Cinco lugares de turismo religioso católico no Destino Tchéquia

A história das religiões judaico-cristãs passa pela República Tcheca, em vários locais. Nesse artigo, apontamos cinco lugares de destaque conectados com a religião católica.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Outubro 11, 2022

Entre idas e vindas de católicos e protestantes, entremeados pela contribuição expressiva do povo judeu, diversos monumentos da República Tcheca estão conectados com a religião. É até difícil reduzir a apenas cinco – e para conseguir, é preciso reduzir a uma fé apenas, a católica (mas não se preocupe, faremos outros posts para o protestantismo e o judaísmo).

O Menino Jesus de Praga

Dentre todos os símbolos católicos do país, o Menino Jesus de Praga é certamente o mais famoso. Esta pequena estátua de cerca de trinta centímetros está abrigada na igreja de Nossa Senhora da Vitória, em Malá Strana, e recebe milhares de visitantes todos os meses. Segundo a lenda, a imagem, mesmo sendo feita de cera, sobreviveu a um incêndio durante a Guerra dos 30 Anos.

A Igreja de São João Nepomuceno em Zelená Hora

Se há um santo tipicamente tcheco, é São João Nepomuceno que, supostamente, foi torturado e morto por proteger o sacramento da confissão da rainha. No local onde foi jogado ao rio, surgiram cinco estrelas, que passaram a ser associadas ao santo. Há várias igrejas consagradas a ele, mas essa em Zelená Hora é peculiar: possui cinco pontas, cinco portas, cinco altares.

O museu da arquidiocese em Olomouc

Talvez a cidade mais católica da Tchéquia seja Olomouc, sede do arcebispado da Morávia. A cidade possui inúmeras igrejas, a imponente coluna da Santíssima Trindade, mas é no Museu Arquidiocesano que se pode ver inúmeras peças de arte sacra de inestimável valor. Fica bem ao lado da catedral de São Venceslau.

A capela de São Sebastião na Colina Santa em Mikulov

Na Morávia do Sul, perto da fronteira com a Áustria, está a charmosa Mikulov, com seu castelo e centro histórico. A partir de lá, pode-se caminhar até a monte vizinho, a Colina Santa, onde uma pequena capela aguarda os peregrinos. De brinde, ganham uma linda vista do vale e da cidade ao lado.

A Igreja de Santa Bárbara, em Kutná Hora

Construída na Idade Média, quando a cidade prosperava com suas minas de prata, a Igreja de Santa Bárbara é uma joia arquitetônica preservada como patrimônio da UNESCO. Seu estilo único e sua localização em meio a edifícios históricos faz dela uma visita tão obrigatória quanto a da famosa capela de ossos de Sedlec, localizada a poucos quilômetros dali.

Canais relacionados

Arquitetura Cultura
Guia básico - o que ver em Olomouc

O inegável encanto barroco da cidade de Olomouc é retratado por dez lugares que, por certo, você deve visitar.

Arquitetura Arte Aventura Castelos e Palácios Cultura Dica de local Patrimônios
Em Praga, luxo e austeridade em duas casas funcionalistas

As vilas Müller e Rothmayer são dois excelentes exemplos da arquitetura funcionalista. Sem dúvida, elas são baseadas em ideias muito diferentes. A primeira, na excelência das matérias primas, sem a preocupação com gastos; e a segunda, na reciclagem e na economia. Ambas são abertas à visitação.

Arquitetura Cultura Experiencia de viagem
Os lindos segredos da Passagem Lucerna, em Praga

Em Praga, a Cidade Nova é repleta de passagens que conectam edifícios e levam de uma rua a outra, em percurso repleto de lojinhas, cafés, ofertas culturais. O conjunto da Galeria Lucerna é considerado um dos mais interessantes. Descubra por quê.

Arquitetura Arte Cultura Experiencia de viagem
Pacotes