praga, chamado Petrín, abriga uma miniatura de torre Eiffel rodeada de lindas vistas. De lá, dá para ver Malá Strana, logo abaixo, o rio, as pontes e toda Cidade Velha na outra margem. A vista que se tem a partir do Castelo de Praga, que fica ao lado, é quase tão boa.  Mas em Petrín dá para ver, inclusive, o Castelo!

Dica: Há um funicular que sobe o morro do parque. Vale a pena para quem prefere perder o fôlego só com a vista.

Zízkov

Do lado oposto a Petrín, do outro lado do rio e da cidade, está a torre de TV de Zízkov, carinhosamente chamada de ‘a construção mais feia de Praga’. Erguida nos anos 70, tem aquele ar socialista, mas no seu topo há um observatório 360º, com vista para partes da cidade que muitos sequer conhecem. E outras que todos conhecem muito bem.

Dica: A torre de Zízkov possui um hotel que tem exatamente UM quarto.

Torre da Prefeitura da Cidade Velha

A torre onde está o famoso Relógio Astronômico de Praga é também um mirante. Dá para subir em seu cume, em um acesso com elevador, uma raridade em torres medievais. Por estar no centro da cidade, as vistas permitem ver vários ícones da República Tcheca por um ângulo diferente.

Dica: No fim da tarde a torre oferece uma vista incrível do pôr do sol atrás do Castelo.

 

Vysehrad

Pouca gente sabe, mas Praga não nasceu onde está o Castelo, mas sim em Vysehrad, um pouco mais para baixo do rio. A localização alta era estratégica para defesa, e hoje é estratégica para a vista que permite do rio, das pontes e do próprio Castelo de Praga.

Dica: Vysehrad é também um parque lindo. Reserve um tempo para desfrutá-lo.

 

Vítkov

Se você acha que já viu tudo de Praga... pense de novo. O moderno bairro de Karlín oferece uma pegada descolada, mais ao estilo de Berlim. E, em seu coração está o morro Vtkov, com seu imponente monumento e vistas de um outro lado da capital da República Tcheca, não menos lindo.

Visita ao Museu Becherovka, a casa do misterioso elixir de Karlovy Vary

A cidade de Karlovy Vary tem muitas atrações além do glamoroso Festival de Cinema. Uma delas é, sem dúvida, a visita ao museu do famoso licor de ervas Becherovka, verdadeira experiência interativa que o convida a colocar em prática todos os seus sentidos.

Dica de local Sabores
A Praça Venceslau, em Praga. Onde as coisas acontecem.

Conheça um pouco mais de um dos lugares mais emblemáticos da capital tcheca.

Dica de local
Ricardo Saavedra: viajar, escalar, correr e promover Praga

Quando Ricardo estudava o seu mestrado na Escócia, uma garota tcheca o conquistou. Ele não mais a deixou – o que mudou foram os locais de residência. Primeiro, os Estados Unidos; depois, o México e, finalmente, Praga, onde vive há 12 anos. Hoje, dirige uma agência de viagens (“sou mexicano que promove Praga”, diz) e, nas horas vagas, Ricardo pratica escalada, natação e corrida. Aqui ele revela os segredos da capital da República Tcheca.

Dica de local
Pacotes