Cinco lugares de turismo religioso católico no Destino Tchéquia
A história das religiões judaico-cristãs passa pela República Tcheca, em vários locais. Nesse artigo, apontamos cinco lugares de destaque conectados com a religião católica.
Por: Luiz Fernando Destro
Publicado: Outubro 11, 2022
Entre idas e vindas de católicos e protestantes, entremeados pela contribuição expressiva do povo judeu, diversos monumentos da República Tcheca estão conectados com a religião. É até difícil reduzir a apenas cinco – e para conseguir, é preciso reduzir a uma fé apenas, a católica (mas não se preocupe, faremos outros posts para o protestantismo e o judaísmo).
O Menino Jesus de Praga
Dentre todos os símbolos católicos do país, o Menino Jesus de Praga é certamente o mais famoso. Esta pequena estátua de cerca de trinta centímetros está abrigada na igreja de Nossa Senhora da Vitória, em Malá Strana, e recebe milhares de visitantes todos os meses. Segundo a lenda, a imagem, mesmo sendo feita de cera, sobreviveu a um incêndio durante a Guerra dos 30 Anos.
A Igreja de São João Nepomuceno em Zelená Hora
Se há um santo tipicamente tcheco, é São João Nepomuceno que, supostamente, foi torturado e morto por proteger o sacramento da confissão da rainha. No local onde foi jogado ao rio, surgiram cinco estrelas, que passaram a ser associadas ao santo. Há várias igrejas consagradas a ele, mas essa em Zelená Hora é peculiar: possui cinco pontas, cinco portas, cinco altares.
O museu da arquidiocese em Olomouc
Talvez a cidade mais católica da Tchéquia seja Olomouc, sede do arcebispado da Morávia. A cidade possui inúmeras igrejas, a imponente coluna da Santíssima Trindade, mas é no Museu Arquidiocesano que se pode ver inúmeras peças de arte sacra de inestimável valor. Fica bem ao lado da catedral de São Venceslau.
A capela de São Sebastião na Colina Santa em Mikulov
Na Morávia do Sul, perto da fronteira com a Áustria, está a charmosa Mikulov, com seu castelo e centro histórico. A partir de lá, pode-se caminhar até a monte vizinho, a Colina Santa, onde uma pequena capela aguarda os peregrinos. De brinde, ganham uma linda vista do vale e da cidade ao lado.
A Igreja de Santa Bárbara, em Kutná Hora
Construída na Idade Média, quando a cidade prosperava com suas minas de prata, a Igreja de Santa Bárbara é uma joia arquitetônica preservada como patrimônio da UNESCO. Seu estilo único e sua localização em meio a edifícios históricos faz dela uma visita tão obrigatória quanto a da famosa capela de ossos de Sedlec, localizada a poucos quilômetros dali.