Cinco lugares dignos de Halloween na Tchéquia

A Tchéquia é lotada de atrações lindas e vibrantes. Mas também tem seu lado sombrio – e isso é mais uma atração! Descubra cinco lugares assombrosos para ir em 31 de outubro, ou em qualquer outra data.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Outubro 19, 2023

Se você gosta dos arrepios típicos da época de Halloween, pode incluir a Tchéquia em seu roteiro. O país tem atrações assustadoramente interessantes, e aqui relacionamos cinco delas. Para ir no Halloween. Ou na Páscoa. Ou no Natal. Ou quando puder.

A Capela de Ossos de Sedlec

A apenas meia hora de Praga está a cidade medieval de Kutná Hora, e suas muitas belezas, como a Catedral de Santa Bárbara. E junto a Kutná Hora está o distrito de Sedlec, que abriga uma singela capela barroca decorada com... 40.000 ossadas humanas. Fruto do trabalho de um frade local, a Capela de Ossos é – acredite – um monumento à vida e à sua finitude. Detalhe importante – o edifício está localizado no meio de um cemitério...


O Bunker Z-10 de Brno


Num passado não tão distante, a ameaça de ataques nucleares era real. Em Brno, segunda maior cidade tcheca, os líderes locais construíram um bunker para se protegerem dessa casualidade. Hoje, o Bunker Z-10 pode ser visitado, com uma mostra de suas funcionalidades subterrâneas, com móveis e equipamentos de época. Em tempo: no local hoje funciona um hostel. Mas não peça um quarto com vista. Não haverá.

Os múltiplos fantasmas de Cesky Krumlov

Uma cidade com ares medievais-renascentistas. Um castelo. Trezentas casas históricas distribuídas em ruelas de paralelepípedo. Eis o cenário perfeito para não uma nem duas, mas literalmente dezenas de histórias de fantasmas. O lugar é Cesky Krumlov, na Boêmia do Sul, e as assombrações são mais um motivo de orgulho local. Escolha entre a Dama de Branco, a Filha do Açougueiro, o Príncipe Louco, o Organista Fantasma... há uma grande variedade de moradores ilustres e imateriais.


A Torre Daliborka

Sem sair de Praga já dá para ter um gostinho do arrepiante mundo medieval. No próprio Castelo de Praga (que é imenso), há uma antiga torre da fortificação, chamada Daliborka. Nos tempos pretéritos ela servia de masmorra e centro de “convencimento” de prisioneiros. Além de visitar o ambiente sombrio, no local há uma exposição dos antigos artefatos – nenhum mais em uso, pelo que se sabe.

A igreja dos fantasmas em Lukova

Imagine chegar a uma singela igrejinha do interior e, ao entrar para ver a missa, perceber que terá que dividir os bancos com... fantasmas! Pois esse templo existe, e está em Lukova, na região de Karlovy Vary. As figuras etéreas foram colocadas ali por um artista local, como parte de um trabalho da universidade. Deu tão certo que a comunidade quis manter. De quebra, não precisam se preocupar em arrumar as paredes descascadas da igreja porque, afinal, dá um charme a mais na arrepiante atração.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Uma cidade para cada Parque Nacional

Com área territorial de apenas 79 mil km2 (a área do Estado de São Paulo é de 284 mil km2), a República Tcheca possui várias reservas naturais, muitas delas protegidas e, em especial, quatro parques nacionais. Ai redor deles, é fácil encontrar cidadezinhas e vilas encantadoras, próximo a destinos turísticos, e com boa logística em acomodações, restaurantes e mais.

Experiencia de viagem Natureza
8 maratonas para agendar neste 2020

Adora correr, e de quebra conhecer o planeta? Correr uma das maratonas da Tchéquia vai agregar a esta equação ruas com muita história, cidades com cenários únicos, Patrimônios da Humanidade da Unesco e muita, muita beleza.

Experiencia de viagem
Guia básico - o que ver em Brno

A segunda maior cidade da República Tcheca irá surpreendê-lo com dez lugares curiosos, o  seu ambiente estudantil e o seu senso de humor.

Dica de local Experiencia de viagem
Pacotes