Cinco lugares de turismo religioso católico no Destino Tchéquia

A história das religiões judaico-cristãs passa pela República Tcheca, em vários locais. Nesse artigo, apontamos cinco lugares de destaque conectados com a religião católica.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Outubro 11, 2022

Entre idas e vindas de católicos e protestantes, entremeados pela contribuição expressiva do povo judeu, diversos monumentos da República Tcheca estão conectados com a religião. É até difícil reduzir a apenas cinco – e para conseguir, é preciso reduzir a uma fé apenas, a católica (mas não se preocupe, faremos outros posts para o protestantismo e o judaísmo).

O Menino Jesus de Praga

Dentre todos os símbolos católicos do país, o Menino Jesus de Praga é certamente o mais famoso. Esta pequena estátua de cerca de trinta centímetros está abrigada na igreja de Nossa Senhora da Vitória, em Malá Strana, e recebe milhares de visitantes todos os meses. Segundo a lenda, a imagem, mesmo sendo feita de cera, sobreviveu a um incêndio durante a Guerra dos 30 Anos.

A Igreja de São João Nepomuceno em Zelená Hora

Se há um santo tipicamente tcheco, é São João Nepomuceno que, supostamente, foi torturado e morto por proteger o sacramento da confissão da rainha. No local onde foi jogado ao rio, surgiram cinco estrelas, que passaram a ser associadas ao santo. Há várias igrejas consagradas a ele, mas essa em Zelená Hora é peculiar: possui cinco pontas, cinco portas, cinco altares.

O museu da arquidiocese em Olomouc

Talvez a cidade mais católica da Tchéquia seja Olomouc, sede do arcebispado da Morávia. A cidade possui inúmeras igrejas, a imponente coluna da Santíssima Trindade, mas é no Museu Arquidiocesano que se pode ver inúmeras peças de arte sacra de inestimável valor. Fica bem ao lado da catedral de São Venceslau.

A capela de São Sebastião na Colina Santa em Mikulov

Na Morávia do Sul, perto da fronteira com a Áustria, está a charmosa Mikulov, com seu castelo e centro histórico. A partir de lá, pode-se caminhar até a monte vizinho, a Colina Santa, onde uma pequena capela aguarda os peregrinos. De brinde, ganham uma linda vista do vale e da cidade ao lado.

A Igreja de Santa Bárbara, em Kutná Hora

Construída na Idade Média, quando a cidade prosperava com suas minas de prata, a Igreja de Santa Bárbara é uma joia arquitetônica preservada como patrimônio da UNESCO. Seu estilo único e sua localização em meio a edifícios históricos faz dela uma visita tão obrigatória quanto a da famosa capela de ossos de Sedlec, localizada a poucos quilômetros dali.

Canais relacionados

Arquitetura Cultura
Cinco lugares de turismo religioso judaico no Destino Tchéquia

A história do judaísmo na Europa passa pela República Tcheca. Não só em Praga, mas também em outros locais. Descubra cinco deles nesse artigo.

Arquitetura Cultura
Cinco castelos para hospedar você na República Tcheca

Com preços de estadia para todos os bolsos, vários castelos da República Tcheca aceitam hóspedes. A seguir, cinco deles. 

Arquitetura Bem estar Castelos e Palácios Experiencia de viagem Luxo Patrimônios
Guia básico - O que ver em Karlovy Vary

Os dez recantos mais bonitos da cidade termal de Karlovy Vary, na República Tcheca, para conhecer na próxima viagem, enquanto saboreia a água de suas fontes medicinais. Anote saudáveis recomendações.

Arquitetura Cultura Dica de local Experiencia de viagem Luxo Natureza Patrimônios
Pacotes