Cinco lugares modernos e descolados em Praga, na República Tcheca
Praga, assim como toda a República Tcheca, é cheia de história secular. Mas nem por isso carece de lugares modernos, como mostram estes cinco que selecionamos.
Por: Luiz Fernando Destro
Publicado: Abril 12, 2021
Karlín
O bairro mais modernoso de Praga tem sido cada vez mais procurado pelos descolados do mundo todo. Outrora um antigo distrito industrial deteriorado, o bairro renasceu depois da grande enchente de 2002 que, no final, foi o impulso necessário para renovar tudo. Hoje, é lar das empresas da nova economia e de uma miríade de bares e restaurantes com propostas inovadoras.
Holasovice
Talvez este bairro seja a maior concentração de edifícios incomuns de Praga. O mais simbólico é a Galeria DOX, com seu enorme zepelim de madeira atravessando o telhado. Mas não ficam atrás o La Fabrika ou o Jatka 78 – literalmente Matadouro 78, em referência a antiga função do prédio, mas que hoje abriga um espaço – café – galeria multifuncional, voltado para dança, circo, teatro e espetáculos não verbais. Descolado o bastante para você?
Smíchov
Outro antigo bairro industrial revitalizado, Smíchov mistura casas históricas com edifícios de aço e vidro. Mas do passado industrial permanece a fábrica de cerveja Staropramen, a maior da cidade, e que pode ser visitada em tours com degustação – é claro.
Zízkov
O bairro que abriga a torre de TV e seu mirante tem outras atrações, como a praça Jiřího z Poděbrad, onde está a Igreja do Sagrado Coração de Nosso Senhor, em um estilo arquitetônico incomum. Zizkov também é o nome de um parque muito agradável e talvez por isso o bairro vem recebendo a cada dia mais novos moradores estrangeiros,.
Dejvice
Este bairro na região norte de Praga abriga estruturas interessantes, entre elas a Biblioteca Técnica Nacional (Národní technická knihovna), um edifício de vidro, quadrado, com arestas arredondadas. O prédio faz parte do campus das escolas técnicas, e oferece espaço de estudos para alunos e não alunos.